Topo

Dr. Kalil

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Manobra de Heimlich: aprenda a ajudar alguém que está engasgado

Mais Roberto Kalil
1 | 25
Siga o VivaBem no

Colunista do VivaBem

14/06/2021 04h00

Engasgo mata. Estima-se que, anualmente, aconteçam cerca de 3 mil mortes em decorrência de engasgo no Brasil. Trata-se da incapacidade ou dificuldade de respirar causada por um bloqueio na garganta ou traqueia. A maioria das vítimas é criança, mas muitos adultos e idosos também fazem parte desta triste estatística.
Pessoas que tiveram AVC ou outros problemas de saúde também correm maior risco de engasgar. Se a vítima não for rapidamente socorrida, o índice de mortalidade pode chegar a 40%.

Por isso, é preciso falar e entender sobre o tema. A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia que todos deveriam saber fazer. É o que eu mostro no vídeo acima, ao lado do diretor do Centro de Parada Cardíaca do InCor (HCFMUSP), Sérgio Timerman, e da coordenadora do Centro de Treinamento do InCor (HCFMUSP), Thatiane Faccioli.

Vale a pena assistir ao vídeo acima.