De 126 kg para 92 kg: o que o cantor Ferrugem fez para emagrecer 34 kg?
No início de dezembro, o cantor de pagode Ferrugem, 35, exibiu seu novo visual após ter perdido 34 kg. Ele pulou dos 126 kg para os 92 kg.
"Perdeu 34,8 kg de gordura, ganhou 2 kg de músculo. Nota 10", parabenizou o médico que o acompanha, o endocrinologista Rainer Moreira, no dia 2 de dezembro. Além da perda de peso, o artista também regulou seus exames. "Caiu o colesterol, caiu os triglicerídeos, caiu insulina", disse Moreira.
'Segredo' que o fez perder peso
Ferrugem contou que seu emagrecimento aconteceu à base de exercícios físicos e reeducação alimentar.
"Tive de fato que mudar meus hábitos alimentares por um bom tempo. Fiquei seis meses completamente regrado com horários, quantidades e alimentos. Passei por um acompanhamento médico", detalhou ele à revista Quem, em 2020.
"Corria todos os dias de manhã e de noite. Comecei a fazer musculação, mudei a alimentação completamente e passei a tomar vitaminas e suplementos. A galera especula que eu fiz cirurgia [bariátrica], mas é bom deixar claro que morro de medo de corte, agulha, sangue. Nada disso cola comigo", emendou na entrevista à revista.
Ferrugem disse que mudou seus hábitos e se tornou uma pessoa mais saudável após precisar se submeter a um procedimento de retirada de vesícula devido ao sobrepeso, e também porque os quilos a mais passaram a atrapalhar sua autoestima.
Não dormia bem e "não via a própria 'pinça'"
Em outra entrevista, ao podcast PodPah, em agosto de 2023, o cantor explicou que chegou a pesar 136 kg, o que dificultava seu sono e o impedia de enxergar o próprio pênis. Atualmente mais magro, o artista destacou que não apenas consegue ver sua genitália, como melhorou a qualidade de vida em todos os aspectos.
Eu não dormia bem, eu levantava o tempo inteiro, eu dormia de barriga para cima. Eu não conseguia ver a 'pinça', irmão, tristão, tá ligado... Irmão, [sobrepeso] mexe no subconsciente da pessoa, no teu psicológico, mexe na tua saúde corporal, na tua autoestima, mexe em tudo. Ferrugem, no PodPah
O artista fez questão de destacar que não é apenas uma questão estética, mas de saúde. "Não é só o fato de estar magro, mas você estar se sentindo saudável te coloca numa condição muito melhor. Fazer um exame, um hemograma completo, e ver que está tudo no lugar, isso te deixa bem. A autoconfiança te deixa bonito", disse no podcast.
Corpo sinalizou não estar bem
Ferrugem explicou ainda que descuidou da alimentação quando passou a morar sozinho. Em determinado momento, ele disse que estava com quadros de hipertensão e gordura no fígado, além de problemas na vesícula, que precisou ser retirada.
"Quando vi, estava saindo de um show, comecei reclamar de dor, fui para a casa, jantei de boa, levinho, fui dormir, acordei de madrugada, mal, corri para o hospital, operei. Fui lá, tirei a vesícula", contou no PodPah. "Nunca é tarde para dizer para a galera que cuidar da saúde é primordial para você ter sucesso na sua vida."
10 táticas que ajudam na perda de peso
"O ideal é começar pelo básico, com pequenas mudanças que vão fazer bastante diferença depois de alguns meses", afirma a nutricionista Veronica Laino, que além de sugerir uma rotina de exercícios físicos regulares, preparou dez truques para um cardápio de perda de peso que funcione na vida real:
- Aumente a ingestão de água. "Tente ingerir um copo de hora em hora, totalizando dez copos por dia", diz a especialista em nutrição funcional.
- Inclua salada no jantar. "Mesmo que você tenha o hábito de fazer um lanche, inclua vegetais nas suas receitas, dentro do sanduíche", ensina. Vale até começar a refeição com um prato de salada crua.
- Evite líquidos durante as refeições. Se não consegue abrir mão de beber algo junto com a comida, troque o suco ou refrigerante por água com limão espremido. Tente não consumir mais que 150 ml.
- Consuma oleaginosas. "Um punhado de castanha, amêndoa, avelã, macadâmia ou pistache vai fornecer gorduras boas e nutrientes essenciais para a redução de peso", explica.
- Troque o biscoito por uma fruta. A ideia é descascar mais e desembalar menos.
- Substitua o carboidrato refinado pelo integral. Os alimentos integrais aumentam a sensação de saciedade e fornecem mais nutrientes.
- Inclua uma xícara de chá no seu dia. A bebida é rica em antioxidantes e substâncias anti-inflamatórias.
- Troque a fritura por alimentos assados ou grelhados.
- Coma colorido. Tente deixar seu prato bem colorido e inclua pelo menos um alimento de cada cor por semana: verde, amarelo/laranja, vermelho, roxo e branco.
- Distraia a mente. "Ter um hobby ajuda muito no processo de emagrecimento e faz com que o trajeto seja ainda mais prazeroso", diz Laino.
*Com informações de reportagens publicadas em 03/12/2024, 28/08/2024, 26/09/2024 e 29/07/2022
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.