PUBLICIDADE

Topo

Dr. Kalil

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Cardiopediatria: dor no peito em crianças nem sempre é doença no coração

Mais Roberto Kalil
1 | 25
Siga o VivaBem no
Roberto Kalil

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ?Encontro?, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Colunista do UOL

07/06/2021 04h00

Dor no peito em crianças, conhecida como dor precordial, é um sintoma comum no universo pediátrico. A grande preocupação é pensar que a condição esteja sempre relacionada a algum problema no coração —o que nem sempre acontece.

Estima-se que de 2 a 8% destas situações estejam, de fato, relacionadas diretamente ao coração.

Conversei sobre o tema com Vanessa Guimarães, cardiopediatra do Incor (Instituto do Coração) do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenadora do núcleo de cardiopediatria do Hospital Sírio-Libanês (SP). Vem entender:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL