Topo

5 brinquedos fáceis de fazer com "lixo" para a diversão das crianças

Papelão e pregadores ajudam a contar a história de "Os Três Porquinhos", um clássico infantil - Estéfi Machado
Papelão e pregadores ajudam a contar a história de "Os Três Porquinhos", um clássico infantil
Imagem: Estéfi Machado

Carol Scolforo

Colaboração para Nossa

05/02/2021 04h00

Comece hoje mesmo a guardar lixo. Sim, isso mesmo. Como aqueles rolinhos de papel higiênico ou as caixas de ovos que vão para o cesto de reciclados. A multiartista Estéfi Machado é quem aconselha a se jogar nas atividades com as crianças fazendo brinquedos a partir de materiais simples, que todo mundo tem em casa e descarta.

Zeca Camargo conversou com a designer no último programa Brasil com Zeca sobre a quarentena criativa com as crianças — um assunto que pode ajudar muitos pais e mães a manter o distanciamento social ainda necessário nesses tempos.

Abaixo, ela ensina a criar cinco brinquedos usando palitos, rolinhos, pregadores de roupa, retalhos, galhos, folhas e reciclados em geral. Separe uma tesoura boa, cola e fita crepe. "Guarde o lixo reciclável e ele será seu arsenal de brincadeiras por muito tempo", diz a influenciadora digital à frente do perfil @blog.estefi.machado.

1 - Passarinho de pregadores

Recorte papelão de alguma caixa de delivery em formato de passarinhos, pinte os bicos e olhos. Para fazer os rabinhos Estéfi usou duas folhas secas. Depois, ela colou as aves em pregadores, transformados em patas. Para finalizar, colou com cola quente em um galho de árvore pequeno.

2 - Carimbos de isopor que iria para o lixo

Pegue o fundo daquelas bandejinhas de isopor que geralmente vêm os frios, alimentos, limpe e faça desenhos com caneta normal mesmo, colocando um pouco de pressão. A caneta marca o isopor e na hora de passar a tinta, aquilo vai aparecer no carimbo. Com latinhas de batatinha, Estéfi fez um suporte pros carimbos. "Mas é pura firula, não precisa!", ri. Passe o carimbo em tinta comum ou até corante alimentício e estampe o que quiser.

3 - Lobo mau e os três porquinhos

Para contar esse clássico infantil, Estéfi usou papelão, papel colorido, canetinha e pregadores. Veja as imagens e inspire-se para recortar e colar as formas.

4 - Cabana para os bonecos

Bonecos e bonecas pequenos têm uma missão no fim de semana: acampar nesta barraca com árvore feita por Estéfi. Para isso ela usou três triângulos de papelão, dois 2 palitos de churrasco (para a cabana). Em frente a ela há um sleeping feito de papelão ondulado, com guardanapo para o cobertor. Com palito de fósforo faz-se a fogueira e o rolo de papel higiênico se tornou uma árvore.

5 - Dedoches de caixa de ovo

No mercado, escolha caixas de ovos de papel: é nelas que sua imaginação terá de enxergar cabeças de ratos, ursos e até raposas que se encaixam nos dedos. Para esse brinquedo é preciso recortar usando a criatividade mesmo, testando e errando. "Escute as caixas de ovos. Sempre. Na grande maioria das vezes é só olhar que tá tudo lá", recomenda Estéfi. Baseie-se nas imagens e faça os seus bichos.