Libertadores: Brasil decola e pode chegar a recorde de títulos já em 2025
Em 2025, o futebol brasileiro poderá enfim alcançar a Argentina no posto de maior campeão da história da Copa Libertadores da América.
Com a definição de que Atlético-MG e Botafogo farão a final deste ano, o país pentacampeão mundial já sabe que trará para casa o seu 24º troféu da principal competição interclubes do continente, o sexto consecutivo.
Assim, a terra de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo e Ronaldinho ficará a apenas uma conquista da nação de Diego Maradona, Lionel Messi e Alfredo di Stéfano e, consequentemente, do recorde de títulos.
Ou seja, o empate no topo do ranking dos maiores campeões poderá ser atingido já na próxima temporada.
Classificação e jogos
Maior hegemonia do mundo
A perseguição brasileira ao recorde da Argentina vem ganhando força desde a década de 1990, mas se intensificou nos últimos anos com o domínio recente construído pelo país na Libertadores.
As cinco últimas edições do torneio tiveram o mesmo desfecho e terminaram com um clube do Brasil levantando a taça, assim como acontecerá neste ano. O Flamengo foi campeão em 2019 e 2022, o Palmeiras ficou com o título em 2020 e 2021 e o Fluminense levou a melhor na temporada passada.
Nenhuma outra competição continental no formato de Liga dos Campeões, como é a Libertadores, possui atualmente uma hegemonia tão longa e gritante quanto a do futebol canarinho no cenário sul-americano.
Nem mesmo México e Nova Zelândia, que costumam dominar o futebol dos seus continentes, vivem hoje uma situação de controle tão gritante assim. Cada um deles venceu quatro das cinco "Champions" mais recentes das quais participam.
Além do número de títulos, o Brasil ostenta ainda a expressiva marca de quase 80% de sucesso em mata-matas contra times estrangeiros nos últimos cinco anos de Libertadores.
Com as vitórias de Atlético-MG e Botafogo sobre River Plate e Peñarol, respectivamente, os clubes do país saíram vencedores de nada menos que 44 dos últimos 56 confrontos eliminatórios frente a equipes de outras nações dos quais participaram.
Festa na casa deles
Para completar a festa brasileira na Libertadores, desta vez ela acontecerá justamente em um palco argentino.
A final do torneio continental, marcada para o dia 30 de novembro, está agendada para o estádio Más Monumental, casa do River Plate, em Buenos Aires.
Até houve rumores de que a Conmebol poderia trocar o local da decisão para facilitar a vida dos torcedores brasileiros e evitar um possível fracasso de público. Mas a entidade descartou essa possibilidade e bancou a decisão.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberEsta será a primeira vez que um clube brasileiro irá festejar um título de Libertadores na Argentina desde que o Grêmio venceu as duas partidas da decisão contra o Lanús, em 2017, e levantou o troféu na região metropolitana da capital portenha.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.