Topo

Pessoas


Equipe e convidados celebram a estreia de Ecoa em festa no Teatro Oficina

Ecoa estreou em 1º de outubro, e a festa de lançamento foi realizada na última quinta-feira (3) - Luciana Paz/UOL
Ecoa estreou em 1º de outubro, e a festa de lançamento foi realizada na última quinta-feira (3) Imagem: Luciana Paz/UOL

da Redação

04/10/2019 21h26

Mudar o mundo é possível. E as maneiras são muitas: de pequenas atitudes a grandes mobilizações. Afinal, "cada ação importa", como afirma a vice-presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas Thelma Krug. A declaração é título do filme exibido na última quinta (3), na festa de lançamento de Ecoa. Além dela, os educadores Tião Rocha e Bel Santos Mayer e o escritor e líder indígena Ailton Krenak concederam entrevistas para o filme.

O evento foi realizado no Teatro Oficina, um dos ícones da arquitetura paulistana. Concebido por Lina Bo Bardi (responsável também pelos projetos do Masp e do Sesc Pompeia, entre outros edifícios), o lugar é a casa do grupo liderado pelo dramaturgo Zé Celso e foi escolhido por sua importância para a arte e a cultura brasileiras.

A exibição foi seguida por uma roda de conversa entre três dos 13 colunistas de Ecoa, M. M. Izidoro, Mariana Belmont e Milo Araújo, e mediada pela editora Giuliana Bergamo. No bate-papo, o trio contou sobre a repercussão da publicação de suas primeiras colunas e a oportunidade que tem, agora, de falar com um grande público. "Recebi mensagens de pessoas que estão muito longe do meu convívio estão sendo impactadas pelo que escrevo", contou Mariana.

M.M. Izidoro, Milo Araújo, Mariana Belmont e Giuliana Bergamo - UOL
M.M. Izidoro, Milo Araújo, Mariana Belmont e Giuliana Bergamo
Imagem: UOL

Ao final do debate, a mediadora pediu que compartilhassem com a plateia quais são as atitudes simples que cada um faz para tornar o mundo melhor. Milo, que em Ecoa escreve sobre mobilidade urbana, disse que passou a se oferecer como companhia para trajetos de bicicleta. "Pensei que essa seria uma boa ideia para incentivar o uso de outros meios de locomoção. Queria dar esse empurrãozinho porque percebi que as pessoas têm muito medo de colocar o corpo na rua", disse.

Além deles, os blogueiros Mari Rodrigues, Rodrigo Hübner Mendes, Sérgio Luciano, Lia Assumpção, Sandra Caselato e Patrícia Lobaccaro estavam presentes. A equipe do UOL também prestigiou o lançamento. Estavam lá o CEO, Paulo Samia, o diretor de conteúdo, Murilo Garavello, e os jornalistas de Ecoa — os editores Tony Marlon e Gabriela Metzker e os repórteres Bárbara Forte, Diana Carvalho, Paula Rodrigues e Rômulo Cabrera, além de colegas de outras equipes.

Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL - UOL
Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL
Imagem: UOL

A festa contou ainda com a presença de Fabio Bibancos, fundador da Turma do Bem e um dos entrevistados para o especial "Vida reconstruída", publicado na semana de lançamento. Lá estavam também o juiz Iberê Dias e a agente social Karine Vieira, recomendados pelo rapper Dexter para a seção Você Precisa Conhecer, e o cineasta David Schurmann.

O evento, produzido pela Mova, foi comandado pela MC Dani Nega, que convidou ao palco o tricampeão nacional de BeatBox Mautari e o guitarrista Melvin Santhana para o show de encerramento. Quem pilotou as pickups foi a DJ Luaa Gabanini.

Mais Pessoas