Novo Chevrolet Blazer é SUV premium que roda 500 km sem gastar combustível
O Chevrolet Blazer ficou conhecido no Brasil como o SUV da picape S10 e estava fora do mercado local há mais de uma década.
No ano passado, o utilitário esportivo voltou totalmente diferente, na forma de um veículo premium com propulsão 100% elétrica.
Construído sobre nova plataforma modular para veículos movidos a baterias, o Blazer EV chega com visual bem esportivo, porte avantajado e autonomia de quase 500 km na conservadora medição do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Os números de performance também se destacam: são 347 cv de potência.
Confira a seguir a avaliação da novidade da Chevrolet, que tem preço sugerido de R$ 495.790 na data de publicação desta reportagem e também é disponibilizado por assinatura, ao custo inicial de R$ 14.892,72 por mês.
Desvendando o Chevrolet Blazer EV
Design: o Blazer EV traz design bem esportivo, onde chamam a atenção as rodas de 21 polegadas e a carroceria cheia de vincos.
O acabamento externo traz vários detalhes na cor preta, reforçando a pegada esportiva, enquanto a dianteira exibe uma barra iluminada rente ao capô com direito a animação ao liga e recarregar o veículo - até a gravatinha da Chevrolet pulsa enquanto o carro está plugado na tomada.
A traseira elevada exibe lanternas em forma de "Y" que avançam sobre as laterais e também trazem uma animação enquanto as baterias do sistema elétrico são reabastecidas.
Vida a bordo: medindo mais de 3 m de distância entre-eixos, o Blazer EV oferece bom espaço para acomodar até cinco ocupantes, especialmente no assento traseiro - a capacidade do porta-malas também é boa, mas, com seus 436 litros disponíveis, poderia ser maior, considerando o porte do SUV.
A cabine traz acabamento caprichado, trazendo superfícies macias ao toque e costuras vermelhas nos confortáveis bancos e também no volante.
Dentro do Blazer, o maior destaque vai para a central multimídia gigante, com tela de 17,7 polegadas e integração com o Google - o que inclui funcionalidades como GPS nativo com indicação pontos de recarga e projeção de carga da bateria no fim do trajeto.
Para usuários de iPhone, o ponto negativo é a ausência de conectividade via Apple CarPlay.
A lista de comodidades a bordo é extensa e inclui bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e memória para o assento do motorista, ar-condicionado de duas zonas, pedais ajustáveis e 26 opções de cores para customizar o habitáculo.
Segurança: o Blazer EV muito bem servido no que se refere à segurança.
Além de trazer oito airbags, vem de série com um pacote completo de assistências à condução, como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com manutenção de faixa - o carro é capaz de fazer curvas sozinho, mas esse sistema é desativado após alguns segundos se você não mantiver as mãos no volante.
Desempenho e autonomia: o Blazer EV não é exatamente um carro esportivo, com suas cerca de 2,5 toneladas. Contudo, anda bem, graças ao torque instantâneo de bons 44,9 kgfm e à potência de 347 cv - a aceleração oficial de zero a 100 km/h é de 5,8 segundos.
A direção elétrica não é das mais diretas, mas traz calibragem adequada para o porte do carro, enquanto as suspensões têm ajuste confortável, mesmo com rodas de grande diâmetro, sem apresentar rolagem excessiva da carroceria.
A tração traseira agrada quem busca um toque mais esportivo na condução, mas poderia ser integral, para deixar o carro ainda mais estável e previsível.
Equipado com baterias de 102 kWh, o Blazer EV se destaca no que se refere à autonomia: o alcance é de até 481 km no ciclo do Inmetro, que passa de 500 km no uso real.
A recarga das baterias é outro ponto alto do SUV elétrico da Chevrolet, que aceita potência de até 22 kW na corrente alternada e até 190 kW na corrente contínua, em carregadores rápidos - neles, é possível preencher até 80% da capacidade de carga em cerca de 40 minutos.
A capacidade de recarga nas frenagens e desacelerações também é boa e chega a 240 kW.
Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação, banco do motorista com memória, volante aquecido, teto solar panorâmico, som premium Bose, painel com tela customizável de 11 polegadas, central multimídia com tela de 17,7 polegadas, conexão sem fio de celulares via Android Auto, bancos revestidos parcialmente com couro, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sistema ativo de manutenção de faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem autônoma, comutação automática do farol alto, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de 21 polegadas, carregamento de celular por indução, sensor crepuscular, câmeras "360 graus" de alta resolução, GPS integrado, chave presencial e faróis e lanternas de LEDs.
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Chevrolet Blazer EV RS
Preço
R$ 495.790Pontos Positivos
- Espaço interno
- Design
- Desempenho
- Autonomia
- Pacote de itens de série
Pontos Negativos
- Não conta com opção de tração integral
- Não traz conexão com celulares via Apple CarPlay
Veredito
O Chevrolet Blazer EV É um SUV elétrico bonito, espaçoso e com excelente autonomia. Além disso, traz muitos itens tecnológicos, amplo espaço interno e bom desempenho, apesar do peso elevado, de 2,5 toneladas. Preço na faixa de R$ 500 mil é compatível com o que oferece, mas já concorre com modelos de marcas premium.
Motorização
Motor elétrico instalado no eixo traseiro
Combustível
Sem consumo de combustível
Potência (cv)
347 cv
Torque (kgf.m)
44,9 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5,8 segundos
Velocidade máxima (km/h)
190 km/h
Consumo cidade (km/l)
0,63 MJ/km (médio)
Consumo estrada (km/l)
0,63 MJ/km (médio)
Câmbio
Sem câmbio
Tração
Traseira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, multilink
Suspensão Traseira
Independente, 5-link
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos
Pneus
245 / 55 R21
Rodas
21 polegadas
Altura (mm)
1.651 mm
Comprimento (mm)
4.884 mm
Entre-eixos (mm)
3.094 mm
Largura (mm)
1.982 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.495 kg em ordem de marcha
Porta-malas (L)
436 litros
Tanque (L)
Autonomia máxima de 481 km (Inmetro)
10.000 km
R$ 0
20.000 km
R$ 212
30.000 km
R$ 680
40.000 km
R$ 212
50.000 km
R$ 2.280
60.000 km
R$ 712
Garantia
8 anos ou 160 mil km (o que vencer primeiro)
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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