PUBLICIDADE

Topo

Universa

Sonhar com sapo pode significar cura ou até mau presságio; entenda

Entenda o que significa sonhar com sapos - Getty Images
Entenda o que significa sonhar com sapos Imagem: Getty Images

Mariana Matos

Colaboração para Universa

24/03/2021 04h00Atualizada em 17/05/2022 17h20

Resumo da notícia

  • Sonhar com sapos pode significar um momento de limpeza e cura
  • Sonhos são um retrato da psique da pessoa que está sonhando
  • Na cultura chinesa, o sapo está ligado a uma divindade

Você está andando por uma floresta, quando do nada cruza com vários sapos. Sai correndo, tropeça e cai na cama, com o coração acelerado e aliviado porque era só um sonho com sapo. Quantas vezes nós sonhamos e ficamos nos perguntando o significado daquilo?

Segundo a psicóloga Sâmia Riachi, especialista em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal pelo Instituto Sedes Sapientiae, os sonhos são um processo natural e espontâneo da nossa psique, que se manifesta independentemente da nossa vontade, assim como o corpo se manifesta naturalmente quando estamos com fome e o estômago ronca, por exemplo.

"Um exemplo disso é que não escolhemos o cenário do sonho, com quem, o que ou a trama que vamos sonhar, pois isso acontece naturalmente. O sonho simplesmente vem e a gente acolhe suas imagens, seus símbolos, suas sensações. Segundo Jung, a psique mostra exatamente para o sonhador a imagem que precisa mostrar e que o auxiliará como um guia para seguir em seu desenvolvimento e tornar-se quem se é", conta.

A psicóloga explica ainda que a maioria dos sonhos tem função compensatória, levando o sonhador a compreensões e percepções diferentes das que ele já conhece sobre si e sobre o mundo, como forma de tentar restabelecer o equilíbrio psíquico daquele indivíduo quando ele está vivendo ou agindo de forma unilateral. Existem também outros tipos de sonhos: prospectivos, traumáticos, proféticos, telepáticos, mas não são a maioria, diz.

Quando analisamos um sonho, precisamos entender o contexto de vida do sonhador, quais referências culturais daquele indivíduo, quais experiências ele viveu e, especialmente, o que aquelas imagens que aparecem no sonho significam para ele. Ao analisar um sonho é de extrema importância considerar não só o significado coletivo de um determinado símbolo, mas, principalmente, o que ele significa para o sonhador, pois o sonho fala sobre a psique dele, do momento de vida dele.

Sapo tem diferentes significados em culturas pelo mundo

Por exemplo: na cultura chinesa, o sapo representa uma divindade que está associada à lua, podendo simbolizar tanto aspectos de uma energia mais feminina quanto aspectos de uma energia mais masculina. Já no Vietnã e em outras culturas, o sapo é um anunciador da chuva, que pode significar sucesso, coragem e riqueza.

Na astrologia, o sapo está ligado à transformação e à capacidade de transmutação. A astróloga Paula Bueno exemplifica com "a clássica história infantil do príncipe que se transforma em sapo e também que muitas vezes é preciso olhar para além das aparências".

Outro exemplo é do livro The Wild Unknown Animal Spirit Deck and Guidebook, da taróloga Kim Krans, onde os sapos são descritos como ''clareza, limpeza e cura''.

Significado mais comuns de sonhar com sapo

  • Necessidade de transformação
  • Dinheiro e abundância
  • Clareza, limpeza e cura
  • Possíveis momentos sombrios

Para Bueno, "é importante prestar atenção para as sensações que se tem durante o sonho, pois assim é possível saber se o impacto foi positivo ou negativo mais até do que com os símbolos do sonho ou o que eles representam".

Também podemos levar em consideração o contexto em que o sapo aparece. No sonho você está interagindo com ele? Está fugindo do sapo? Conversando com o animal?

Sâmia diz que uma maneira interessante de entender o que o animal significa no sonho é saber como a espécie se comporta na natureza. O sapo, por exemplo, tem uma forma muito parecida com a nossa no começo da vida. Além disso, é um animal que vive tanto na água quanto na terra, preferindo locais mais úmidos e sombrios, o que mostra que ele consegue transitar por ambientes diferentes.

Por isso é tão bacana conhecer um pouco sobre a natureza e curiosidades daquele animal, o que também pode trazer outras amplificações a respeito deste símbolo para o sonhador compreender melhor o seu sonho.

É sempre interessante ter um caderninho próximo da cama para anotar os sonhos quando acordar, para ter mais informações e mais detalhes, e assim será possível acessar melhor as mensagens que o sonho quis enviar. Além disso, é recomendado avaliar suas próprias experiências e falar com um profissional no assunto.

Entenda abaixo alguns sonhos com sapos.

Sonhar com sapo grande

Pode ter um significado positivo ligado à sua obstinação e foco em conquistar seus objetivos.

Sonhar com sapo verde

Indica possíveis melhorias na sua vida. Bom momento para se arriscar em ideias e projetos novos.

Sonhar com sapo morto

Pode ser um mau presságio. Se ele estiver perto de você, pode significar que uma pessoa próxima irá sofrer com alguma doença. Longe, pode ser relacionado a alguém distante que faleceu.

Sonhar que está fugindo do sapo

Talvez esteja relacionado a forma como você lida com as emoções.

Sonhar que o sapo está na água

Pode reforçar a importância de expressar suas emoções e desenvolver maior maturidade emocional.

Sonhar que o sapo está em um ambiente terrestre

Envolve questões de materialização, senso prático e poder de sedução.

Universa