Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Curte sexo na praia? Saiba evitar perrengues ao transar na areia e no mar

O pênis pode levar para dentro da vagina germes presentes na água do mar que podem causar infecções  - iStock
O pênis pode levar para dentro da vagina germes presentes na água do mar que podem causar infecções Imagem: iStock

Marjorie Zoppei

Colaboração para o UOL VivaBem

04/03/2019 14h52

Resumo da notícia

  • Ao fazer sexo na praia, o pênis pode empurrar para a vagina germes presentes na areia e no mar causadores de infecções
  • O sal e as pequenas partículas de areia ainda podem provocar irritação na pele ou prejudicar a lubrificação
  • Escolher um lugar adequado, o melhor horário e levar uma tolha ou canga são dicas para evitar perrengues

Atire a primeira conchinha quem nunca somou no roll de aventuras sexuais uma transa na praia --ou ao menos tem essa fantasia. Mas é preciso tomar cuidado para o prazer não se transformar em perrengue, pois desde um simples amasso até a penetração no mar ou na areia podem causar problemas à saúde.

"Nas mulheres, o mais comum são as infecções, pois o pênis pode empurrar para dentro da vagina germes [coliformes fecais inclusive, pois a água do mar está cheia de cocô] ", alerta a ginecologista Alyne Vieira, fundadora da Associação Brasileira de Cosmetoginecologia. O sal e as pequenas partículas de areia também podem gerar irritação na pele, tanto no homem quanto na mulher, além de diminuir a lubrificação e causar pequenas fissuras e incômodo local.

Veja a seguir cuidados importante para evitar perrengues ao fazer sexo na praia. 

1.    Escolha bem o local

Verão é sinônimo de praias lotadas. E por mais que para algumas pessoas seja excitante transar em público, vocês podem ter problemas com a Justiça se forem pegos em flagrante. Para evitar constrangimentos, procure espaços isolados, como grutas ou atrás de rochas, e lembre-se de não tirar toda a roupa --assim será mais fácil se recompor caso percebam que chegou alguma visita inesperada. 

2.    Atente-se ao horário

Prefira se aventurar no comecinho da manhã ou finzinho da tarde. Além de menos gente na orla, nesses momentos do dia têm menor incidência dos raios solares UVA e UVB. Se vocês não aplicarem protetor em todo corpo corretamente, ou se empolgarem e perderem a noção do tempo, pode sofrer queimaduras na pele e insolação. 

casal, praia, areia, sexo - iStock - iStock
O ideal é que a penetração ocorra na areia, pois a água do mar tira a lubrificação da garota
Imagem: iStock

3.    Comece na água, termine fora

De acordo com a ginecologista, o recomendado é ficar nas preliminares dentro do mar e deixar a penetração para um lugar seco e limpo. A água tira a lubrificação da garota, o que causa atrito e dificulta a penetração, provocando pequenas fissuras na vagina e no pênis.

4.    Tome a atenção com intrusos

Não estamos falando só de outras pessoas (que podem até entrar no jogo se você for adepto de um surubão na praia...). Segundo o Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo), águas-vivas migram para a costa para encontrar água mais quente. Nessa busca, elas podem dar de cara com você --ou com regiões bem sensíveis do seu corpo. 

#SemFrescura: você não toma banho depois do sexo? Será que isso tem problema?

VivaBem

5.    Leve uma toalha ou canga

Assim, você pode improvisar uma cama sobre a areia. O contato o direto da pele com a areia contaminada (por cocô e xixi de cachorro, por exemplo) pode gerar diversas doenças provocadas por fungos e bactérias. Também há o risco de larvas do bicho geográfico cavarem um túnel subcutâneo em vocês --o que dá uma baita coceira e um trabalhão para exterminar. 

6.    Redobre o cuidado com o preservativo

Caso alguns grãos de areia grudem na camisinha, você terá a sensação de estar transando com um ralador. Sem falar que isso ainda compromete a segurança e a durabilidade do preservativo, que pode furar ou até estourar. Além de uma gravidez indesejada, há o risco de contaminação por IST (infeções sexualmente transmissíveis). Mais: se a transa acontecer na água, a camisinha perde a lubrificação e aumenta a fricção do látex na pele. Além de alergias, ela pode escapar sem que vocês percebam. Aí, advinha o que pode acontecer?!

7.    Limpe depois de terminar    

Vieira diz que vale a pena ainda observar alguns cuidados posteriores ao sexo, como lavar a região genital com água e sabão neutro. A qualquer sinal de irritação ou dor nos genitais, deve-se procurar um médico.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube