Topo

Dr. Kalil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vacina da gripe pode reduzir em 34% o risco de problemas cardiovasculares

iStock
Imagem: iStock

Colunista de VivaBem

23/05/2022 04h00

Há algum tempo escrevi por aqui sobre a proteção que a vacina da gripe pode oferecer contra o infarto. Isso porque doenças respiratórias virais, como a gripe, podem gerar inflamação - que está associada à ocorrência de ataque cardíaco. Assim, ao protegermos nosso organismo do vírus influenza, podemos afastar também o risco de complicações mais sérias.

Agora, um estudo recém-publicado no Jama Network Open também aponta para essa relação: no trabalho, a vacinação contra a gripe foi associada a um risco 34% menor de problemas cardiovasculares sérios. No caso de indivíduos com histórico recente de síndrome coronariana aguda (quando ocorre redução ou bloqueio no fluxo de sangue para o coração), a diminuição de risco observada foi ainda maior, de 45%.

A pesquisa avaliou estudos publicados entre 2000 e 2021. Foram analisados seis ensaios clínicos que contaram, ao todo, com a participação de 9001 adultos. Eles tinham, em média, 65 anos.

Os estudos avaliados compararam indivíduos vacinados com não vacinados. Os resultados indicaram que 5,4% dos pacientes que não foram imunizados desenvolveram evento cardiovascular sério em até 12 meses, contra apenas 3,6% daqueles que receberam a vacina.

Os autores do artigo fazem a ressalva de que este se trata de um estudo pequeno e que é importante que novas pesquisas continuem sendo feitas.

Ainda assim, trata-se de uma boa notícia, que reforça ainda mais a importância da vacinação.

No Brasil, a campanha nacional de vacinação contra a gripe está em andamento. A previsão é de que se estenda até junho. Se você faz parte do grupo que pode se vacinar, não deixe de fazê-lo.

Para mais dicas de saúde, também estou nas redes sociais:

Instagram: @drrobertokalil
Facebook: https://www.facebook.com/robertokaliloficial