PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Aromaterapia para casa: guia para levar boas energias a cada cômodo

Sala, quartos, banheiros: tudo pode ter energia renovada com cheiros específicos - PeopleImages/Getty Images
Sala, quartos, banheiros: tudo pode ter energia renovada com cheiros específicos Imagem: PeopleImages/Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

09/11/2020 04h00Atualizada em 10/11/2020 14h52

Casa perfumada é sinônimo de aconchego e bem-estar. Os aromas também ajudam a atrair boas energias e beneficiam os moradores. E, apesar de haver uma série de cheirinhos indicados para o "lar, doce lar", alguns funcionam melhor em cômodos específicos.

Fabíola Sanches, aromaterapeuta do Astrocentro, explica quais são eles, combinações interessantes e a maneira de usar em cada espaço.

Aroma em cada ambiente: quais e como usar

Entrada da casa (hall)

Por ser o primeiro contato com a casa, as pessoas precisam se sentir acolhidas ali para haver uma experiência agradável dentro do imóvel. Os aromas mais indicados são: cítricos (como tangerina, laranja doce, bergamota e grapefruit), que trazem alegria; madeiras (como o cedro), pelo acolhimento que proporcionam; e especiarias (cravo, canela, cardamomo, pimenta-rosa, por exemplo), que dão uma "aquecida" no coração. "Revelam nossos braços abertos de boas-vindas", diz Fabíola.

Combinações (sinergias) recomendadas:

  • grapefruit, laranja doce e patchouli
  • bergamota, tangerina e cravo
  • laranja doce, limão, grapefruit e cedro

Formas de uso: spray de ambiente e pot-pourri com flores e folhas desidratadas

Sala de estar

Ainda uma extensão do "bem receber", já que proporciona aconchego e bem-estar tanto para a família quanto para visitas, é importante que este cômodo receba aromas que despertam alegria e prazer da convivência.

Podem ser adotados os mesmos aromas do hall de entrada - cítricos, madeiras e especiarias -, elaborando sinergias diferentes. "A possibilidade ilimitada de misturar aromas diferentes, criando um aroma único e personalizado para cada ambiente, é o pulo do gato no uso dos aromas", comenta a aromaterapeuta.

Combinações (sinergias) recomendadas:

  • bergamota, noz-moscada e lavanda
  • litsea cubeba, canela e lavanda
  • laranja doce, tangerina, cravo e canela

Formas de uso: spray de ambiente, pot-pourri com flores e folhas desidratadas e difusor de ambiente (elétrico, ultrassônico ou réchaud).

Sala de jantar

Especificamente neste ambiente, é preciso atenção para que os aromas difundidos não interfiram no cheiro da comida que está sendo partilhada. O ideal é escolher aqueles que promovam a união entre as pessoas e favoreçam as relações, mas que também despertem o apetite - nesse caso, os cítricos, que tornam a vida mais palatável.

De acordo com Fabíola, bergamota é um cítrico interessante para ser usado tanto na sala de jantar quanto na cozinha - graças ao seu efeito equilibrante, atua como regulador do apetite.

Diferentes dele, os aromas doces agem como estimulantes da vontade de comer, já que despertam desejo em todos os sentidos. Já as especiarias (como o cardamomo) não apenas abrem o apetite, mas ajudam na digestão dos alimentos. Além desses aromas, podem ser utilizados na sala de jantar: tangerina, laranja doce, grapefruit, mandarina, cravo, canela, noz-moscada e baunilha.

Combinações (sinergias) recomendadas:

  • tangerina e cravo
  • grapefruit e canela
  • laranja doce e cacau
  • bergamota e noz-moscada

Formas de uso: spray de ambiente e pot-pourri com flores e folhas desidratadas.

Sala de TV e home theater

Para o ambiente que costuma reunir a turma nos momentos divertidos e prazerosos, a dica é apostar em aromas verdes (tipo hortelã, alecrim e manjericão), que despertam a mente; cítricos (como limão e laranja amarga), que trazem leveza para o espaço; e madeiras (cedro, por exemplo), que proporcionam o aconchego necessário para desfrutar do momento.

Combinações (sinergias) recomendadas:

  • laranja amarga, manjericão e cedro
  • grapefruit, petitgrain e pimenta-negra
  • limão, hortelã verde e cravo

Formas de uso: spray de ambiente, pot-pourri com flores e folhas desidratadas e difusor de ambiente (elétrico, ultrassônico ou réchaud).

Cozinha

É na cozinha que a maior parte da vida acontece, da preparação dos alimentos ao chazinho com a família e amigos ao redor da mesa. Ali, os aromas se misturam naturalmente - o doce, do bolo assando no forno; o estimulante, do café recém-coado; o cítrico, do detergente para lavar a louça etc.

Para aromatizar um ambiente já tão cheio de cheiros, o ideal é escolher aromas já presentes no ambiente, apenas para reforçá-los. Dessa forma, são indicados os cítricos (lima e limão são duas opções), de condimentos e especiarias (entre os quais alecrim, cravo, canela e cardamomo), que abrem o apetite e tornam o ambiente mais agradável.

Combinações (sinergias) recomendadas:

  • limão, cipreste e cravo
  • grapefruit, limão e hortelã verde
  • grapefruit, petitgrain, hortelã pimenta e lima

Formas de uso: spray de ambiente e spray de limpeza

Quarto do casal

Ambiente de intimidade, neste espaço, a harmonia deve prevalecer. Também é necessário assegurar uma boa e reparadora noite de sono, que pode ser alcançada com aromas do olíbano, do vetiver e do cedro, que fazem essa conexão entre terra e céu, aterrando o corpo e libertando a alma. Os cítricos, como laranja doce e bergamota, também são muito relaxantes e podem ajudar.

Dos aromas indicados para o quarto, as flores são as grandes estrelas. A lavanda é a rainha mas, além dela, são recomendados néroli, ylang ylang e sálvia esclareia. Como o quarto também é espaço para o prazer a dois, vale combinar aromas cítricos, florais e especiarias (canela, cravo, pimenta-negra e gengibre) e usá-los numa massagem com óleos essenciais, num banho de imersão ou mesmo na simples aromatização dos lençóis.

Combinações (sinergias) recomendadas:

Para dormir e relaxar

  • laranja doce, lavanda e ylang ylang
  • bergamota, lavanda e cedro
  • manjerona, lavanda e laranja doce
  • petitgrain, tangerina, lemongrass e palmarosa

Para amor e prazer

  • ylang ylang, palmarosa, bergamota e patchouli
  • ylang ylang, gerânio, petitgrain e bálsamo do peru
  • ylang ylang, gerânio, laranja doce e cravo
  • sálvia esclareia, ylang ylang, cravo e pimenta-negra

Formas de uso: spray de ambiente, água de lençóis e difusor de ambiente (elétrico, ultrassônico ou réchaud).

Quarto de criança

No cantinho dos filhos, aromas relaxantes proporcionam um sono tranquilo, necessário para os pequenos. "Temos que ficar atentos às proporções e diluições, para não causar nenhum problema, principalmente para as crianças muito pequenas", observa Fabíola.

Os aromas mais indicados são lavanda, que é muito relaxante, e os cítricos, como a laranja doce e a tangerina, que harmonizam o espírito agitado das crianças, e são bem aceitos pela turminha.

Combinações (sinergias) recomendadas:

  • lavanda e tangerina
  • lavanda e laranja doce
  • tangerina, manjerona e lavanda
  • lavanda e manjerona

Formas de uso: spray de ambiente, água de lençóis e difusor de ambiente (elétrico, ultrassônico ou réchaud).

Quarto de adolescente

No quarto dos filhos maiores, podem ser usados os mesmos cheiros do espaço dos pequenos, acrescentando outros que despertam a mente. Aromas como limão, hortelã, lemongrass, cardamomo, eucalipto glóbulos e alecrim são ótimos para manter os adolescentes despertos, estimulando a concentração e o foco, principalmente na hora dos estudos.

Uma indicação excelente é tangerina, que ajuda a amenizar a rebeldia típica dessa fase, trazendo maior tranquilidade ao espírito. Por fim, a lavanda auxilia no relaxamento, enquanto a laranja amarga estimula a organização.

Combinações (sinergias) recomendadas:

  • lavanda, eucalipto glóbulos e cedro
  • manjerona, hortelã verde e cravo
  • laranja amarga, grapefruit e patchouli
  • bergamota, tangerina e cravo

Formas de uso: spray de ambiente, água de lençóis e difusor de ambiente (elétrico, ultrassônico ou réchaud).

Escritório ou home office

Mesmo que não exista um cômodo específico para o trabalho, os aromas podem ajudar a transformar qualquer espaço da casa em escritório. Os ideais para o home office são os que estimulam a mente, promovam a ação e abrandem o estresse próprio do trabalho. Nessa linha, eucalipto glóbulos, hortelã, alecrim e lemongrass atuam como descongestionantes mentais, proporcionando concentração e foco.

Para quem precisa participar de reuniões online, com a câmera aberta, o gerânio ajuda a trazer confiança, assim como o cardamomo. A bergamota dissipa a ansiedade provocada pela entrega de resultados. Já os aromas estimulantes, como o gengibre, podem ser úteis ao trazer a motivação necessária para o trabalho em casa. "E quando o estresse bater, use a lavanda para acalmar os nervos", recomenda a especialista.

Combinações (sinergias) recomendadas:

  • cardamomo e limão
  • manjericão, grapefruit e cravo
  • eucalipto glóbulos, alecrim, lemongrass e hortelã pimenta
  • limão, alecrim, gengibre e manjericão
  • lemongrass, gerânio e hortelã
  • bergamota, gerânio, lavanda e ho leaf
  • gengibre, hortelã, eucalipto glóbulos e cipreste

Formas de uso: spray de ambiente, pot-pourri com flores e folhas desidratadas, difusor de ambiente (elétrico, ultrassônico ou réchaud) e difusor pessoal (colar aromático).

Banheiro

O banheiro é um ambiente da casa que precisa de muitos cuidados, já que, energeticamente falando, pode ser foco de energias pesadas. "É o local onde nos limpamos e nos livramos dos excessos, daquilo que não nos serve mais", lembra Fabíola.

Para que essas energias ruins não fiquem estagnadas, é necessário promover a limpeza física e a purificação energética do espaço. Os aromas agem para transmutar essas energias negativas, a ponto de transformar o banheiro em local agradável.

Dentre os mais indicados para esse fim, o destaque vai para: pinho, junípero (excelente purificador de ambientes), eucalipto citriodora, limão e tomilho. O tea tree também é um óleo importante nesse ambiente, pois é um anti-infeccioso de largo espectro, mantendo as doenças infecciosas bem longe.

Combinações (sinergias) recomendadas:

  • tea tree, limão e cravo
  • pinho silvestre, canela e junípero
  • eucalipto, tomilho, cravo, limão e canela

Formas de uso: spray de ambiente, spray de limpeza, difusor de ambiente (elétrico, ultrassônico ou réchaud) e pot-pourri com flores e folhas desidratadas

Óleos essenciais para ter em casa: dicas extras

A aromaterapeuta do Astrocentro revela mais finalidades em que os óleos essenciais são bem-vindos:

  • Canela: afasta pulgões e outros insetos das plantas
  • Cedro: afugenta traças dos armários, mofo e baratas
  • Cipreste: ameniza o mau cheiro dos sapatos
  • Citronela: é o mais usado como repelente de insetos
  • Eucalipto glóbulos: afasta aranhas e escorpiões
  • Lavandim: é bom repelente de insetos e purificador de ambientes
  • Tea tree: alivia o desconforto de picadas de insetos

Alto Astral