Melhora circulação e ajuda a controlar pressão: os benefícios do wasabi

Ler resumo da notícia
O wasabi é uma planta originária do Japão, pertencente à família das crucíferas. A raiz da planta é ralada ou moída e se transforma em uma pasta verde com sabor picante e intenso, bastante utilizado na culinária japonesa e em pratos, como sushi e sashimi.
O alimento é uma boa fonte de vitaminas, como C e B6, além de potássio, magnésio, cálcio e fibras. Também contém antioxidantes e compostos sulfurados que contribuem para os seus benefícios à saúde.
Vale ressaltar que o verdadeiro wasabi é raro e tem um custo bastante elevado, sendo frequentemente substituído por uma mistura de raiz-forte e corante verde.
1. Faz bem para a digestão
Os isotiocianatos, compostos presentes no wasabi, estimulam a produção de enzimas digestivas, facilitando a quebra de proteínas e gorduras. Além disso, o consumo de wasabi pode ajudar a reduzir o crescimento de bactérias prejudiciais no sistema digestivo, promovendo benefícios à saúde intestinal.
2. Contribui para a melhora da circulação
O wasabi contém compostos que ajudam a reduzir a agregação plaquetária, tornando o sangue mais fluido e, assim, diminuindo o risco de coágulos. No entanto, esse efeito é leve e não substitui hábitos saudáveis para a circulação, nem tratamentos médicos quando necessários.
3. Contém propriedades anti-inflamatórias
Pode contribuir para a redução de inflamações crônicas no corpo, como aquelas relacionadas a doenças cardiovasculares e articulares.
4. É fonte de antioxidantes
Rico em antioxidantes, como flavonoides e isotiocianatos, o wasabi auxilia na neutralização dos radicais livres e na redução do estresse oxidativo, o que pode contribuir para a prevenção do envelhecimento celular e de doenças crônicas.
5. Combate infecções
De uma maneira geral, o wasabi tem ação antimicrobiana, especialmente contra bactérias como Escherichia coli e Staphylococcus aureus, podendo contribuir para a redução do risco de infecções alimentares. Esse efeito é um dos motivos pelos quais o wasabi é tradicionalmente servido com sushi. Porém, este efeito não substitui a utilização de antibióticos, quando necessário.
6. Contribui com o controle da pressão
O wasabi tem um leve efeito vasodilatador, ajudando no relaxamento dos vasos sanguíneos, o que contribui para a redução da pressão arterial.
7. Reforça o sistema imunológico
Devido aos seus compostos antioxidantes e antimicrobianos, o wasabi pode fortalecer o sistema imunológico, tornando o corpo mais resistente a infecções e doenças.
8. Auxilia no controle do colesterol
Os isotiocianatos presentes no wasabi podem contribuir para a redução dos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol bom), promovendo a saúde do coração.
Contraindicações
Quando consumido em excesso, o wasabi pode provocar irritação no trato gastrointestinal, provocando azia, diarreia ou desconforto estomacal. Além disso, pode causar irritação nas mucosas do nariz e da garganta.
Pessoas com condições digestivas, como gastrite ou refluxo, devem ingerir com moderação.
Como consumir?
O wasabi é geralmente consumido em pequenas porções, como acompanhamento de pratos como sushi e sashimi. Também pode ser adicionado a molhos, marinadas ou até mesmo a pratos como sopas para intensificar o sabor.
Embora não haja uma quantidade exata recomendada, normalmente doses de 2 a 5 gramas por refeição são consideradas seguras.
Fonte: Isolda Prado, nutróloga, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) e professora de nutrologia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.