Topo

Cristais pela casa: conheça as melhores pedras para ter em cada cômodo

Cristais ajudam a equilibrar as energias dos ambientes - iStock
Cristais ajudam a equilibrar as energias dos ambientes Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

04/02/2021 04h00

Energeticamente poderosos, cristais são pedras que purificam ambientes, fortalecem a energia positiva e afastam o fluxo negativo. Por isso, são bastante indicados para residências. Entretanto, há os que se mostram mais eficazes em cada cômodo, considerando as características próprias dos ambientes.

Além do mais, o uso das pedras depende de seus propósitos: enquanto o quartzo rosa estimula o amor entre os moradores de um imóvel, o cristal branco promove harmonia e o citrino é ótimo para energizar o setor da prosperidade.

A seguir, com ajuda de Kélida, mística e espiritualista; e Lâmia Thalassa, terapeuta holística do Astrocentro, listamos os cristais mais adequados para cada aposento da casa.

Entrada e área externa

A área de acesso à casa pode acomodar uma pirita (atrai prosperidade), uma turmalina negra (afasta qualquer tipo de energia negativa), uma ágata (protege o imóvel contra roubos e atrai riqueza) e um citrino (desperta a autoconfiança dos moradores).

Sala de estar e de TV

Por serem ambientes de convivência social, o quartzo azul é bastante indicado, já que promove a boa comunicação. Por outro lado, o quartzo verde garante o equilíbrio e, ao mesmo tempo, ânimo.

Escritório ou home office

Justamente por estimular a comunicação, o quartzo azul também é bom no canto do trabalho (assim como no espaço de estudos). A hematita instiga o equilíbrio na vida profissional e o citrino estimula a autoconfiança, coragem e força de vontade para alcançar metas. A sodalita também é bem-vinda, pois melhora a intuição.

Quarto de casal

Para combater a insônia, a ametista é a mais recomendada. Se o foco é o amor, o quartzo rosa não pode faltar. O quartzo transparente dá disposição e a água-marinha traz calma e controla a ansiedade, ao passo que o quartzo verde é importante para garantir saúde.

Quarto dos filhos

Água-marinha e dolomita acalmam e levam a um bom sono. A turmalina bruta ajuda no desenvolvimento da criatividade e da inteligência. Se a criança for muito agitada, manter uma ametista no cômodo é ótimo: a pedra age como calmante para o ambiente, trazendo tranquilidade, serenidade e ajudando no relax. Se o filho for mais tranquilo, a pedra granada é capaz de dar mais vigor, vivacidade e energia para brincar.

Cozinha

Amazonita e o quartzo verde promovem o equilíbrio harmônico no cômodo. A calcita laranja, por sua vez, mantém a qualidade e os nutrientes dos alimentos e o quartzo branco faz a própria reciclagem para o ambiente em si, ajudando a purificá-lo.

Banheiro

O citrino é o cristal ideal para o banheiro, pois traz leveza e ilumina o ambiente. O quartzo rosa também é bom, pois impulsiona a energia do autocuidado. Já a selenita é um cristal de purificação e limpeza, perfeito para o ambiente.

Em toda a casa

A ágata é bem-vinda em qualquer cômodo, uma vez que promove limpeza energética. Vale manter várias pedras pela moradia.

Como limpar o cristal

Não basta ter as pedras em casa e deixá-las agira. É que elas precisam de limpeza física e, também, energética com certa frequência. O processo deve ser feito logo após a compra dos cristais e repetido de tempos em tempos - quando sentir necessidade, uma vez por mês ou por trimestre, seguindo a intuição.

Para tanto, lave-os bastante, em água corrente e, se desejar, enterre-os em vaso de plantas ou no quintal por, pelo menos, 48 horas. Outra forma é lavá-los na água da chuva ou, ainda, deixá-los ao sol por 3 dias ou mais.