Libertadores: Palmeiras já pode se classificar nesta rodada; veja quem mais
Ler resumo da notícia

A quarta rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América-2025 deve definir os primeiros clubes classificados para os mata-matas decisivos da competição.
Dos sete representantes brasileiros, apenas três (Bahia, Palmeiras e São Paulo) podem conquistar vaga entre os 16 melhores times do continente nesta temporada já nesta semana, com duas rodadas de antecedência.
A diferença é que só a equipe alviverde depende exclusivamente do seu resultado para obter a classificação antecipada. Já os outros dois times terão de fazer sua parte e ainda torcer para que o outro jogo da sua chave também lhe seja favorável.
Quem pode se classificar?
Único time ainda com 100% de aproveitamento na Libertadores, o Palmeiras decretará sua presença nas oitavas de final caso derrote o Cerro Porteño, amanhã, no Paraguai.
Classificação e jogos
Nesse cenário, o time dirigido por Abel Ferreira chegaria a 12 pontos, o suficiente para assegurar pelo menos o segundo lugar do Grupo G. E, caso o Bolívar não vença o Sporting Cristal, no mesmo dia, a vaga virá acompanhada também da certeza da primeira colocação da chave.
Já o Bahia, líder do Grupo F, com sete pontos, precisa vencer o lanterninha Nacional, em casa, também amanhã, para ter chance de encerrar a quarta rodada classificado.
Mas a vaga só poderá ser celebrada na quinta-feira, depois do jogo entre Atlético Nacional e Inter, na Colômbia. Para isso, os nordestinos precisam que o outro time brasileiro da chave saia de campo com a vitória.
A classificação antecipada do São Paulo é ainda mais complicada. Também líder do seu grupo, o time dirigido por Luis Zubeldía precisa derrotar o Alianza Lima, fora de casa, nesta noite, para chegar em dez pontos.
E aí, terá de torcer para que o Talleres bata o Libertad, em casa, na quinta. Caso isso aconteça, ficará impossível que mais de um time da chave supere a pontuação são-paulina, o que levaria ao carimbo no passaporte tricolor.
Recorde à vista
Vencedor das últimas seis edições da Libertadores (Flamengo foi campeão em 2019 e 2022, Palmeiras venceu em 2020 e 2021, Fluminense levantou o troféu em 2023 e o Botafogo ganhou no ano passado), o Brasil pode nesta temporada igualar o recorde histórico de títulos da Argentina.
A terra de Lionel Messi faturou a taça mais cobiçada do futebol sul-americano em 25 oportunidades, a última com o River Plate, lá em 2018. Desde então, só deu Brasil, que iniciou a série com 18 conquistas e agora já tem 24.
A final da Libertadores-2025 já tem data (29 de novembro) e cidade-sede definidas. O jogo que definirá o próximo campeão sul-americano será disputado em Lima, capital do Peru, provavelmente no estádio Monumental U, o maior da cidade.
Brasileiros na 4ª rodada da Libertadores
Hoje, às 19h - Alianza Lima x São Paulo, Grupo D, Lima (PER)
Hoje, às 19h - Carabobo x Botafogo, Grupo A, Valencia (VNZ)
Hoje, às 21h30 - Fortaleza x Colo-Colo, Grupo E, Fortaleza
Amanhã, às 19h - Bahia x Nacional, Grupo F, Salvador
Amanhã, às 21h30 - Cerro Porteño x Palmeiras, Grupo G, Assunção (PAR)
Amanhã, às 21h30 - Central Córdoba x Flamengo, Grupo C, Santiago del Estero (ARG)
Quinta, às 21h30 - Atlético Nacional x Inter, Grupo F, Medellín (COL)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.