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OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bom e barato: 8 soluções simples e inteligentes já adotadas em carros

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Felipe Carvalho

Felipe Carvalho é administrador de empresas, consultor e primeiro "caçador de carros" profissional do país. Seu canal no YouTube dedicado a avaliações de achados automotivos tem mais de 100 mil inscritos. www.youtube.com/CarrosdoPortuga

Colunista do UOL

14/04/2022 04h00

Sempre que tenho contato com um carro diferente, procuro por soluções inteligentes que possam ter sido aplicadas nele. É mais comum que isso aconteça em modelos de luxo, onde o orçamento do projeto é mais folgado e em que mais equipamentos podem ser previstos.

Mas não faltam exemplos de carros mais simples, que teoricamente foram pensados para ter o menor custo de produção possível, com soluções baratas e inteligentes, que até poderiam ser mais difundidas em outros modelos.

Pensando nisso, decidi listar algumas dessas soluções, que chamaram minha atenção ao longo das inúmeras avaliações que já fiz.

Calotas do Kwid parecem rodas - Rodolfo Buhrer/Divulgação - Rodolfo Buhrer/Divulgação
Renault Kwid 2023
Imagem: Rodolfo Buhrer/Divulgação

Calotas que parecem rodas

O Renault Kwid é um ótimo exemplo de carro simples, daqueles que nem temos muitas expectativas de conforto ou desempenho. Para não parecer tão espartano, a Renault equipou algumas versões com calotas que cobrem perfeitamente as rodas de ferro, sugerindo a aparência de rodas de alumínio.

Tem quem reclame, mas eu acho uma ótima solução, inclusive bem mais barata em uma possível reposição em caso de alguma ralada. Vale lembrar que até mesmo o luxuoso Ford Edge, com enormes rodas de 20 polegadas, já usou da mesma solução.

Porta luvas Etios - Divulgação - Divulgação
Porta Luvas Etios
Imagem: Divulgação

"Geladeira" no porta-luvas

São raros os carros equipados com mini-geladeiras, e sempre são em modelos de alto luxo. A solução para carros mais simples é aproveitar o ar-condicionado em um ambiente menor, como o porta-luvas.

Geralmente é preciso uma saída de ar específica para isso, mas a Toyota foi mais inteligente e fez algo bem mais simples no Etios. Basta fechar o difusor de ar do lado direito que a ventilação será direcionada para dentro do porta-luvas. Pode até não ter a mesma eficiência de uma mini-geladeira, mas certamente ajudará a manter a temperatura de uma bebida ou alimento por mais tempo.

Porta copos Fit - Divulgação - Divulgação
Painel Fit 2009
Imagem: Divulgação

Porta-copos na ventilação

É do conhecimento de todos que devemos beber água várias vezes durante o dia. Quem passa muitas horas do dia dentro de um carro nem sempre consegue seguir essa recomendação, já que uma garrafinha de água pode esquentar em poucos minutos dentro de um veículo.

A Honda teve uma boa ideia no Fit ao colocar os porta-copos bem na frente dos difusores da ventilação. Dessa forma, o ar gelado do ar-condicionado ajuda a manter a temperatura da bebida.

Porta Objetos Jeep Renegade - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
Porta Objetos Jeep Renegade
Imagem: Simon Plestenjak/UOL

Porta-bolsa embaixo do banco

Jjá ouvi histórias de várias mulheres que tiveram suas bolsas furtadas quando estavam paradas no trânsito. Em todos os casos, ela estava visível no banco do passageiro, algo que certamente facilita o roubo.

Em carros como o Jeep Renegade, por exemplo, é possível levantar o assento do passageiro e guardar a bolsa ali, em um espaço que não é aproveitado pela maioria dos carros.

Suporte Smartphone Ford Ka - Divulgação - Divulgação
Suporte Smartphone Ford Ka
Imagem: Divulgação

Suporte para smartphone

As centrais multimídias estão cada vez mais presentes nos carros e não podemos negar a praticidade de ter as telas dos nossos smartphones espelhadas nelas.

Em carros sem multimídias ou com versões mais antigas sem a função de espelhamento, a solução mais comum é prender o smartphone em um suporte com ventosa no para-brisa, algo que prejudica a visibilidade e nem sempre oferece boa sustentação ao aparelho.

A Ford teve uma excelente ideia no Ford Ka ao oferecer um porta-objetos na parte de cima do painel, que pode ter a função de suporte de smartphone, bastando para isso regular a abertura da tampa.

Espelho retrovisor convexo - Divulgação - Divulgação
Espelho retrovisor convexo
Imagem: Divulgação

Retrovisor convexo

Já guiei vários carros com alertas de ponto cego nos retrovisores. São práticos, mas custam caro devido ao uso de sensores específicos para isso. Uma solução baratíssima, que poderia vir de série em todos os carros, seria o uso de espelhos convexos, que têm campo de visão bem maior que de espelhos planos.

O primeiro carro que me lembro de ter guiado com esse recurso foi um Fiat Siena 2001, e gostei bastante da solução. Pena que a Fiat usou esse recurso por pouco tempo.

Alça Porta Malas - Felipe Carvalho/Caçador de Carros - Felipe Carvalho/Caçador de Carros
Alça Porta Malas
Imagem: Felipe Carvalho/Caçador de Carros

Alça para fechar porta malas

Sempre que preciso fechar a tampa de um porta-malas procuro por alças internas que facilitam a ação. Não só pela comodidade, mas também para não deixar as marcas dos dedos na lataria do carro quando ele está limpo, ou então sujar os dedos quando o veículo está sujo.

Ter um espaço interno para puxar a tampa me parece algo extremamente simples e de baixo custo, mas é incrível como nem todos os carros possuem.

Banco Uno - Divulgação - Divulgação
Banco Uno
Imagem: Divulgação

Regulagem do banco por alavanca

Para que um carro consiga atender os mais diversos tipos corporais, é preciso de regulagens no banco, volante e cinto de segurança, mas nem sempre isso está presente nos modelos mais simples.

Um mecanismo para regular a altura do banco do motorista, por exemplo, certamente tem um custo que pode pesar na produção de um carro de entrada.

A Fiat tem uma solução que considero perfeita, desde os tempos da primeira geração do Uno. O banco tem uma alavanca que faz o assento subir quando é colocado para frente, ou descer quando é colocado para trás. O ajuste pode até não ser tão preciso, mas é simples e perfeito em carros de baixo custo.