Topo

São Paulo

Muito além da voz: conheça o estilo dos puxadores de samba-enredo de SP

Wander Pires, puxador da Vila Maria - Reprodução/ Instagram
Wander Pires, puxador da Vila Maria Imagem: Reprodução/ Instagram

Djalma Leite de Campos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/02/2020 04h00

Conduzir o samba-enredo de uma escola de samba em um desfile de Carnaval não é missão das mais simples. É preciso ser dono de uma voz potente e, claro, ter um estilo marcante.

Correntes de ouro, terços, chapéu Panamá, camisetas com aplicações de strass são alguns do itens mais usados pelos intérpretes das principais agremiações.

A reportagem do UOL selecionou alguns dos perfis mais interessantes da folia 2020 para mostrar os looks de alguns dos principais puxadores de samba-enredo do Grupo Especial e do Grupo de Acesso do Carnaval de São Paulo —que desfilam nesta sexta (21), sábado (22) e domingo (23).

Royce do Cavaco | Rosas de Ouro

Puxador com passagens por X-9 Paulistana, Acadêmicos do Tatuapé e Águia de Ouro, Royce é básico: boné ou boina invertida, camiseta nas cores da escola e corrente com crucifixo

Ernesto Teixeira | Gaviões da Fiel

A tradicional voz da escola de samba corintiana, em geral, usa camiseta da agremiação e boné de aba reta com mensagem religiosa.

Wander Pires | Vila Maria

O estiloso intérprete carioca vai levar ao Sambódromo do Anhembi seu topete "black power blindado" —provavelmente o corte de cabelo mais famoso entre todos os puxadores

Juninho Branco | Leandro de Itaquera

Funcionário do Metrô de SP, o cantor da zona leste usa bonés, óculos aviador, camiseta estampada e correntes. Na vida pessoal, camiseta pólo e uniforme de trabalho.

Renê Sobral | Dragões da Real

Ex-puxador de Tom e Maior e Mocidade Alegre, Renê segue o estilo clássico entre sambistas: chapéu Panamá e roupas da agremiação.

Bora ensaiar !

A post shared by Rene Sobral (@renesobral_oficial) on


Daniel Collête | Pérola Negra

Dono de um vozeirão marcante, o carioca, que já desfilou em trajes africanos (2003), utiliza terço e branco, tanto na camiseta quanto no camisão.

Igor Sorriso | Mocidade Alegre

A voz da escola do Limão costuma aparecer no Instagram com roupas que trazem brilho e camisa branca e calça vermelha, cores oficiais da agremiação.

Carlos Junior | Império de Casa Verde

Há 20 anos ininterruptos no Grupo Especial, costuma desfilar com paletó. No dia a dia, após iniciar fase de emagrecimento, prefere trajes esportivos e bonés de Hip Hop com aba reta.

Luiz Felipe | Vai-Vai

Novato entre os puxadores das grandes, Luiz Felipe, 25, usa camiseta da escola, cabelo cortado com máquina 1 e relógio gigante. No desfle, paletó.


Celsinho Mody | Tatuapé

Aos 32 anos, o puxador do bordão "pegada de africano" gosta de paletós brancos e estampas com acento africano. É adepto do cabelo afro levemente espetado.

Alessandro Tiganá | Camisa Verde e Branco

Bonés de aba reta, anel, camisetas com strass e logo da escola, corrente e relógio dourado são as marcas de Tiganá —que também é intérprete em Santa Catarina.

São Paulo