PUBLICIDADE

Topo

Dr. Kalil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coração ou pulmões artificiais: entenda as indicações do ECMO em crianças

Roberto Kalil

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ?Encontro?, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Colunista do UOL

21/06/2021 04h00

Para quem não sabe, ECMO ou Oxigenação por Membrana Extracorpórea é um equipamento de alta complexidade que ganhou popularidade em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Trata-se de uma máquina capaz de funcionar como pulmão e/ou coração artificiais para pacientes que estão com os órgãos comprometidos devido a evolução grave de diversos quadros clínicos, a exemplo de covid e outras causas.

O que talvez seja menos conhecido é que seu uso também é indicado para crianças. "Só é contraindicada em recém-nascidos com menos de 34 semanas de gestação, ou peso ao nascer menor de 2 kg. Nestes casos, há risco de hemorragia intraventricular", explica Vanessa Guimarães, cardiopediatra do Incor (Instituto do Coração) do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo) e coordenadora do núcleo de cardiopediatria do Hospital Sírio-Libanês (SP).

Em quais ocasiões e como é utilizada em bebês e crianças? Convido você a entender nesta breve conversa, no vídeo acima:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL