Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Mulher tem pulmão perfurado em acupuntura; erro causa dor e falta de ar

Jéssika Germiniani passou por cirurgia de emergência e está internada - Reprodução/Instagram
Jéssika Germiniani passou por cirurgia de emergência e está internada Imagem: Reprodução/Instagram

Luiza Vidal

Do VivaBem, em São Paulo

14/10/2021 16h04Atualizada em 30/10/2021 10h30

Uma mulher de 26 anos teve o pulmão perfurado durante uma sessão de acupuntura em Sorriso, no Mato Grosso. Ao UOL, Jéssika Germiniani contou que foi até uma massagista para resolver uma dor no pescoço na segunda-feira (11), quando a profissional sugeriu que ela também fizesse acupuntura, uma técnica que consiste na aplicação de agulhas na pele com o objetivo de prevenir e tratar problemas e promover saúde.

Após realizar a sessão, Jéssika sentiu dor e dificuldade para respirar, mas a massagista disse que fazia parte da técnica. Quando, enfim, resolveu procurar um hospital, descobriu que estava com o pulmão perfurado, com diagnóstico de pneumotórax.

"Fizeram uma tomografia e já deu que o pulmão estava comprimido e que eu precisaria passar por uma cirurgia de emergência para a colocada do dreno. Num primeiro momento, achei que seria algo rápido, mas eu ainda estou internada, com bastante dor. O dreno fica entre a costela, não consigo dormir bem, está muito difícil", contou.

Isso é comum?

De acordo com André Tsai, médico acupunturista e presidente do CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura), isso não é tão comum de ocorrer durante uma sessão. "Mesmo sendo uma ocorrência rara, com uma técnica segura e eficiente, com menos de 2 centímetros de penetração de uma agulha fina, já é possível produzir danos como esse", explica.

Por isso é importante que os profissionais sejam habilitados para realizar tal prática. "A acupuntura deve ser realizada por um profissional da saúde especialista na prática, de preferência médico. A vantagem de fazer o tratamento com um médico é que ele tem conhecimento anatômico do corpo, de até onde a agulha pode ir, a inclinação e os tamanhos dela. Isso porque, para cada região do corpo, é preciso um tamanho de agulha", diz. "O médico também é capaz de diagnosticar complicações, caso aconteçam, embora sejam raras."

Os sintomas mais comuns são dores intensas no peito e falta de ar. É fundamental procurar um pronto-socorro caso esses sinais apareçam —exatamente como Jéssika fez. Caso contrário, em poucos dias, a pessoa pode ir a óbito.

Veja os principais cuidados durante acupuntura

  • Escolher profissional habilitado, com formação para realizar a técnica;
  • O local deve ser ter condições sanitárias para realizar a acupuntura, com descarte adequado para agulhas e materiais que auxiliem na sessão (algodões, por exemplo);
  • O profissional deve utilizar agulhas descartáveis e estéreis.

Tsai reforça que esse tipo de procedimento não pode ser feito em "qualquer lugar". "É um procedimento invasivo, por definição. Não podemos, em termos de vigilância sanitária, fazer no fundo de um quintal, em qualquer lugar. Temos que prezar as boas práticas da acupuntura", explica.

É importante ressaltar que a técnica é segura, se realizada por profissionais habilitados, conforme explicado no texto. Inclusive, a acupuntura faz parte das Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde. No entanto, a pasta não entra em detalhes sobre qual profissional de saúde pode realizar o procedimento, citando apenas que ele seja "capacitado e habilitado" para isso. Em portaria publicada em 2006, falando especificamente sobre o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde), o ministério cita os "médicos acupunturistas" como os profissionais indicados.

Entretanto, o Crefito da 4ª Região (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) também dispõe o reconhecimento de ambas classes realizarem acupuntura: "Que qualquer profissional de saúde com formação acadêmica superior está apto, após qualificar-se em curso específico, ao domínio técnico científico da acupuntura", conforme descreve em resolução de 2001.

"O ideal é ter uma formação oficial, com um conselho de classe para fiscalizar esse profissional", diz Tsai. O médico cita ainda dois sites que oferecem o serviço de busca de profissionais habilitados, como este do CFM (Conselho Federal de Medicina) ou neste do CMBA.

Sinal de dor? Procure um médico

Outro ponto importante é que a acupuntura, de acordo com diversos estudos, auxilia, sim, no tratamento de dores, como na região das costas ou em casos de enxaqueca. Mas é importante que essa pessoa, antes de procurar um massagista ou a acupuntura em si, passe em uma consulta com um médico, conforme explica Tsai.

"A dor é um alerta, é o organismo falando que algo não está bem, que está inflamado ou com alguma lesão. Então, antes de qualquer tratamento terapêutico, o ideal é buscar um médico", diz o especialista.

Desta forma, é possível encontrar caminhos para tratar as dores, de forma conjunta e multidisciplinar, com médicos, fisioterapeutas, além de educadores físicos. "Tudo isso vai levar bem-estar físico e mental ao paciente. Essa é a filosofia da acupuntura: enxergar o paciente como um todo, com abordagem integrativa."