Topo

Blocos de Rua

Pré-Carnaval tem LED, Belchior, "noivas" solteiras e ação por "corpo livre"

Amarrar cordões de lâmpada LED sobre a roupa vira tendência para o Carnaval - Jardiel Carvalho/UOL
Amarrar cordões de lâmpada LED sobre a roupa vira tendência para o Carnaval Imagem: Jardiel Carvalho/UOL

Do UOL

Em São Paulo

03/02/2020 04h00

Chuva e folia se misturaram em mais um fim de semana de pré-Carnaval em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na contagem regressiva para o Carnaval, blocos de rua fazem seus ensaios, artistas famosos realizam shows, escolas de samba aquecem a bateria em suas quadras e no sambódromo... E a galera inova no look!

Veja o que rolou nesse fim de semana.

Na dúvida sobre o look? Use LED, está na moda!

LED no Carnaval

Vem aí mais uma tendência para o Carnaval: jogar cordões de lâmpada LED sobre a roupa. E o melhor: fica lindo para os blocos de rua à noite.

"Perguntei para um amigo o que poderia vestir. E ele disse: 'você poderia usar algo com luz'. Aí fui até a lojinha do chinês no bairro. Na hora que testei não tive dúvidas: era a mesma paleta de cor da minha blusa", conta analista financeira Maria Helena Aguiar.

"Corpo livre": ação por aceitação do corpo faz sucesso

Movimento corpo livre - Luciola Villela / UOL - Luciola Villela / UOL
Imagem: Luciola Villela / UOL

Uma ação com influenciadoras body positive (movimento para incentivar as pessoas a se amar como são) chamou atenção de quem curtiu o Festival Spanta, sábado à noite, no Rio de Janeiro. Um grupo de mulheres ostentou muito brilho nas roupas, além de brincos com a mensagem "corpo livre" e arcos com a palavra "gostosa".

"Resolvemos fazer essa ação para levar meninas com corpo body positive, considerado por grande parte da sociedade como fora do padrão, para o espaço comum. A ideia é incentivar pessoas a se amarem da forma que são", contou Ana Garcia, idealizadora da ação.

Bigode em alta! Belchior também está no Carnaval

Bloco do Belchior - Nelson Antoine / UOL - Nelson Antoine / UOL
Imagem: Nelson Antoine / UOL

Belchior reina soberano - inclusive no Carnaval - quase três anos após a sua morte. O bloco de rua "Ano Passado Eu Morri, Mas esse ano eu não Morro", que homenageia o músico cearense - o nome do bloco é um trecho da música "Sujeito de Sorte" - arrastou seguidores de Belchior a um ensaio numa casa de shows em São Paulo.

"Belchior é um ícone. Como tudo que é cíclico, ele está aí influenciando pessoas. E como essa geração atual está buscando novos valores, é natural olhar para o passado para evoluir", opina a empreendedora Simone Cyrineu, de 35 anos.

"Noivas" solteiras dão match no bloco Casa Comigo

Casa Comigo - Edson Lopes Jr. / UOL - Edson Lopes Jr. / UOL
Imagem: Edson Lopes Jr. / UOL

O bloco Casa Comigo é um dos mais badalados e procurados no Carnaval paulistano. A fantasia que domina é a de noiva, por motivos óbvios. No sábado, os foliões, na maioria solteiros, tiraram véu e aliança do armário para mostrar que estão na pegação, Pré-Carnaval Sampa - balada para os fortes, que começou às 16h e terminou às 5h.

"Antes solteira no Dia dos Namorados, do que namorando no Carnaval", brincou a analista de sistema Michele Reck, 37.

Ludmilla canta até pagode e confessa que fez música para o ex

Ludmilla no Festival Spanta - Luciola Villela / UOL - Luciola Villela / UOL
Imagem: Luciola Villela / UOL

Ludmilla agitou a última noite do Festival Spanta, no Rio de Janeiro. A cantora mostrou sua pluralidade musical e tocou bateria, cantou pagode, axé e, é claro, muito funk.

Antes de cantar a música Flash, Lud confessou que escreveu a canção para um ex-namorado e deu conselhos para os fãs:

"Na época disse para ele que, se quisesse ficar comigo, tinha que voar. Não fico dentro de uma caixa ou de uma gaiola. Tenho um metro e oitenta. Uma negona dessa não fica aprisionada, ela voa. E tem mais, disse para ele que eu também tinha carro, dinheiro, conhecimento e podia estar onde eu quisesse e não dependia dele para nada. Não dependam de ninguém para nada. Repitam comigo: 'eu mereço ser feliz'".

Tambores afro levam a Bahia ao Rio no dia de Iemanjá

Bloco Agytoê - Marcelo de Jesus / UOL - Marcelo de Jesus / UOL
Imagem: Marcelo de Jesus / UOL

Sob as bênçãos das águas e ao som dos tambores afro, o ensaio aberto do bloco de rua Agytoê incendiou a noite chuvosa no Rio de Janeiro. Gratuito e fazendo memória aos grandes carnavais baianos da década de 1990, o evento atraiu foliões fantasiados em homenagem a Iemanjá e aos faraós do Egito.

"Decidi vir em homenagem à Rainha do Mar, mas cheio de brilho e dourado para lembrar as divindades do Egito", celebrou o cabeleireiro Felipe Fabris.

Blocos de Rua