PUBLICIDADE

Topo

Dr. Kalil

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

InCor faz transplante duplo de pulmão em paciente que teve covid; entenda

Mais Roberto Kalil
1 | 25
Siga o VivaBem no
Roberto Kalil

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ?Encontro?, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Colunista do VivaBem

27/09/2021 04h00

Um paciente jovem, sem comorbidades, foi infectado pelo coronavírus e desenvolveu a covid-19 de forma grave. Ele teve os dois pulmões totalmente comprometidos e precisou passar por transplante duplo destes órgãos. O processo foi longo e debilitante, mas felizmente ele sobreviveu e teve alta na última semana, em São Paulo.

O caso de sucesso foi realizado no InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) e a história e o procedimento geraram dúvidas e curiosidades: como foi feita a cirurgia? Quais são as indicações para este tipo de transplante? A fila de espera é igual para qualquer outro órgão?

Conversei sobre este caso com o diretor da Divisão de Pneumologia do InCor, Carlos Carvalho. Convido você, leitor a ver o vídeo acima e entender essa história com final feliz.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL