Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


BBB 22: Scooby conta que já fez sexo no mar; quais os riscos à saúde?

BBB 22: Pedro Scooby relata aventuras sexuais com a mulher, Cintia Dicker - Reprodução/Globoplay
BBB 22: Pedro Scooby relata aventuras sexuais com a mulher, Cintia Dicker Imagem: Reprodução/Globoplay

De VivaBem*, em São Paulo

14/04/2022 13h43

Durante a tarde de ontem (13) no BBB 22, o surfista Pedro Scooby contou sobre os lugares mais inusitados onde já transou com a esposa Cintia Dicker. Na lista, o brother citou dentro do avião, em uma gruta na Itália e no mar.

"Vou te falar, eu e minha mulher, os lugares mais loucos que você imaginar... Sardenha, a gente em um stand-up no meio do mar", contou o brother, em conversa com os amigos.

"No barco, todas as paradas, jetski. Jetski é maneiro, é um dos melhores lugares assim", explicou o surfista. E, bom, fazer sexo na praia —seja na areia ou no mar— pode ser a fantasia sexual de muitas pessoas, principalmente para quem gosta de aventura.

Pedro Scooby e a esposa, Cintia Dicker - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Pedro Scooby e a esposa, Cintia Dicker
Imagem: Reprodução/Instagram

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não transformar esse momento em um perrengue, pois desde um simples amasso até a penetração no mar ou na areia podem causar problemas à saúde.

Quais os riscos do sexo na praia?

De acordo com a ginecologista Alyne Vieira, fundadora da Associação Brasileira de Cosmetoginecologia, o sal e as pequenas partículas de areia podem gerar irritação na pele, tanto no homem quanto na mulher, além de diminuir a lubrificação e causar pequenas fissuras e incômodo local.

"Nas mulheres, o mais comum são as infecções, pois o pênis pode empurrar para dentro da vagina germes [coliformes fecais inclusive, pois a água do mar está cheia de cocô] ", explica a médica*.

Aliás, com aquele vai e vem todo, pode ser que a água chegue até o seu útero, com chances de causar uma inflamação, risco que é maior se a água não estiver limpa. No caso dos homens, o problema é menor. Isso, claro, se a gente considerar o uso de camisinha. Aqui, além do risco do preservativo estourar ser maior, é preciso usar um lubrificante com base de silicone, não de água.

Já no caso do sexo desprotegido, algo que não é recomendado, o atrito pode causar lesões da mesma maneira que ocorre com as mulheres. Se a ideia é ficar longe da água, transar na praia provavelmente vai ser algo mais tranquilo. Desde, claro, que não entre areia na brincadeira.

Então trate de espalhar toalhas, esteiras e o que mais servir para deixar os grãos bem longe. Do contrário, o atrito da areia com os genitais podem causar lesões que tendem a ser bem incômodas nos dias seguintes.

Veja a seguir cuidados importante para evitar perrengues ao fazer sexo na praia:

1. Escolha bem o local

Verão é sinônimo de praias lotadas. E por mais que para algumas pessoas seja excitante transar em público, vocês podem ter problemas com a Justiça se forem pegos em flagrante.

2. Atente-se ao horário

Prefira se aventurar no comecinho da manhã ou finzinho da tarde. Além de menos gente na orla, nesses momentos do dia têm menor incidência dos raios solares UVA e UVB. Se vocês não aplicarem protetor em todo corpo corretamente, ou se empolgarem e perderem a noção do tempo, pode sofrer queimaduras na pele e insolação.

3. Comece na água, termine fora

De acordo com a ginecologista, o recomendado é ficar nas preliminares dentro do mar e deixar a penetração para um lugar seco e limpo. A água tira a lubrificação da garota, o que causa atrito e dificulta a penetração, provocando pequenas fissuras na vagina e no pênis.

4. Tome a atenção com intrusos

Não estamos falando só de outras pessoas (que podem até entrar no jogo se você for adepto de um surubão na praia...). Segundo o Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo), águas-vivas migram para a costa para encontrar água mais quente. Nessa busca, elas podem dar de cara com você —ou com regiões bem sensíveis do seu corpo.

5. Leve uma toalha ou canga

Assim, você pode improvisar uma cama sobre a areia. O contato o direto da pele com a areia contaminada (por cocô e xixi de cachorro, por exemplo) pode gerar diversas doenças provocadas por fungos e bactérias. Também há o risco de larvas do bicho geográfico cavarem um túnel subcutâneo em vocês —o que dá uma baita coceira e um trabalhão para exterminar.

6. Redobre o cuidado com o preservativo

Caso alguns grãos de areia grudem na camisinha, você terá a sensação de estar transando com um ralador. Sem falar que isso ainda compromete a segurança e a durabilidade do preservativo, que pode furar ou até estourar. Além de uma gravidez indesejada, há o risco de contaminação por IST (infeções sexualmente transmissíveis). Mais: se a transa acontecer na água, a camisinha perde a lubrificação e aumenta a fricção do látex na pele. Além de alergias, ela pode escapar sem que vocês percebam. Aí, advinha o que pode acontecer?!

7. Limpe depois de terminar

A ginecologista diz que vale a pena ainda observar alguns cuidados posteriores ao sexo, como lavar a região genital com água e sabão neutro. A qualquer sinal de irritação ou dor nos genitais, deve-se procurar um médico.

* Com informações de reportagens publicadas em 04/03/2019 e 20/01/2020.