BYD Song Premium: SUV híbrido traz mais potência e cara nova por R$ 300 mil

A BYD recentemente ampliou a família do SUV híbrido plug-in Song Plus.
Batizada com o sobrenome Premium, a novidade chega com nova frente e um conjunto mecânico mais potente, mais tração integral, para concorrer com as versões topo de linha do rival GWM Haval H6.
Confira a seguir a avaliação da novidade da BYD, que tem preço sugerido de R$ 299.800 na data de publicação desta reportagem - é cerca de R$ 60 mil mais cara na comparação com o Song Plus padrão, equipado com tração dianteira e que rende 235 cv de potência combinada, ante 324 cv do Song Plus Premium.
Desvendando o BYD Song Plus Premium
Design: o Song Plus Premium recebeu dianteira inspirada nos modelos da linha Ocean da BYD e o resultado ficou muito bom - lembra bastante a frente do sedã Seal, exibindo faróis full-LED bem afilados e grade minimalista, composta por quatro lâminas na parte inferior do para-choque.
Na traseira, as lanternas de LEDs ganharam novo arranjo interno de luzes. Como no Song Plus de entrada, as peças são unidas por uma barra iluminada por LEDs que atravessa a tampa do porta-malas, dotada de acionamento elétrico.
A frase "Build Your Dreams" foi retirada da traseira, onde se lê apenas a sigla BYD posicionada acima das lanternas - como em outros modelos mais recentes da marca chinesa.
Vida a bordo: medindo 4,77 m de comprimento, 1,89 m de largura e 2,76 m de distância entre-eixos, o Song Plus Premium tem o mesmo tamanho do Plus padrão e isso significa bom espaço interno
para até cinco ocupantes, especialmente no assento traseiro, cujo encosto pode ser reclinado.
A capacidade do porta-malas, por sua vez, é de bons 575 litros.
A cabine traz acabamento caprichado, com superfícies macias ao toque e bancos e painéis de portas revestidos com material sintético semelhante ao couro na cor branca com detalhes laranja - como no Song Plus mais simples.
Vale destacar a central multimídia com tela giratória de de 15,6 polegadas com interface intuitiva e boa resolução, trazendo conexão sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay.
O console central é novo, trazendo visual mais moderno na comparação com o Song Plus padrão, com acabamento preto brilhante nos botões e alavanca de câmbio pequena, que lembra a peça utilizada em modelos recentes da Porsche.
Ficou bem melhor.
A lista de comodidades a bordo é extensa e inclui bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas com saídas para o banco traseiro, sistema de som com dez alto-falantes e recarga de celulares por indução.
Segurança: o Song Plus Premium traz seis airbags e vem de série com um pacote completo de assistências à condução, como alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com manutenção de faixa - o carro é capaz de fazer curvas sozinho, mas esse sistema é desativado após alguns segundos se você não mantiver as mãos no volante.
Desempenho e autonomia: a adoção do turbo no motor 1.5 a gasolina, combinado com dois propulsores elétricos, um em cada eixo, representaram um incremento de 89 cv na comparação com o Song Plus convencional - cujo motor 1.5 a gasolina é aspirado e que traz apenas um propulsor elétrico, na dianteira.
Com 324 cv de potência combinada e tração integral, o Song Plus Premium traz respostas prontas ao pedal do acelerador - segundo a BYD, o SUV sai da imobilidade e chega a 100 km/h em 5,2 segundos, bom tempo, ainda mais considerando seu peso de duas toneladas.
A tração nas quatro rodas também ajuda a distribuir o torque de forma equilibrada, beneficiando a estabilidade.
As suspensões, como em outros modelos da BYD, são macias e privilegiam o conforto, absorvendo bem as irregularidades do piso.
Pessoalmente, preferia um ajuste um pouco mais rígido, para reduzir o balanço da carroceria nas frenagens e nas mudanças mais bruscas de trajetória - ainda que nada disso comprometa a segurança.
O Song Plus Premium traz as mesmas baterias com 18,3 kWh da versão padrão, o que, de acordo com o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), permite rodar 52 km no modo 100% elétrico - na cidade, onde a energia das frenagens e desacelerações é mais aproveitada para a recarga, é possível rodar até cerca de 70 km sem gastar combustível.
Vale destacar que o concorrente GWM Haval H6 PHEV 34 (R$ 286 mil) conta com baterias consideravelmente maiores, de 34 kWh e alcance de 116 km.
O modelo da BYD pode ser ajustado para usar o motor a gasolina para manter as baterias carregadas, enquanto a recarga na tomada pode ser feita apenas em corrente alternada com potência máxima de 6,6 kW - o modelo da GWM aceita carregadores com potência de até 48 kW em corrente contínua.
Equipamentos: vem de série com volante ajustável em altura e profundidade, bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação, teto solar panorâmico, som premium com dez alto-falantes, painel com tela customizável de 12,3 polegadas, central multimídia giratória com tela de 15,6 polegadas, conexão sem fio de celulares via Android Auto e Apple CarPlay, recarga de celulares por indução, bancos revestidos com couro sintético, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão, frenagem automática de emergência, sistema ativo de manutenção de faixa, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro com frenagem autônoma, comutação automática do farol alto, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, ar-condicionado digital de duas zonas, rodas de liga leve de 19 polegadas, carregamento de celular por indução, sensor crepuscular, head-up display, câmeras "360 graus" de alta resolução, GPS integrado, chave presencial e faróis e lanternas de LEDs.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

BYD Song Plus Premium
Preço
R$ 299.800Pontos Positivos
- Espaço interno
- Pacote de equipamentos de conforto e segurança
- Design
- Desempenho
Pontos Negativos
- Concorrência traz baterias com maior capacidade do sistema híbrido
- Não aceita carregadores mais potentes
Veredito
O BYD Song Plus Premium traz visual renovado, tração integral e conjunto mecânico mais potente, o que representa uma evolução considerável em relação ao Song Plus convencional e acréscimo de R$ 60 mil no preço. É um SUV confortável, tecnológico e com bom desempenho, oferecendo a possibilidade de rodar cerca de 50 km ou até um pouco mais sem gastar nada de combustível. Por outro lado, a suspensão poderia balançar um pouco menos e a recarga das baterias poderia ser mais rápida.
Motorização
Motor 1.5 turbo a gasolina combinado com dois motores elétricos (um em cada eixo)
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
324 cv (combinada)
Torque (kgf.m)
22,4 kgfm (motor a combustão) / 30,6 kgfm (motor elétrico dianteiro) / 30,6 kgfm (motor elétrico traseiro)
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
5,2 segundos
Velocidade máxima (km/h)
180 km/h
Consumo cidade (km/l)
0,61 MJ/km (combinado)
Consumo estrada (km/l)
0,61 MJ/km (combinado)
Câmbio
Automático transeixo
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Independente, multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos
Pneus
235/50R19
Rodas
19 polegadas
Altura (mm)
1.670 mm
Comprimento (mm)
4.775 mm
Entre-eixos (mm)
2.765 mm
Largura (mm)
1.890 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.020 em ordem de marcha
Porta-malas (L)
574 litros
Tanque (L)
57 litros
10.000 km
R$ 950
20.000 km
R$ 1.330
30.000 km
R$ 950
40.000 km
R$ 2.720
50.000 km
R$ 950
60.000 km
R$ 2.280
Garantia
6 anos sem limite de quilometragem para uso particular / 8 anos para as baterias do sistema híbrido
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.