Topo

Blocos de Rua

Rio não terá Carnaval de rua em 2021, decide comissão

Monobloco, tradicional bloco carnavalesco do Rio de Janeiro - Marcelo de Jesus/UOL
Monobloco, tradicional bloco carnavalesco do Rio de Janeiro Imagem: Marcelo de Jesus/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/10/2020 15h20

Em uma reunião virtual na última terça-feira, uma comissão formada por representantes dos blocos de rua e da Riotur, além de especialistas em saúde e em segurança pública, decidiu que não haverá Carnaval de rua no Rio de Janeiro em 2021.

Segundo o G1, os participantes da reunião concordaram que não seria viável nem seguro realizar os eventos do Carnaval de rua carioca durante a pandemia do coronavírus, que já matou mais de 150 mil no país.

Roberto Medronho, infectologista e professor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), chegou a levantar a possibilidade de realizar os eventos do Carnaval no segundo semestre de 2021.

A minha avaliação é que, tendo a vacina e uma cobertura vacinal adequada, e ela sendo segura e eficaz, nós poderíamos fazer não em julho, mas em meados do segundo semestre, como outubro.
Roberto Medronho sugere Carnaval fora de época

Os representantes dos blocos, enquanto isso, disseram que vão pensar em campanhas e ações alternativas para a festa do ano que vem.

Podemos trabalhar no campo da prevenção. E, entre nós, grupos de carnaval, pensarmos no que podemos fazer no campo simbólico das lives e outras manifestações."
Rita Fernandes, presidente da Associação dos Blocos de Carnaval do Rio de Janeiro

Blocos de Rua