Ford Ranger Black tem diesel e câmbio automático a preço de picape compacta
Em outubro do ano passado, a Ford trouxe de volta ao mercado a Ranger Black, que surgiu inicialmente em 2021 na geração anterior da picape média.
Como anteriormente, a configuração Black traz acabamento diferenciado, com elementos escurecidos por dentro e por fora, combinado com um bom pacote de itens de série e preço convidativo.
Por R$ 219.990, é a opção mais acessível da Ranger, disponível exclusivamente com motor 2.0 turbodiesel, transmissão automática e tração 4x2 (traseira).
Vale destacar que o preço da Black na data de publicação desta reportagem é o mesmo do lançamento e está no mesmo nível do valor cobrado pela versão topo de linha de picapes menores com carroceria monobloco - a Ranger tem construção clássica e robusta, com carroceria sobre chassi.
A título de comparação, a Fiat Toro Ranch 4x4 a diesel custa exatamente os mesmos R$ 219.990
Confira a seguir a avaliação completa da Ranger Black.
Desvendando Ford Ranger Black
Design: como o nome sugere, a Ranger Black se diferencia por trazer um pacote de acabamento interno e externo escurecido - no caso, com a pintura "bolder gray", cinza-escura que muda a respectiva aparência, dependendo da incidência da luz.
Rodas de liga leve de 18 polegadas, para-choques dianteiro e traseiro, santantônio integrado e capa dos retrovisores externos vêm com essa tonalidade, enquanto a carroceria pode trazer pintura preta, prata, branca ou azul.
Por dentro, o acabamento "bolder gray" está presente no painel, enquanto teto e bancos vêm na cor preta. Por falar nos bancos, eles vêm com revestimento que mescla couro sintético com tecido texturizado, enquanto os encostos dianteiros contam com a inscrição "Black" em baixo relevo.
Detalhe interessante: a lateral do encosto do passageiro dianteiro exibe, no lado voltado ao motorista, a frase "So long as it's black" (desde que seja preto, na tradução do inglês), atribuída a Henry Ford, o fundador da montadora do emblema oval azul. Essa frase se refere ao Ford Model T, modelo lançado no começo do século passado nos Estados Unidos que inaugurou a produção em série de veículos.
Vida a bordo: medindo 5,37 m de comprimento, 2,21 m de largura (com espelhos), 1,88 m de altura e 3,27 m de distância entre-eixos, a Ranger Black tem espaço para levar até cinco pessoas confortavelmente.
O acabamento interno tem predomínio de plásticos rígidos, mas as peças são bem encaixadas e sem rebarbas aparentes.
Em nome do corte de custos, a configuração Black não tem botão de partida do motor e traz chave convencional - além disso, dispensa freio de estacionamento eletrônico. Nela, o freio é o convencional, com alavanca e o ar-condicionado não é automático.
Ao mesmo tempo, vem com os detalhes visuais exclusivos descritos acima, além de itens desejados como recarga de celular por indução, faróis full-LED, painel de instrumentos digital de oito polegadas e a ótima central multimídia de dez polegadas, posicionada na vertical e com atualizações pela internet, mais conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay com celulares.
A capacidade de carga é de 1.031 kg e o espaço disponível na caçamba chega a 1.250 litros. Utilizada como veículo de passeio, tem um porta-malas gigante.
Segurança: em relação aos itens de segurança, a Ranger traz construção moderna para absorção de impactos - na versão de topo, foi avaliada com nota máxima pelo Latin NCap.
Na configuração Black, não há assistências à condução como alerta de colisão, frenagem automática, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e alerta de pontos cegos.
Por outro lado, sai da fábrica com sete airbags e monitoramento da pressão dos pneus, como nas versões mais caras.
Desempenho e consumo: a proposta da configuração Black é mais urbana e, para ficar mais barata, é oferecida exclusivamente com tração traseira, enquanto o câmbio é sempre automático, com seis velocidades.
Mesmo sem trazer tração nas quatro rodas nem reduzida, conta com o seletor de tipos de terreno e de condução com reboque. O motor é o 2.0 turbodiesel, capaz de render 170 cv de potência e 40,2 kgfm de torque a apenas 1.750 rpm
Esse conjunto proporciona agilidade no uso urbano e é suficiente para ultrapassagens e retomadas na estrada, trazendo bom gerenciamento da força disponível pela transmissão.
O ponto alto ao volante da Ranger, independentemente da versão, é mesmo o ajuste bem equilibrado das suspensões: a carroceria oscila pouco, sem comprometer o conforto, fazendo da Ranger uma picape com dirigibilidade de um SUV.
Em relação ao consumo, não chega a empolgar: anotei médias de 6 km/l na cidade e 11 km/l de diesel na estrada - o consumo oficial divulgado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é de 10,1 km/l no ciclo urbano e de 12,4 km/l no rodoviário.
Equipamentos: quanto à lista de equipamentos, a Ranger Black tem basicamente o mesmo pacote da versão XLS 2.0 4x4 (R$ 267 mil) e inclui painel de instrumentos digital de oito polegadas, central multimídia Sync 4 com tela de dez polegadas e conexão sem fio via Android Auto e Apple CarPlay, carregamento de celulares por indução, sete airbags, seletor de tipos de terreno, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros e controle de velocidade de cruzeiro. Só não traz o sistema de tração nas quatro rodas, na comparação com a XLS.
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Ford Ranger Black
Preço
R$ 219.990Pontos Positivos
- Preço competitivo
- É a picape média que traz condução mais equilibrada
- Traz diferenciais estéticos como detalhes escurecidos e santantônio integrado à caçamba
- Ampla lista de itens de série
Pontos Negativos
- Considerando o porte grande, poderia trazer aleta de ponto cego e sensores de estacionamento dianteiros
Veredito
A Ford Ranger Black combina visual diferenciado, que remete a picapes topo de linha, com preço de versão de entrada. PAo custo de picape monobloco topo de linha, traz construção robusta com carroceria sobre chassi, motor turbodiesel, câmbio automático e boa lista de itens de série. É o modelo com melhor custo-benefício da categoria.
Motorização
2.0 turbodiesel
Combustível
Diesel
Potência (cv)
170 cv a 3.500 rpm
Torque (kgf.m)
41,3 kgfm a 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
Não informada
Velocidade máxima (km/h)
Não informada
Consumo cidade (km/l)
10,1 km/l (Inmetro)
Consumo estrada (km/l)
12,4 km/l (Inmetro)
Câmbio
Automático de 6 marchas
Tração
Traseira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, multibraços
Suspensão Traseira
Eixo rígido
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
255/70R18 todo-terreno
Rodas
18 polegadas
Altura (mm)
1.884 mm
Comprimento (mm)
5.370 mm
Entre-eixos (mm)
3.270 mm
Largura (mm)
2.208 mm (inclui os retrovisores)
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.069 kg
Porta-malas (L)
Volume da caçamba de 1.250 litros. Capacidade de carga de 1.031 kg
Tanque (L)
80 litros
10.000 km
R$ 1.625
20.000 km
R$ 1.625
30.000 km
R$ 2.283
40.000 km
R$ 1.625
50.000 km
R$ 1.625
60.000 km
R$ 2.283
Garantia
5 anos sem limite de quilometragem para uso particular
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Faróis com regulagem de altura
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