Topo

Pad thai: receita fácil une prato típico tailandês a sabores de Minas

Mais Brasil com Zeca
1 | 25

De Nossa

12/11/2020 20h01

No programa Brasil com Zeca, o apresentador Zeca Camargo revisitou a culinária de um de seus países preferidos: a Tailândia. Ele recebeu o chef Ricardo Martins, do restaurante UaiThai, de Tiradentes, Minas Gerais, para aprender à distância a receita de pad thai.

"Qualquer esquina de Bangkok, capital da Tailândia, tem uma banquinha de pad thai, é um dos pratos mais típicos do país", diz Martins. Apaixonado por essa gastronomia, ele adaptou a tradição culinária oriental com elementos de seu bom "mineirês".

Um bom exemplo é o pad thai que Zeca Camargo e o chef prepararam juntos durante o quadro Brasil Cozinha Comigo, que incorpora as brasileiríssimas cachaça e rapadura aos ingredientes tradicionais do prato, como o talharim de arroz, os camarões GG e o molho de ostras.

A paixão pela Tailândia

ricardo martins uaithai - Divulgação - Divulgação
Ricardo Martins, chef do UaiThai
Imagem: Divulgação

Desde que se formou em Gastronomia, Ricardo tinha dúvidas sobre qual caminho trilhar na cozinha. "Não curto massas, comida francesa, glúten... Precisava encontrar um estilo. Eu e meu irmão, [o fotógrafo] Lufe Gomes, que era meu sócio no começo, gostamos de sabores agridoces, saudáveis", conta.

Foi na época que morava com Lufe, em São Paulo, que "descobriu" o Oriente. "Um dia, vi a panela wok na casa dele e comecei a pesquisar o que fazer com ela. Tudo indicava a cozinha tailandesa", conta. "Fui ao bairro da Liberdade comprar ingredientes e se abriu um mundo para mim".

A vocação se consolidou em uma viagem que fez com o irmão para Tailândia, Camboja, Laos e Vietnã. Ao voltar, já tinha o projeto do restaurante tailandês-mineiro na cabeça. "Tirei um ano sabático e desenvolvi o primeiro cardápio", diz.

pad thai uai thai - Reprodução - Reprodução
O pad thai é o carro-chefe do restaurante
Imagem: Reprodução

Alugou uma casa antiga, com apenas 28 lugares, e decorou com itens comprados em brechós e em feiras de rua. "Foi um sucesso imediato. Em feriados, uma vez contamos 80 pessoas do lado de fora, na espera". Hoje, o UaiThai ocupa um local maior.

O carro-chefe da casa é o pad thai que ele ensinou para Zeca. Na sobremesa, é imbatível a goiabada cascão cremosa criada por Martins, que leva um toque de curry e se alia ao sorvete de queijo semicurado, uma receita de família — um dos partos preferidos de Zeca, aliás.

Brasil com Zeca vai ao ar todo domingo, às 12 horas. Você pode acompanhar o programa no Youtube do UOL, na home do UOL e no Facebook e no Twitter.