Topo

Blocos de Rua

Elba e Alceu unem pernambucanos no Carnaval de São Paulo

Sara Puerta

Colaboração para o UOL, de São Paulo

15/02/2020 18h09

Com a dupla Elba Ramalho e Alceu Valença e seus blocos Frevo Mulher e Bicho Maluco Beleza, ambos nomes de músicas famosas dos artistas, ela paraibana e ele pernambucano, fizeram um grande encontro neste sábado, no pré Carnaval de São Paulo.

Enquanto Elba Ramalho se apresentava, os foliões se preparavam para ouvir os sinais de Alceu Valença. Além de diversas bandeiras do estado, camisetas, chapéus, sombrinhas de Olinda e roupas do cangaço, Pernambuco estava em alta com a presença massiva dos foliões nascidos no estado.

Há quatro anos o grupo de Palmerina, que mora em São Paulo há quinze anos, se reúne no bloco do Alceu. O professor Lucas Figueiredo, 27, é o responsável por juntar as pessoas.

"Já é tradicional para nós. Um ponto de encontro para reverenciar nossa terra.", conta ele.

Para a pernambucana Andreia Oliveira, 39, assistente administrativa, que mora há 15 anos em São Paulo, o Carnaval da cidade se tornou referência.

"Fico muito feliz que todo ano aconteça o bloco do Alceu aqui. É muita energia e é muito tradicional para os pernambucanos", diz.

A professora Aline Duarte, que mora em São Paulo há 24 anos, e já curtiu o Carnaval nos dois estados, compara: "Em Recife as pessoas se fantasiam muito mais do que em São Paulo, e toca frevo e marchinhas, porque é muito mais tradicional. Aqui em São Paulo toca funk, sertanejo, o que não é ruim, afinal agrada todos os gostos".

Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior deste texto informava que Elba Ramalho é pernambucana, mas a cantora é paraibana. A informação foi corrigida.

Blocos de Rua