Topo

Sem Frescura: por quanto tempo posso usar a mesma garrafa d'água sem lavar?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

28/10/2019 04h00

Você pode ver esse programa com legendas no Youtube de VivaBem.

Há quem diga que a vida é muito curta para ficar lavando aquela garrafinha d'água que você usa na mesa do seu trabalho ou quando vai para a academia. Se você pensa assim, sinto muito: usar esses recipientes por muito tempo sem que eles sejam lavados pode colocar você em contato com microorganismo indesejáveis.

Isso porque há uma tendência de bactérias e mofo se acumularem nas reentrâncias desses objetos. E alguns fatores pioram essa situação, como a saliva acumulada e até mesmo sol, que incentiva o crescimento de algas.

Então o ideal é limpar todos os dias e evitar deixar água armazenada por mais de três horas.

Se você encheu a garrafinha com outro líquido que não água, aí a limpeza tem que ser feita assim que você terminar de usá-la.

Para a limpeza, além de água e sabão, uma opção é deixar de molho em uma solução com hipoclorito, na proporção de uma colher para um litro de água. Isso vai garantir que a sua garrafinha esteja sempre o mais limpa possível.

Agora é importante que você fique ligado em algumas coisas. Por exemplo: se a sua garrafinha velha de guerra já apresenta algumas pequenas rachaduras ou sinais de desgaste, o ideal é trocar por uma nova.

Essas pequenas fissuras acabam se tornando uma bela casa para microorganismos e costumam dificultar bastante uma limpeza eficiente. Uma recomendação é ter uma garrafinha feita com materiais de fácil limpeza, como metal.

Além disso, evite colocar garrafinhas plásticas com líquidos em fornos de microondas, uma vez que esses recipientes podem desprender substâncias tóxicas nessas situações. Faça isso apenas se houver indicações claras que o recipiente pode ir ao microondas.

Por fim, evite reutilizar garrafinhas descartáveis de água mineral. Uma vez que elas foram fabricadas para serem descartáveis, não há garantias de como elas se comportarão ao longo do tempo e especialmente em relação ao uso para beber outros líquidos além de água.

Se ainda assim essa for a única solução para o momento, a recomendação é que você não utilize essas garrafinhas por mais de três dias. E tente ao menos lavá-las com água e sabão no período.

As informações do vídeo foram reunidas com a ajuda de Michelle Zicker, infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; Ivan França, infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

O roteiro é de Rodrigo Lara.

Acompanhe as informações do Sem Frescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.