PUBLICIDADE

Topo

Dr. Kalil

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Covid-19: InCor prepara testes clínicos de vacina em spray nasal; entenda vantagens do imunizante

Mais Roberto Kalil
1 | 25
Siga o VivaBem no
Roberto Kalil

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ?Encontro?, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Colunista do UOL

15/11/2021 04h00

Há um tempo, falei aqui sobre o grande projeto da vacina em spray contra a covid-19 que estava sendo desenvolvida pelo InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP). Avançamos muito e os testes clínicos em pacientes já deverão ser iniciados no início de 2022.

O desenvolvimento da vacina brasileira é inédito no mundo não apenas pela sua forma de administração pelas narinas, mas também pelos componentes derivados do vírus utilizado para a imunização, e como será transportado: por nanopartículas.

As pesquisas experimentais realizadas até agora apresentam altos níveis de anticorpos IgA e IgG, e também uma resposta celular de proteção. Como tudo isso acontece? Quais são as vantagens? Como serão os testes clínicos?

Conversei com o imunologista e diretor do Laboratório de Imunologia do InCor que está à frente do trabalho, Jorge Kalil.

Convido a todos para entender mais sobre este grande projeto.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL