Topo

Cristais, óleos, cores e banhos: use o poder destes elementos para brilhar

Nada de bloqueio criativo, hora de você brilhar - Getty Images/iStockphoto
Nada de bloqueio criativo, hora de você brilhar Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para Universa

17/10/2022 04h00

Está passando por um bloqueio criativo? Apostar em métodos alternativos pode ajudar. Mudar detalhes na rotina, como o uso de cores específicas no ambiente de trabalho, ou fazer uso de óleos essenciais dão uma forcinha para despertar o brilho mental. Vale até conhecer os banhos terapêuticos e simpatias para trazer a inspiração de volta.

"A criatividade é nata de todo ser humano. Alguns são mais aguçados; outros, ainda adormecidos. Mas despertar a criatividade é algo que pode ser lapidado até mesmo em casa, com a ajuda de alguns itens simples", afirma a terapeuta holística Kelida.

Cores no dia a dia

Nesse caso, há três tonalidades na cromoterapia que são bem poderosas, segundo Marcelo U. Syring, professor e cromoterapeuta.

Laranja: é a melhor cor para trabalhar a criatividade, impulsionando a inspiração com mais facilidade e coragem.

Azul: eleva a inspiração de forma mais sutil e, consequentemente, ajuda a criar novidades, sem trazer grandes questionamentos.

Violeta: costuma trazer inspirações e auxiliar na criatividade. Essa cor conecta as pessoas ao íntimo delas, conhecido como "selft"ou "eu superior". É a tonalidade que pode dar brilho mental para artistas de várias áreas, rendendo grandes obras.

Para aproveitar a potencialidade dessas três cores, deve-se adotá-las na decoração da casa ou do ambiente profissional — desde a pintura de uma parede até peças decorativas. Aplicar na coleção do guarda-roupa também faz diferença, na composição do look do dia com roupas, sapatos e acessórios.

Cores para evitar: vermelho e marrom. Elas conectam as pessoas ao elemento terra e não permitem criar algo novo através das inspirações elevadas.

Banho terapêutico

Uma segunda alternativa para estimular a criatividade é um dos mais práticos: uma bela ducha.

"Quando tomamos banho, nosso corpo relaxa, nos deixando em uma espécie de 'transe', que nos permite aflorar nossos lados criativo e intuitivo", explica a terapeuta holística Fernanda M. F. Carvalho. Existem plantas específicas para intensificar esses efeitos e formas corretas de preparo.

Ervas especiais: fazer a combinação de hortelã com lavanda é clássica e muito recomendada.

Modo de preparo: faça uma infusão com água, um punhado de hortelã e outro de lavanda. Depois de ferver, deixe amornar e coe. Quando for tomar a ducha higiênica diária, ao final, jogue o líquido perfumado do pescoço para baixo.

"A hortelã atrai boas vibrações e afasta as más energias, podendo melhorar a comunicação e abrir os caminhos. Já a lavanda limpa energeticamente e estimula o despertar da criatividade", defende a terapeuta.

Quanto mais relaxada a pessoa ficar, mais vai ampliar os canais de conexão com sua parte criativa, que pode estar apenas adormecida.

Óleos essenciais

A aromaterapia é outra fonte de ajuda quando temos de nos concentrar em alguma questão e precisamos criar. A terapeuta holística Kelida tem algumas indicações para os criativos de plantão: mandarina, palmarosa, alecrim, tangerina verde e laranja doce. Vale apostar em uma única essência ou combinar duas delas.

Como usar: Adicione uma gotinha do óleo essencial no pulso, esfregue delicadamente e cheire essa fragrância por alguns segundos. "Também é possível aplicar três gotinhas no aromatizador, deixando perfumar todo o ambiente de estudo ou trabalho", ensina Kelida.

Velas coloridas e simpatia

Até práticas místicas são apostas na hora em que a inspiração falha. A terapeuta holística Kelida ensina uma simpatia para ativar a criatividade e ter ideias sempre fresquinhas, seja para a vida pessoal ou profissional.

Serão necessários:

  • 1 vela laranja
  • 1 vela vermelha
  • 1 vela amarela
  • 1 prato branco
  • 1 folha de papel branco, sem linhas
  • 1 folha de louro

Modo de preparo: Na folha de papel, escreva seu nome e a frase: "Inteligência infinita, me dê a resposta mesmo que eu esteja consciente para resolver essa situação (escrever qual é a situação) até o dia (determine até qual data você deseja receber essa resposta)".

Coloque o papel no centro do prato e deposite a folha de louro por cima. Acenda as velas com o pensamento firme no que foi escrito, organizando em forma de triângulo. Não há regra para a disposição das cores.

Depois de acender as velas, mentalize o que escreveu como algo já resolvido. Fique próximo ao local em que montou a simpatia por, pelo menos, 5 minutos. Deixe as velas arderem. Quando terminarem de queimar, jogue o que sobrou perto de uma planta. Lave o prato — que pode voltar a ser usado normalmente.

Pegue a folha de louro e o papel: deixe-os embaixo do seu travesseiro. Todas as manhãs, ao acordar, e todas as noites, antes de dormir, leia o que escreveu.

"Assim, estará preparado para ter a mente supercriativa e cheia de novas ideias", finaliza Kelida.