7 veteranos brasileiros no exterior para seu clube repatriar no 2º semestre
Ler resumo da notícia

No futebol atual, idade muitas vezes é um número que não significa muita coisa. Principalmente quando estamos falando de jogadores de alto nível técnico e que construíram carreiras das mais interessantes no primeiro escalão do futebol mundial.
É por isso que os clubes brasileiros precisam ficar de olhos bem abertos nos jogadores já trintões nascidos por aqui e que estão há anos e mais anos no exterior. Talvez esse seja o momento ideal para repatriá-los.
O "Blog do Rafael Reis" apresenta abaixo sete veteranos brasileiros que atuam lá fora que seriam reforços bastante plausíveis para os times do futebol pentacampeão mundial no segundo semestre deste ano.
ROBERTO FIRMINO
Atacante, 33 anos, Al-Ahli (ARA)
É o nome do momento para voltar ao Brasil. Apesar de continuar com a camisa 10 e a faixa de capitão do Al-Ahli, o ex-atacante do Liverpool não foi inscrito no segundo turno do Campeonato Saudita e teve de se contentar em participar "apenas" da Liga dos Campeões da Ásia, competição na qual brilhou demais. O Corinthians já vem monitorando há um bom tempo a situação de Firmino e pode investir na sua contratação caso o jogador consiga uma liberação gratuita no Oriente Médio. O veterano está fora do Brasil desde o começo de 2011, quando trocou o Figueirense pelo Hoffenheim, da Alemanha, e iniciou sua trajetória internacional.
FRED
Meia, 32 anos, Fenerbahce (TUR)

Apesar de ter ficado com o rótulo de um dos símbolos do desempenho ruim da seleção na última Copa do Mundo, o meio-campista tem uma carreira bem sólida na Europa e seria um reforço de primeiro nível para qualquer clube brasileiro. Aos 32 anos, Fred continua com o vigor físico em alta e tem sido um dos destaques individuais do Fenerbahce nesta temporada. Até por isso e também pelo fato de ter mais dois anos de contrato pela frente, tirar o jogador da Turquia não é tarefa fácil e certamente exigirá o pagamento de uma bela indenização. De qualquer forma, para quem tem dinheiro para isso, vale a pena pelo menos considerar o investimento.
RODINEI
Lateral direito, 33 anos, Olympiacos (GRE)

Com a escassez de bons laterais-direitos no mercado, é até estranho que nenhum clube brasileiro ainda tenha ido à Grécia buscar Rodinei. Forte fisicamente e excelente no apoio, o jogador saiu em alta do Flamengo na virada de 2022 para 2023, continua mantendo a boa fase no Olympiacos, acabou de se sagrar campeão grego e distribuiu nada menos que 12 assistências nesta temporada. Ainda que o lateral tenha contrato até 2027, a situação econômica dos grandes clubes brasileiros hoje é melhor que a dos times gregos, o que possibilita que uma negociação aconteça.
JUBAL
Zagueiro, 31 anos, Auxerre (FRA)

Formado nas categorias de base do Santos, vive uma temporada dos sonhos na França. Mesmo jogando por um time pequeno, Jubal é um dos melhores zagueiros desta edição da Ligue 1 e também o terceiro artilheiro do Auxerre (seis gols) na temporada. Ainda por cima, o brasileiro está no último semestre de contrato. Ou seja, pode assinar com a equipe que bem entender para julho, sem necessidade de nenhum tipo de pagamento ao seu atual clube. Por tudo isso, o nome de Jubal deve ser bem comentado aqui no Brasil ao longo dos próximos meses -Botafogo, Corinthians e Internacional já foram apontados como possíveis destinos para o defensor.
WILLIAN ARÃO
Meia, 33 anos, Panathinaikos (GRE)

Antigo companheiro de Rodinei no Flamengo que ganhou quase tudo sob comando de Jorge Jesus, agora é rival do velho parceiro no futebol grego. Arão é quase sempre titular do Panathinaikos e até disputou uma competição europeia nesta temporada (foi eliminado pela Fiorentina nas oitavas de final da Conference League). Mas, ao contrário do lateral, o volante já está com vínculo no fim. Como seu contrato termina no meio do ano, ele inclusive já pode assinar com um novo time para defender a partir de julho -recentemente, Atlético-MG e São Paulo foram apontados como possíveis destinos para ele.
HERNANI
Meia, 31 anos, Parma (ITA)

Longe do futebol brasileiro há oito anos, o ex-jogador do Athletico-PR chegou a ter conversas com o Corinthians quando o Parma estava na segunda divisão italiana. Só que seu time acabou retornando à Série A, e Hernani esticou a permanência no Calcio. Agora, o Parma está novamente ameaçado de rebaixamento. E o futuro do meio-campista brasileiro acaba ficando em aberto mais uma vez. Embora ainda tenha mais um ano de contrato na Itália, o jogador pode negociar uma rescisão antecipada ou uma transferência em moldes mais convencionais. Nas últimas semanas, seu nome foi vinculado a Internacional e Santos.
THIAGO MENDES
Volante, 33 anos, Al-Rayyan (QAT)

O São Paulo passou a última janela de transferências inteira tentando convencer o volante a aceitar uma redução salarial para ser repatriado de imediato. Apesar de Thiago Mendes não ter se acertado com a diretoria a tempo de vestir a camisa tricolor ainda neste primeiro semestre, as portas do Morumbi continuam escancaradas para ele. Afinal, o contrato do volante com o Al-Rayyan termina em junho. E aí, o São Paulo encontrará um cenário econômico menos agressivo para efetuar a contratação do seu ex-jogador (já defendeu o clube em 2015 e 2016).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.