Topo

Blocos de Rua

Prefeitura do Rio mantém tradicionais blocos de Ipanema à tarde

Desfile do Bloco Simpatia é Quase Amor acontece desde 1985 no Rio - Divulgação
Desfile do Bloco Simpatia é Quase Amor acontece desde 1985 no Rio Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

Em São Paulo

27/01/2020 16h51Atualizada em 04/02/2020 15h37

A prefeitura do Rio desistiu de mudar para o período da manhã os desfiles dos blocos de rua "Simpatia é Quase Amor" e "Banda de Ipanema". Os dois tradicionais blocos de Ipanema desfilarão em seus locais e horários tradicionais, à tarde, durante o Carnaval.

Ao falar da decisão, o secretário municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos, Felipe Michel, disse que a medida foi tomada após consultar a Polícia Militar, o Metrô e demais órgãos envolvidos na organização da festa.

Na ocasião, também foi anunciado o cancelamento do show da cantora Iza, na praia de Ipanema. A decisão foi tomada após pedido dos moradores. Uma semana depois, a prefeitura voltou atrás e confirmou o show de Iza para o dia 9 de fevereiro.

Segundo Michel, a alteração do desfile de "Simpatia é Quase Amor" e "Banda de Ipanema" para o período da manhã, quando megablocos saem no Centro do Rio, comprometeria o planejamento de segurança, pois a Polícia Militar teria dificuldades em deslocar efetivos para dois eventos simultâneos.

"Conversamos bastante com a Polícia Militar. O coronel Figueiredo nos direcionou, por medida de segurança, contrário a fazer os dois blocos no mesmo horário", disse Michel, durante entrevista coletiva concedida hoje no Rio de Janeiro.

O presidente da Banda de Ipanema, Cláudio Pinheiro, elogiou a decisão da prefeitura. "Estou satisfeito com as palavras do secretário, que confirmou nossas expectativas. Respeitou-se a vontade popular e a tradição", afirmou Pinheiro.

No dia 17 de janeiro, a Riotur, empresa de turismo do município do Rio, havia informado que os desfiles dos dois blocos seriam realizados de manhã, simultaneamente às apresentações dos megablocos no Centro da cidade. Portanto, houve um recuo nessa decisão.

Blocos de Rua