Carro ou barco? BYD lança SUV híbrido que consegue flutuar na água
Ler resumo da notícia
Esta é a newsletter Carros do Futuro. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email toda quarta. Conheça as demais newsletters do UOL. São cerca de 20 opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
********
Braço de luxo da BYD na China, a YangWang apresentou nesta semana seu mais recente SUV híbrido, batizado como U8. O veículo, com sua habilidade de 'giro de tanque', consegue navegar em águas profundas, inclusive em marcha a ré, o que seria impensável em qualquer situação de entrar água e não afogar o motor.
Em um vídeo divulgado pela DiscoverChinaAuto, o U8 é visto entrando em uma piscina gigante e, para o espanto dos espectadores, começa a flutuar.
Com um peso de 3.460 kg, o SUV híbrido demonstra sua capacidade de se manter à tona, enquanto seu sistema de quatro motores elétricos, com um total de 1.180 cavalos de potência, permite que o veículo se movimente na água. A façanha é realizada graças ao sistema de extensão de alcance que utiliza um motor de combustão de quatro cilindros, complementando o trem de força elétrico.
Quando o U8 atinge uma profundidade suficiente, sua frente pesada mergulha na água, enquanto a traseira permanece emergida, permitindo que o veículo flutue e se movimente com a ajuda de seus motores elétricos independentes.
O sistema de direção do U8 permite que ele manobre na água sem a necessidade de girar as rodas dianteiras, que seriam ineficazes sob tais condições. Em vez disso, o veículo utiliza sua capacidade de tração integral 'giro de tanque' para navegar, ajustando a potência entre as rodas conforme necessário para mudar de direção e acelerar.
Embora o processo seja lento, o U8 consegue avançar, executar uma manobra de três pontos e sair da água com sucesso. A BYD afirma que o SUV pode permanecer flutuando por até 30 minutos, uma margem de segurança impressionante para situações de emergência.
Apesar da demonstração, é preocupante a quantidade de água que escorre das soleiras das portas e da tampa do porta-malas do U8, um lembrete de que, embora o veículo possa flutuar, ele não é completamente selado contra a entrada de água.
No entanto, em uma situação de emergência, como uma inundação repentina, a capacidade de flutuação do U8 pode ser um recurso vital para a segurança dos passageiros.
Com a promessa de entregas na China já para este ano, o U8 Premium Edition tem um preço inicial equivalente a pouco mais de R$ 913 mil. O modelo ainda oferece carregamento rápido de até 110 kW, permitindo um reabastecimento de 30 a 80% em apenas 18 minutos.
Para aqueles que preferem a conveniência do carregamento sem fio, o U8 vem equipado com três pontos de carregamento sem fio que permitem uma carga de 50 kW, permitindo um reabastecimento eficiente e sem esforço.
A funcionalidade Vehicle-to-Load (V2L) do U8, com uma capacidade de 6 kW, transforma o SUV em uma fonte de energia móvel, capaz de alimentar dispositivos eletrônicos por até 25 horas. O interior do U8 vem ainda com estofamento em couro, acabamento em madeira e uma profusão de telas.
UOL Carros recomenda
Governadores de 6 estados se opõem a Lula e rejeitam cobrar por novo DPVAT. Leia mais
6 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Reinaldo Tadeu Richter Pereira de Carvalho
VELHO DITADO "M* NÃO AFUNDA" !!! SÓ VAI EMBORA COM UMA LONGA E PODEROSA DISCARGA !!!
Marcio Mitsuishi
Para os dias de chuva de São Paulo... será um sucesso!
Cleiton do Prado Pereira
Ótimo para em dias de tempestades, ser levado para dentro do córrego, como são aliás os fuscas, brasílias, variantes, e todos os carros da VW que todos tem a mesma plataforma ou monobloco e flutuam, eu fiquei preso numa enchente na marginal do Tietê por poucos minutos, tinha uma Belina, abri a porta e deixei a água entrar ela desceu até a pista e passei a enchente e fui embora.