Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Zé Neto tem aspecto de 'vidro' no pulmão; cigarro eletrônico pode ser causa

Zé Neto no "The Noite com Danilo Gentili" - Divulgação
Zé Neto no "The Noite com Danilo Gentili" Imagem: Divulgação

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

22/12/2021 13h54Atualizada em 23/12/2021 14h39

O sertanejo Zé Neto, da dupla com Cristiano, está com um problema nos pulmões, segundo informou a assessoria de imprensa do cantor, nesta terça-feira (21) ao Splash. De acordo com a nota, o artista está com "foco de vidro no pulmão", o que lhe causaria falta de ar ao cantar.

Essa condição também é conhecida como "vidro fosco", que é quando os médicos encontram uma lesão inflamatória no pulmão, sem muita especificidade, segundo Ricardo Martins, pneumologista, professor do HUB (Hospital Universitário de Brasília) e membro da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).

"É uma manifestação inespecífica que pode decorrer de uma série de possibilidades. É uma reação do pulmão frente a essa agressão. No caso dele, não parece ser nada grave", diz.

O que pode causar problema?

De acordo com Martins, a covid-19 —que o cantor teve em 2020—, assim como o uso de cigarro eletrônico, que Zé Neto também faz uso, podem causar esse quadro pulmonar.

A própria assessoria também citou os dois fatos como possíveis motivos para o "vidro fosco" no pulmão. "Este tipo de problema pode ser resquício da covid-19 e também é uma das consequências do consumo do vape [cigarro eletrônico]. Ele já está em tratamento", diz a nota.

Outras situações também podem causar isso, como algumas medicações e diversos produtos que são inalados. Martins chama atenção para o uso do cigarro eletrônico, que muitas pessoas acham ser inofensivo em relação ao cigarro "tradicional".

"As pessoas pensam que esse cigarro eletrônico não causa nada, mas é bom que elas saibam que existe essa particularidade, de que pode haver dano pulmonar, com processo inflamatório, como o cantor", diz o pneumologista.

Inclusive, o médico faz alerta para mais perigos do vape, como as queimaduras no pulmão, o que pode levar à morte. "Além de ingredientes maléficos, a bateria também pode explodir e queimar o pulmão."

Todas essas situações acima podem causar esses sintomas citados pelo cantor, como a falta de ar, principalmente para cantar. Para tratamento, depende do que está causando o problema. "No caso do cigarro eletrônico, é suspender o uso. No caso da covid-19, aguardar a recuperação do pulmão pelo sistema imunológico do paciente", explica Martins.