Topo

Com time misto, Flamengo vence o Volta Redonda e conquista a Taça Guanabara

Jogadores do Flamengo comemoram título da Taça Guanabara após partida contra o Volta Redonda - Thiago Ribeiro/AGIF
Jogadores do Flamengo comemoram título da Taça Guanabara após partida contra o Volta Redonda Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/04/2021 21h01

O Flamengo venceu o Volta Redonda por 2 a 1 e conquistou a Taça Guanabara nesta noite, no Maracanã. O jogo da última rodada colocou líder e vice-líder frente a frente, e o time rubro-negro levou a melhor e ultrapassou o rival na tabela: 23 pontos a 21. É a 23ª vez que o Rubro-Negro fatura a Taça Guanabara, o primeiro turno do campeonato estadual.

Flamengo e Volta Redonda já estavam classificados para a semifinal do Campeonato Carioca. Resta saber quais serão os confrontos da próxima fase. O Fluminense, quarto colocado, joga amanhã contra o Madureira e pode pular para segundo lugar caso vença. Se perder ou empatar, haverá Fla-Flu em uma das semis. Já a outra seria disputada entre Portuguesa e Volta Redonda.

Após o título da Taça Guanabara, o Flamengo volta a pensar na Copa Libertadores. Os jogos da semifinal do Campeonato Carioca serão realizados nos dois próximos fins de semana.

Com time misto, Flamengo sofre para criar

Rogério Ceni poupou diversos titulares por conta da sequência de partidas. O Flamengo volta a jogar na terça-feira, pela Copa Libertadores, contra o Unión La Calera. O treinador apostou em Gabigol e Pedro juntos no ataque, com Michael e Vitinho abastecendo a dupla. A estratégia, porém, não funcionou durante o primeiro tempo e o time quase não levou perigo.

Michael abre o placar no Maracanã

Quando o primeiro tempo parecia encaminhar para um 0 a 0, o Flamengo abriu o placar. Aos 45, Michael recebeu passe de Gustavo Henrique, chutou e contou com a ajuda do goleiro Andrey para abrir o placar.

Gol acende o Volta Redonda, que empata em seguida

O Volta Redonda precisou sofrer um gol para tentar as jogadas ofensivas. Se durante quase todo o primeiro tempo o time se contentou apenas em marcar o Flamengo, nos acréscimos aventurou-se no ataque. Já aos 49, após cobrança de escanteio, Bruno Barra aproveitou a sobra dentro da área e finalizou sem chances para Diego Alves.

Flamengo volta e enfrentar retranca

Com o placar empatado, o Volta Redonda retornou para a estratégia inicial: ficar fechado e apostar na velocidade de Alef Manga nos contra-ataques. O Flamengo trocava passes para encontrar espaços e conseguia rondar a área adversária e assustou em cobrança de falta de Vitinho.

Vitinho põe o Flamengo na frente

Não demorou para Vitinho aparecer bem novamente. E desta vez foi fatal: ele recebeu de Matheuzinho na entrada da área e, livre, finalizou com força no canto esquerdo do goleiro Andrey para fazer 2 a 1.

Volta Redonda não mostra forças para empatar

Após ficar em desvantagem, o Volta Redonda não conseguiu criar lances de perigo em busca do empate. O técnico Neto Colucci fez substituições para deixar a equipe mais ofensiva, mas não teve sucesso. Do outro lado, Rogério Ceni colocou jogadores considerados titulares ao longo do segundo tempo, e o Flamengo administrou o placar para conquistar a Taça Guanabara.

Seu Denir levanta a taça

Com quase 40 anos de serviços prestados ao Flamengo, o massagista Adenir Silva, mais conhecido como Denir, foi quem levantou o troféu da Taça Guanabara. Ele recebeu a peça das mãos do goleiro Diego Alves, que ao lado de Diego e Everton Ribeiro, forma o "trio de capitães" que, costumeiramente, ergue as conquistas.

FLAMENGO 2 x 1 VOLTA REDONDA

Data: 24 de abril de 2021, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
Cartões amarelos: Bruno Viana, Arrascaeta, Renê (Flamengo); Oliveira e Luiz Paulo (Volta Redonda)
Gols: Michael, aos 45 minutos do 1º tempo; Bruno Barra, aos 49 minutos do 1º tempo; Vitinho, aos 17 minutos do 2º tempo.

FLAMENGO: Diego Alves, Matheuzinho, Gustavo Henrique, Bruno Viana e Renê; Willian Arão, Gérson (Diego), Vitinho (Arrascaeta) e Michael (Everton Ribeiro); Gabigol (Bruno Henrique) e Pedro (Rodrigo Muniz). Técnico: Rogério Ceni.

VOLTA REDONDA: Andrey; Oliveira, Heitor, Gabriel Pereira e Luiz Paulo; Bruno Barra (Guilherme Eulálio), Emerson Junior (Caio Vitor), Hiroshi (Marcos Bebê) e Luciano Naninho (Wallisson); Alef Manga e João Carlos (Jô). Técnico: Neto Colucci.