Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Aos 17, Yamal é bem melhor que Neymar, Mbappé, CR7 e até Messi; compare

Para desbancar a Inter de Milão, em plena Itália, e decretar hoje seu retorno a uma final de Liga dos Campeões depois de uma década, o Barcelona aposta em um adolescente que já merece ser chamado de "melhor do século".

À primeira vista, o título pode até parecer um exagero. Mas o que Lamine Yamal já fez nos seus primeiros 17 anos e dez meses de vida (ainda incompletos, é bom frisar) nenhum outro grande nome do futebol das últimas duas décadas e meia conseguiu antes de alcançar a maioridade.

Apesar de só festejar seu 18º aniversário em julho, o atacante espanhol de origem marroquina e guinéu-equatoriana já acumula 120 jogos, 26 gols e 42 assistências na carreira como profissional.

Os números "deixam no chinelo" qualquer outra grande estrela deste século. Com a idade que Yamal tem hoje, Lionel Messi ainda nem havia feito o primeiro gol no futebol dos adultos. E Cristiano Ronaldo só balançara as redes três míseras vezes.

O camisa 10 e CR7, assim como Neymar e Kylian Mbappé, também não haviam sequer estreado pelas seleções principais dos seus países na idade atual da jovem estrela do Barcelona.

Yamal, em contrapartida, já vestiu a camisa da equipe adulta da Espanha em 19 jogos e marcou quatro gols pela Roja. Mais que disso: conquistou um título de Eurocopa na virada dos 16 para os 17 anos e muitas vezes assumindo papel de protagonista.

Ainda menor, o ponta direita ficou na quinta colocação do último "The Best" e foi oitavo na "Bola de Ouro". Messi, o recordista de troféus desse tipo, só estreou no top 10 de eleições de melhor do mundo quando já tinha 20 anos.

Na atual Champions, Yamal também tem acumulado mais alguns recordes de precocidade.

No jogo de ida do confronto com a Inter, ele superou Mbappé e virou o jogador mais jovem da história a fazer gol nas semifinais da competição. Nos mata-matas anteriores, o espanhol já havia estabelecido marcas semelhantes tanto nas oitavas (contra Benfica) quanto nas quartas de final (Borussia Dortmund).

Continua após a publicidade

O que o Barça precisa para se classificar

Como empatou por 3 a 3 como mandante, na semana passada, o Barcelona precisará descolar uma vitória em Milão para ser finalista da Liga dos Campeões pela oitava vez -tem quatro títulos e três vice-campeonatos.

Só que esse triunfo que vale vaga na decisão pode ser conquistado no tempo normal, na prorrogação ou mesmo nos pênaltis, caso o confronto continue empatado depois de mais 90 ou 120 minutos de futebol.

O outro finalista da Champions será conhecido amanhã e sairá do encontro entre Paris Saint-Germain e Arsenal. Na partida de ida, os franceses venceram por 1 a 0, na Inglaterra.

O sucessor do Real Madrid no posto de melhor time da Europa será conhecido em 31 de maio. Desta vez, o palco do jogo do título será a Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha.

Craques aos 17 anos e 10 meses

Lamine Yamal (ESP): 120 jogos, 26 gols e 42 assistências
Erling Haaland (NOR): 45 jogos, 6 gols e 1 assistência
Vinícius Júnior (BRA): 59 jogos, 12 gols e 4 assistências
Kylian Mbappé (FRA): 20 jogos, 1 gol e 3 assistências
Neymar (BRA): 48 jogos, 14 gols e 9 assistências
Lionel Messi (ARG): 8 jogos, 0 gol e 0 assistência
Cristiano Ronaldo (POR): 23 jogos, 3 gols e 3 assistências

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.