Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor


Alimentação

Por que devemos beber cerca de dois litros de água todos os dias

Beber bastante água principalmente no verão evita problemas ocasionados pela desidratação do organismo - iStock
Beber bastante água principalmente no verão evita problemas ocasionados pela desidratação do organismo Imagem: iStock

Cristiane Bomfim

Agência Einstein

19/11/2019 11h39

De acordo com o CPTEC-Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) o verão no país está sendo mais quente que o normal, com média de temperatura na marca dos 31,5ºC entre 21 de dezembro e 20 de março, último dia da estação. Neste período, a regra de consumir — ao menos — dois litros de água por dia deve ser seguida à risca para evitar a desidratação e a consequente dificuldade do organismo realizar funções vitais que vão da boa digestão dos alimentos e o transporte de nutrientes até funcionamento dos rins. Isso porque no verão as pessoas transpiram mais e estão mais tempo sob o sol.

E a explicação para a boa hidratação é fisiológica. De acordo Andrea Pereira, nutrólogia do Hospital Israelita Albert Einstein, cerca de 60% do corpo humano é formado por água. O organismo produz, em média, sete litros de líquido por dia — entre saliva, suco gástrico e bile — e o intestino absorve nove litros. "Então, a conta não fecha. Por isso é preciso a ingestão de água", explica a médica.

Caracterizada pela baixa concentração de água, sais minerais e líquidos orgânicos no corpo, a desidratação, de acordo com seu grau, pode matar. Por isso o corpo dá sinais que está precisando de água. O primeiro deles é a sede. "Sentir sede já significa que o organismo está com um grau leve, de 2% a 3% de desidratação", explica a médica do Einstein.

Nas fases leve e moderada, os sinais de desidratação são sede, boca e pele secas, diminuição da sudorese, câimbras. Já na fase grave, os sintomas são dor de cabeça, tontura, confusão mental, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca são alguns sintomas da desidratação grave.

Como o corpo também perde água:

  • Suor - 23%
  • Urina - 58%
  • Fezes - 4%
  • Respiração - 15%

Sinais que seu corpo pede água:

  • Sensação de fadiga, confusão mental e câimbras
  • Prisão de ventre
  • Pele e cabelo sem elasticidade
  • Falhas cognitivas, como perda de memória
  • Urina escura e infecção urinária (eliminamos, pela urina, as bactérias do trato urinário)
  • Doenças respiratórias (a água umidifica o sistema bronco-pulmonar e facilita o transporte de oxigênio)


Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Alimentação