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No supermercado

Um manual para te ajudar a comprar melhor


No supermercado

Se for tomar bebida com gás, prefira a água comum ou as saborizadas

ablokhin/iStock
Imagem: ablokhin/iStock

Thais Szegö

Colaboração para o VivaBem

14/10/2019 04h00

Por muito tempo os refrigerantes convencionais tinham apenas marcas de água tônica e água com gás dividindo com eles a gôndola de bebidas gaseificadas no supermercado. Hoje são tantas opções —refrigerantes naturais e orgânicos e águas com sabor, entre outras — que o consumidor pode ficar confuso na hora da compra.

Comparar o rótulo das bebidas pode ajudar na escolha de qual levar para casa, mas é importante ficar claro: o ideal é que elas não sejam protagonistas do cardápio, ou seja, tome-as com moderação, já que não oferecem benefícios nutricionais e carregam substâncias que, em excesso, podem comprometer a saúde.

Quem tem problema de estômago deve evitar
Isso porque o gás carbônico, adicionado à composição para formar as bolhinhas do produto, tende a irritar a mucosa gástrica e provocar sensação de estufamento e mal-estar principalmente em pessoas que apresentem algum tipo de sensibilidade no estômago. A composição das bebidas também pode prejudicar a absorção dos nutrientes dos alimentos.

Possíveis prejuízos à saúde
A relação entre a ingestão de bebidas gaseificadas e diversos problemas de saúde está sendo estudada faz tempo. O consumo regular estaria ligado a descalcificação de ossos e dentes, obesidade, problemas digestivos e até celulite, mas ainda não há estudos científicos conclusivos a respeito desses danos.

Cuidado com as versões zero
Muita gente acha que as bebidas sem açúcar são melhores ou estão liberadas para consumo porque não têm calorias. No entanto, refrigerantes e águas com sabor que se encaixam nessa categoria acabam recebendo adoçantes artificiais e a maioria é ainda mais rica em sódio do que a versão normal.

Refrigerantes orgânicos são boas apostas
Eles são feitos basicamente de uma mistura de suco de fruta, água gaseificada e açúcar orgânico e não têm sódio, conservantes ou corantes. Mas é preciso ficar atento às calorias, pois algumas dessas bebidas são adoçadas artificialmente.

Água tônica com parcimônia
A bebida tem quinino, uma substância extraída da árvore Cinchona calisaya, que já foi bastante utilizada para fins medicinais. A quantidade presente na água tônica, porém, serve apenas para deixá-la mais amarga, o que leva à necessidade de ser adoçada. No caso da versão zero, a lógica é a mesma dos outros refrigerantes, ou seja, contém adoçantes artificiais e bastante sódio.

Água que não é só água
A composição das águas saborizadas varia de uma marca para outra. Algumas versões são feitas apenas com água mineral gaseificada e aroma de frutas, enquanto outras levam sódio, adoçantes e conservantes. Por isso, ler a lista de ingredientes é fundamental. A água com gás, por sua vez, contém os mesmos micronutrientes que a água natural, com a diferença de haver adição de gás carbônico.

Compare os ingredientes
Como a composição dessas bebidas varia bastante, é importante estudar as informações nutricionais e colocar no carrinho aquelas que têm menos açúcar, sódio, carboidratos e conservantes.

Embalagens
As de vidro são as melhores. O material conserva o conteúdo de forma mais adequada, pois é impermeável e não há risco de oxidação, como pode acontecer com as latas. Mas seja qual for a embalagem escolhida, é importante que esteja intacta. A forma como o produto fica estocado no ponto de venda também precisa ser observada: tem que ser limpo, com temperatura amena e sem a incidência direta da luz do sol.

Cuidado com a higiene
Enquanto estão armazenados em estoque, os produtos podem entrar em contato com todo tipo de sujeira e microrganismos, o que pode levar a contaminação e provocar sintomas como diarreia e vômito em quem consumir. Por isso, antes de abrir qualquer embalagem o ideal é lavá-la com água corrente e sabão.

Informação nutricional

Refrigerante de cola normal

  • Porção 1 copo (250 ml)
  • Valor energético: 106 kcal
  • Carboidratos: 27 g
  • Sódio: 13 mg

Refrigerante de cola zero

  • Porção 1 copo (250 ml)
  • Valor energético: 0 kcal
  • Carboidratos: 0 g
  • Sódio: 35 mg

Refrigerante de guaraná normal

  • Porção 1 copo (250 ml)
  • Valor energético: 66 kcal
  • Carboidratos: 16 g
  • Sódio: 25 mg

Refrigerante de guaraná zero

  • Porção 1 copo (250 ml)
  • Valor energético: 0 kcal
  • Carboidratos: 0 g
  • Sódio: 43 mg

Água tônica

  • Porção 1 copo (250 ml)
  • Valor energético: 93 kcal
  • Carboidratos: 22 g
  • Sódio: 1 mg

Refrigerante orgânico sabor guaraná

  • Porção 1 copo (250 ml)
  • Valor energético: 68 kcal
  • Carboidratos: 17 g
  • Sódio: 0 mg

Refrigerante orgânico sabor guaraná baixa caloria

  • Porção 1 copo (250 ml)
  • Valor energético: 40 kcal
  • Carboidratos: 9 g
  • Sódio: 0 mg

Água saborizada

  • Porção 1 copo (250 ml)
  • Valor energético: 0 kcal
  • Carboidratos: 0 g
  • Sódio: 107 mg

Fontes: Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), e Karina Hatano, médica do esporte do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte (SP), pós-graduada em nutrologia pela ABRAN e médica da seleção brasileira de natação.

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