Tony Marlon

Tony Marlon

Siga nas redes
Reportagem

Multicampeã aos 13 anos, Laurinha faz campanha para ir a mundial de patins

Laura dos Santos pegou o amor pelo esporte emprestado do pai, Eduardo Souza. Ele, um apaixonado pelo skate, apresentou algumas patinadoras e a filha gostou demais. Laurinha não tinha nem 8 anos de idade na época desse encantamento todo. Escolheu ali mesmo.

"No começo tinha muita dificuldade, mas meus pais sempre me incentivaram e eu comecei a pegar o jeito", relembra. "Depois, eles me deram patins street, que são aqueles de manobras e acabei gostando". Aos 9 anos ganhou seu primeiro campeonato e, hoje em dia, já é campeã brasileira, sul-americana e mundial do WSG na categoria júnior. Laurinha tem apenas 13 anos.

Para alguém que começou com muita dificuldade de se sustentar em cima daquelas rodinhas, ela já voa bastante alto. E é só o começo do começo.

"Estimulá-la no esporte é o mais fácil", explica a mãe, Laila Souza. "Ela gosta de competir, de ir aos eventos. Ama viajar e conhecer novos lugares e amigos". Cidades e pessoas diferentes a cada semana são coisas que não faltarão na vida que essa tão jovem campeã começa a construir ao redor dos patins que tanto ama. Mas tudo isso tem um custo, e não é pequeno.

"Passamos por algumas dificuldades financeiras para mantê-la de pé no esporte", lamenta a mãe. Laila explica que a família, entendendo o amor pela modalidade e o potencial esportivo da adolescente, tem buscado maneiras para que ela possa se desenvolver, jeitos de potencializar o seu talento. Ela conta com três apoios pessoais, mas ainda é insuficiente para a dimensão que a sua carreira está tomando.

Ajeita aqui nas contas, ajeita ali nas contas, a família tem conseguido quase sempre estar onde precisa estar. Dessa vez, para garantir que Laurinha vá a uma das maiores competições de patins roller freestyle do mundo, não teve jeito. A família, que mora no Guarujá, litoral paulista, precisou pedir apoio. Abriu uma campanha online.

"A vaquinha é de suma importância para suprir os custos com passagens aéreas, hospedagem, traslado, alimentação e seguro-viagem da atleta e da pessoa responsável", escreveu a família na página. Precisam de R$ 15 mil, conseguiram até aqui R$2.800. Para apoiar, clique aqui.

Qual é a explicação para alguém com tanto talento, resultado e um futuro esportivo tão promissor pela frente não receber o tanto de reconhecimento e investimentos necessários para levar o nome do Brasil cada vez mais longe é um mistério. Por aqui, conto essa história para acordar a solidariedade. E para lembrar aos que decidem que os talentos do país precisam de estratégia e investimento, e não só palavras bonitas de incentivo.

Se tudo der certo, e dará, Laurinha embarca no fim de fevereiro para Eindhoven, na Holanda, para a mais importante competição do mundo para a sua categoria. É por isso que ela e a família fazem a vaquinha. A competição acontece uma vez ao ano, e em 2024 será entre os dias 22 e 24. A campanha da família está no ar até o próximo mês.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes