PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Cristais, óleos, cores e até banho podem estimular a criatividade. Aprenda

Uma das maneiras de ativar a criatividade é explorar a energia dos cristais, capazes de estimular a criação nativa - Getty Images
Uma das maneiras de ativar a criatividade é explorar a energia dos cristais, capazes de estimular a criação nativa Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

13/07/2021 04h00

Em tempos pouco inspiradores como os atuais, com baixo contato com cenários que estimulam e despertam novas ideias, o jeito é apostar em métodos alternativos para despertar a criatividade. Nessas horas, adotar pedras, cheiros e cores específicos pode ser uma mão na roda. Vale até apelar para banhos especiais e simpatias para voltar a criar.

"A criatividade é nata de todo ser humano. Alguns são mais aguçados; outros, ainda adormecidos. Entretanto, quando se deseja profundamente despertar a criatividade, é algo que pode ser lapidado até mesmo em casa, com a ajuda de alguns itens simples, que podem expandir a mente criativa", afirma a terapeuta holística Kelida.

Cristais são úteis

De acordo com a especialista, uma das maneiras de ativar a criatividade é explorar a energia dos cristais, capazes de estimular a criação nativa, recorrendo à inspiração do universo em outra dimensão.

"O citrino é a pedra da alegria e da abundância, que estimula a interação criativa com o mundo e promove a calma interior. Há, também, o olho de tigre, que simboliza a prosperidade e encoraja o uso correto do poder", sugere Kelida.

Ambas as pedras podem ser adotadas em altares em casa, mesas de escritório ou mesmo agregadas a joias.

Óleos essenciais bem-vindos

Outra maneira de estimular a criação é recorrer às essências. "A aromaterapia é outra fonte de ajuda quando temos de nos concentrar em alguma questão e precisamos criar", afirma Kelida.

A terapeuta holística indica as fragrâncias de mandarina, palmarosa, alecrim, tangerina verde e laranja doce para tal necessidade. Pode-se apostar em uma única essência ou combinar duas delas.

"Basta adicionar uma gotinha do óleo essencial no pulso, esfregar e cheirar. Ou colocar três gotinhas no aromatizador, deixando perfumar todo o ambiente de estudo ou trabalho", ensina.

A aposta nas cores

A cromoterapia é outra ferramente útil para estimular a criatividade. Nesse caso, há três cores bem potentes, segundo Marcelo U. Syring, professor e cromoterapeuta.

Laranja: é a melhor para trabalhar a criatividade, impulsionando a criação com mais facilidade e coragem.

Azul: leva à inspiração de forma mais sutil e, consequentemente, ajuda a criar novidades, sem trazer grandes questionamentos.

Violeta: costuma trazer inspirações e auxiliar na criatividade, pois conecta as pessoas ao "self" delas, ou seja, o "eu superior". É a cor que pode inspirar artistas de várias áreas, rendendo grandes obras.

Para aproveitar a potencialidade dessas três cores, deve-se adotá-las na decoração da casa ou do cômodo - da pintura de uma parede a peças decorativas - ou na composição do look do dia, tanto nas peças de roupas quanto sapatos e acessórios.

"Também há cores que não são favoráveis à criatividade e devem ser evitadas. As duas principais são vermelho e marrom, pois nos aterram, ou seja, nos conectam mais ao elemento terra, e não nos permitem criar algo novo através das inspirações elevadas", observa Marcelo.

Banho relaxante e inspirador

Terceira alternativa para estimular a criatividade é algo corriqueiro, mas bastante eficiente: uma bela ducha. "Quando tomamos banho, nosso corpo relaxa, nos deixando em uma espécie de 'transe', que nos permite aflorar nossos lados criativo e intuitivo", salienta a terapeuta holística Fernanda M. F. Carvalho (https://www.instagram.com/onascerdosol/).

Qualquer banho pode deixar as pessoas mais criativas? Não! Há plantas específicas para isso, assim como formas corretas de preparo. Segundo Fernanda, a combinação de hortelã com lavanda é clássica e muito recomendada.

Para tanto, prepare uma infusão com água, um punhado de hortelã e outro de lavanda. Depois de ferver, deixe amornar e coe. Quando for tomar a ducha higiênica diária, ao final, jogue o líquido perfumado do pescoço para baixo.

"A hortelã atrai boas vibrações e afasta as más energias, podendo melhorar a comunicação e abrir os caminhos. Já a lavanda limpa energeticamente e estimula o despertar da criatividade", defende a terapeuta. Quanto mais relaxada a pessoa ficar, mais vai ampliar os canais de conexão com sua parte criativa, que pode estar apenas adormecida.

Velas coloridas e simpatia

Até práticas mágicas são apostas na hora em que a inspiração falha. A terapeuta holística Kélida ensina uma simpatia para ativar a criatividade e ter ideias sempre fresquinhas, seja para a vida pessoal ou profissional.

Para tanto, serão necessários:

  • 1 vela laranja
  • 1 vela vermelha
  • 1 vela amarela
  • 1 prato branco
  • 1 folha de papel branco, sem linhas
  • 1 folha de louro

Na folha de papel, escreva seu nome e a frase: "Inteligência infinita, me dê a resposta mesmo que eu esteja consciente para resolver essa situação (escrever qual é a situação) até o dia (determine até qual data você deseja receber essa resposta)".

Coloque o papel no centro do prato e deposite a folha de louro por cima. Acenda as velas com o pensamento firme no que foi escrito, dispondo-as em forma de triângulo. Não há regra para a disposição das cores.

Depois de acender as velas, mentalize o que escreveu como algo já resolvido. Fique próximo ao local em que montou a simpatia por, pelo menos, 5 minutos. Deixe as velas arderem.

Quando terminarem de queimar, jogue o que sobrou perto de uma planta. Lave o prato - pode voltar a ser usado normalmente, na cozinha. Pegue a folha de louro e o papel e deixe-os embaixo do seu travesseiro.

Todas as manhãs, ao acordar, e todas as noites, antes de dormir, leia o que escreveu. "Assim, estará preparado para ter a mente supercriativa e cheia de novas ideias", finaliza Kelida.

Alto Astral