Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Brasileirão cede 39 jogadores na Data Fifa; Bota e Fla têm mais convocados

Nada menos que 39 jogadores em atividade na primeira divisão do Campeonato Brasileiro irão vestir a camisa de alguma seleção principal nesta Data Fifa.

Além de Weverton, Alex Telles, Fabrício Bruno, Gerson, Luiz Henrique e Igor Jesus, convocados por Dorival Júnior para os jogos contra Chile e Peru, válidos pelas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026, outros 33 atletas de dez nacionalidades diferentes foram chamados por seus países de origem.

Desta vez, ao contrário do que manda a tradição, as equipes sul-americanas não serão as únicas que receberão reforços oriundos do futebol brasileiro. Angola (Bastos), Costa Rica (Joel Campbell) e Irlanda do Norte (Jamal Lewis) também terão jogadores que atuam no país pentacampeão mundial.

O número de convocados em atividade na elite brasileira é quase o mesmo da Data Fifa passada. Em setembro, os clubes da Série A cederam 40 jogadores (um a mais do que agora) para as seleções.

Maioria dos clubes tem selecionáveis

Quatorze dos 20 participantes da Série A do Brasileirão tiveram pelo menos um atleta chamado para os compromissos internacionais deste mês.

Athletico-PR, Criciúma, Cruzeiro, Juventude, Red Bull Bragantino e Vitória são os únicos clubes que foram ignorados pelas convocações e que, consequentemente, continuarão com elenco completo até meados da próxima semana.

Por outro lado, Botafogo e Flamengo lideram o ranking de convocados, com sete jogadores cedidos para os compromissos das seleções no mês de outubro.

Os líderes do Brasileirão cederam três atletas para a seleção de Dorival (Alex Telles, Luiz Henrique e Igor Jesus) e mais quatro nomes para equipes estrangeiras: Bastos (Angola), Gatito Fernández (Paraguai), Jefferson Savarino (Venezuela) e Thiago Almada (Argentina).

Continua após a publicidade

Já nos rubros-negros, os uruguaios são maioria. Giorgian de Arrascaeta, Guillermo Varela e Nicolás de la Cruz se juntaram à Celeste Olímpica. Os brasileiros Fabrício Bruno e Gerson, o chileno Erick Pulgar e o equatoriano Gonzalo Plata completam a relação de convocados.

Impacto pequeno

A convocação de quase quatro dezenas de jogadores em atividade no Brasileirão não terá muito impacto no andamento do futebol nacional.

Afinal, durante todo o período da Data Fifa, haverá a disputa de somente um jogo da Série A: Atlético-MG x Grêmio, nesta noite, confronto que foi adiado lá da sexta rodada, quando o Rio Grande do Sul sofria com enchentes históricas.

A 30ª rodada do Brasileirão terá início na próxima quarta-feira, 16 de outubro, um dia depois do período reservado para os compromissos das seleções. Por conta do pouco período de descanso para os jogadores, São Paulo, Vasco, Fortaleza e Atlético-MG, que vão a campo logo na abertura da jornada, podem até precisar dar descanso para alguns dos seus convocados.

Já os jogos de volta das semifinais da Copa do Brasil, que a princípio ocupariam justamente essas datas, foram transferidos para o fim de semana pós-Data Fifa por determinação da CBF. Assim, eles estarão livres dos possíveis desfalques por desgaste físico provocados pelas seleções.

Continua após a publicidade

Os convocados de cada clube

BOTAFOGO (7): Alex Telles (BRA), Bastos (ANG), Gatito Fernández (PAR), Igor Jesus (BRA), Jefferson Savarino (VNZ), Luiz Henrique (BRA) e Thiago Almada (ARG)
FLAMENGO (7): Erick Pulgar (CHI), Fabrício Bruno (BRA), Gerson (BRA), Giorgian de Arrascaeta (URU), Gonzalo Plata (EQU), Guillermo Varela (URU) e Nicolás de la Cruz (URU)
ATLÉTICO-MG (3): Alan Franco (EQU), Eduardo Vargas (CHI), Júnior Alonso (PAR)
CORINTHIANS (3): Ángel Romero (PAR), Félix Torres (EQU) e José Martínez (VNZ)
PALMEIRAS (3): Gustavo Gómez (PAR), Richard Ríos (COL) e Weverton (BRA)
SÃO PAULO (3): Damián Bobadilla (PAR), Jamal Lewis (IRN) e Nahuel Ferraresi (VNZ)
FORTALEZA (2): Benjamín Kuscevic (CHI) e Kervin Andrade (VNZ)
BAHIA (2): Luciano Rodríguez (URU) e Santiago Arias (COL)
FLUMINENSE (2): Facundo Bernal (URU) e Jhon Arias (COL)
GRÊMIO (2): Mathías Villasanti (PAR) e Yeferson Soteldo (VNZ)
INTERNACIONAL (2): Enner Valencia (EQU) e Sergio Rochet (URU)
ATLÉTICO-GO (1): Joel Campbell (CRI)
CUIABÁ (1): Isidro Pitta (PAR)
VASCO (1): Puma Rodríguez (URU)

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

3 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Pedro Luiz Dall Oglio

Algum pra atual campeã mundial? Argentina.

Denunciar

Antonio Carlos dos Ramos Marques

Poderia fazer isso comparando as ligas, para vermos quais ligas tem mais jogadores selecionáveis e colocando um peso, conforme na conta conforme a posição da sua seleção no Ranking da Fifa, seria uma forma mais inteligente de sabermos os níveis da ligas mundiais. Posso ter uma liga com 100 jogadores selecionaveis na liga de PapuaNova Guiné , mas com uma pontuação do que uma liga saudita que tem Neymar e Cristiano Ronaldo.

Denunciar

Adriano Martins

NOSSA SENHORA DA APARECIDA QUE NIVEL RIDICULO TEM HOJE EM DIA ESTES CONVOCADOS MEU DEUS

Denunciar