Topo

Blocos de Rua

Com chuva e em paz, Monobloco celebra seus 20 anos e o aniversário do Rio

Thiago Camara

Colaboração para o UOL, do Rio de Janeiro

01/03/2020 10h18Atualizada em 01/03/2020 15h23

Com tempo nublado e em clima de paz, o Monobloco fez seu vigésimo Carnaval, o primeiro da sua história com chuva. Desde sábado à noite, chove em vários pontos do Rio de Janeiro, mas isso não assustou os foliões cariocas que se despencaram até o centro da cidade para curtir os últimos suspiros da folia de momo. Além dos 20 anos do bloco, neste domingo, 1º de março, a cidade do Rio de Janeiro completa 455 anos.

Segundo a Riotur, órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro, 145 mil foliões acompanharam o Monobloco na manhã deste domingo.

"Foi uma feliz coincidência a gente sair da Rua Primeiro de Março, no dia 1º de março. Não sei daqui a quantos séculos isso vai acontecer de novo", disse Pedro Luís, um dos fundadores do Monobloco.

Antes do desfile, a cantora Thais Macedo, Rainha do bloco, disse ao UOL que não haveria temporal que atrapalhasse o desfile. "Foi de arrepiar, a galera enfrentou a chuva e veio curtir com a gente, com energia positiva, sem confusão. Foi só alegria". E, de fato, a tranquila passagem do Monobloco de 2020 lembrou os primeiros desfiles, lá no início da década 2000, quando ele ainda não tinha se tornado um megabloco e fazia sua apresentação na orla.

"O Monobloco sempre faz memória aos nossos e a todos os Carnavais, com a diversidade musical que a gente apresenta", disse Pedro Luís.

Com 250 batuqueiros das oficinas realizadas pelo Monobloco do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo, o Monobloco agitou os foliões com samba, rock, MPB e funk. Ninguém ficou parado no bailão que se transformou o Centro do Rio.

"O Monobloco é outro patamar. Não existe Carnaval sem ele", explica o comerciante Sérgio Cabral, de 33 anos, há dez frequentador assíduo dos desfiles de domingo pós-Carnaval.

Ao som de "Parabéns Pra Você" e "Cidade Maravilhosa", o Monobloco encerra seu desfile, com uma boa fama que vem de outros Carnavais.

Blocos de Rua