PUBLICIDADE

Topo

Dr. Kalil

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cansaço e palpitação podem ser sintomas de doenças das válvulas do coração; tem novidade em tratamento

Roberto Kalil

Roberto Kalil Filho é médico cardiologista, professor titular da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), presidente do Instituto do Coração (inCor/HCFMUSP) e diretor do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês. É responsável pelo portal de saúde Dr Kalil Coração & Vida, consultor do quadro Bem Estar, do programa ?Encontro?, da Rede Globo, e estreou o programa Minuto do Coração, na Jovem Pan.

Colunista do UOL

19/04/2021 04h00

Você já ouviu falar em doenças das 'valvas' ou válvulas do coração?

As válvulas são estruturas dentro do coração que funcionam como "portas", que se abrem e fecham em sintonia com os batimentos cardíacos. Elas têm a função de regular a entrada e saída do sangue no órgão — além de direcionar o sangue que é distribuído para todo o corpo.

Doenças como inflamações das válvulas modificam estas estruturas comprometendo, assim, seu funcionamento. Entre outras causas de doenças valvares está a chamada 'estenose aórtica' (estreitamento da válvula aórtica). Cansaço e palpitação podem ser sintomas.

Comumente, cirurgia de abertura de peito pode ser indicada para os vários problemas nas válvulas. Mas isso tem mudado.

E quem fala do assunto e novidades em tratamento é o diretor da Unidade de Valvopatias do Instituto do Coração (InCor-HCFMUSP), Flavio Tarasoutchi. Confiram a conversa no vídeo acima.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL