Rafael Reis

Rafael Reis

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Elenco do Flamengo acumula 398 jogos de seleção; confira ranking por times

Pelo terceiro ano consecutivo, o Flamengo conta com o elenco de maior experiência internacional do futebol brasileiro.

O grupo de jogadores da equipe carioca, que está na decisão da Copa do Brasil e sonha com uma vitória sobre o Atlético-MG para conquistar o título e impedir que a temporada seja classificada como decepcionante, soma nada menos que 398 partidas em seleções adultas.

Quinze atletas atualmente sob comando do técnico Filipe Luís já foram a campo pelo menos uma vez pelas equipes nacionais dos seus respectivos países. O recordista é o zagueiro David Luiz, que atuou 57 vezes pelo Brasil e disputou a Copa do Mundo-2014.

Na Data Fifa do mês passado, o Flamengo cedeu sete jogadores para a rodada dupla das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo. Fabrício Bruno e Gerson defenderam a seleção canarinho, Giorgian de Arrascaeta, Guillermo Varela e Nicolás de la Cruz foram chamados pelo Uruguai, Erick Pulgar esteve a serviço do Chile e Gonzalo Plata atuou pelo Equador.

Sempre Flamengo

Desde que o "Blog do Rafael Reis" começou a fazer esse levantamento, o Flamengo sempre apareceu na primeira posição.

Em 2022, o ano de estreia do estudo, o elenco rubro-negro tinha 434 jogos por seleções no currículo. O número encolheu considervalmente para 280 na temporada passada. Agora, registrou um belo crescimento superior a 42%.

Corinthians e Atlético-MG são os companheiros do Fla no pódio dos grupos mais experimentados do futebol brasileiro. Os paulistas, que contam com o peruano André Carillo e Memphis Depay, têm 338 partidas acumuladas, contra 305 dos mineiros, de Hulk e Paulinho.

Palmeiras fora do top 10

Apesar de ser um dos candidatos ao título brasileiro deste ano, o vice-líder Palmeiras sequer aparece no top 10 de elencos mais acostumados a jogar por seleções do futebol nacional.

Continua após a publicidade

Com 131 partidas internacionais no currículo (metade delas do capitão paraguaio Gustavo Gómez), a equipe comandada pelo português Abel Ferreira ocupa somente a 13ª colocação no ranking.

O grupo palmeirense tem menos partidas acumuladas no futebol de seleções até mesmo que o Santos (242), que atualmente disputa a segunda divisão nacional. Fluminense, São Paulo, Grêmio, Botafogo, Internacional, Vasco, Criciúma e Atlético-GO também superam os números de experiência alviverde.

Elencos brasileiros com mais jogos de seleção

1 - Flamengo: 398 partidas
2 - Corinthians: 338 partidas
3 - Atlético-MG: 305 partidas
4 - Fluminense: 261 partidas
5 - Santos: 242 partidas
6 - São Paulo: 236 partidas
7 - Grêmio: 232 partidas
8 - Botafogo: 210 partidas
9 - Internacional: 192 partidas
10 - Vasco: 168 partidas

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

1 comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Antonio Carlos dos Ramos Marques

Esta estatística não significa absolutamente nada. Usa-se indicadores, valores numéricos que indicam alguma coisa, dá direção para tomada de decisão. O que significa o Corinthians em segundo e o Botafogo em 8, sendo que o Corinthians só passou sufoco no ano, não ganhou nada e o Botafogo chega líder do Brasileiro e Finalista da Libertadores, Santos 5 e Palmeiras 13, Santos voltando da serie B e Palmeiras supercampeão nos últimos anos, vice do Brasileiro atual e campeão Paulista. Esse numero deveria indicar que esta esta na frente tem jogadores mais qualificados, mas esta esta longe da verdade absoluta. Acho que os próprios números provam que não servem para nada.

Denunciar