Tony Marlon

Tony Marlon

Siga nas redes
Opinião

Homenagem aos invisíveis: uma noite de Natal de paz

A você que abriu dezenas de portas e portões e, quando muito, recebeu um bom dia protocolar: eu sei que você está aí. Uma noite de Natal que seja bonita e de paz.

A você que fez dezenas de entregas num calor impraticável, que atravessou ruas e ruas numa chuva que não parou até agora. Eu sei que você está aí. E uma noite de Natal que seja bonita e de paz.

A você que ligou quase mil vezes o projetor da sala de cinema preferida de tantas pessoas, para passar aquele filme que salvou outras tantas pessoas até de si mesmas nos dias mais difíceis. Eu sei que você está aí, uma noite de Natal que seja bonita e de paz.

A você que acordou mais cedo que o Sol para abrir o portão da estação de metrô. A você que colocou uma banquinha com café e bolo quando tudo que precisávamos era um café e bolo, e não eram nem 5h.

A quem limpou o salão de festas - e muita gente nem sabe ainda hoje que as coisas se arrumam pelo trabalho de alguém, não com um passe de mágica. A quem se preocupou com o seu bichinho doente, procurou com a atenção de quem fazia para si mesma o único remédio da farmácia.

A quem dirigiu o transporte por aplicativo com o coração angustiado se teria ainda naquele dia o dinheiro suficiente para o antibiótico da filha, ainda pequena em tudo: eu sei que você está aí. Uma noite de Natal que seja bonita e de paz.

A quem estacionou tantos carros, ganhando tão poucos obrigado por isso. A quem atendeu a mim e a você naquela loja, em cima da hora para comprar uma lembrança. Ela de pé há 14 horas, cansada até de estar cansada nesses dezembros da vida. Eu sei que você está aí, uma noite de Natal que seja bonita e de paz.

A quem podou as árvores evitando que elas caiam em cima de um carro e uma família inteira indo para as avós. A quem tirou do seu e do meu caminho quilos e quilos de resíduos - e como pode produzirmos tanto em apenas 24 horas? -, de uma maneira que parece que aquelas sacolas nunca estiveram ali, mas estavam. E foram para algum lugar.

A quem fez aquele pão que você tanto gosta pela manhã, e a quem trabalhou num turno de madrugada inteira para que a energia elétrica que liga os nossos computadores para o trabalho nem pensasse em acabar assim, do nada. Eu sei que vocês estão aí, uma noite de Natal que seja bonita e de paz.

Continua após a publicidade

A você que leu os textos que escrevi por aqui nesse 2023 infinito. Não nos conhecemos, mas é como se sim. Eu agradeço cada segundo do seu tempo tão precioso, que eu sei que é pouco. A quem faz com que o que eu escrevo aqui apareça aí, na sua tela. É um trabalho danado para isso.

A quem lê tudo com cuidado e atenção, revisa os erros, sugere melhorias. A quem pega tudo que nasce aqui e derrama nas redes sociais, gerando ainda mais conversas. Eu sei que vocês estão aí, uma noite de Natal que seja bonita e de paz.

E para quem o Natal nem traz lembranças de tantas coisas boas - e isso acontece muito. Eu abraço vocês. E para quem o Natal nem é o que é para a maioria, e está tudo bem que seja assim, também. Eu sei que vocês estão aí. Que a noite seja, então, só mais uma noite de bons encontros com as tantas pessoas que você ama e quer perto. Mas que seja sempre assim, com bons encontros com as tantas pessoas que amamos e queremos por perto.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes