Topo

Relacionamentos

Por que você ainda sonha com seu ex mesmo sem querer mais nada com ele?

sonha com o ex mesmo sem sentir nada? A gente explica - iStock
sonha com o ex mesmo sem sentir nada? A gente explica Imagem: iStock

Heloísa Noronha

Colaboração para Universa

27/11/2019 04h00

Embora existam várias técnicas para impulsionar os chamados sonhos lúcidos, a verdade é que as pessoas não têm controle algum sobre o conteúdo onírico da própria mente. Assim, desde acordar empapada de suor após a perseguição implacável de um serial killer até se revirar na cama por conta de um pesadelo no qual vai trabalhar totalmente nua, volta e meia nossos sonhos nos trazem aflição e angústia.

Para quem deseja enterrar de vez o passado, sonhar frequentemente com um ex é algo bem irritante. A interpretação mais simplista para isso seria a possibilidade de você ainda nutrir sentimentos pelo antigo amor, mas nem sempre é assim. Para entender melhor como tudo funciona, primeiro é preciso se conscientizar de que os sonhos representam aspectos da nossa vida que permanecem em nosso inconsciente e que não somos capazes de resolver durante o dia. "No entanto, isso não significa que o problema seja um relacionamento não superado. Não podemos fazer uma interpretação literal ou direta dos sonhos, já que eles são simbólicos e não um reflexo fiel da nossa realidade interior", afirma a psicóloga Raquel Fernandes Marques, da Clínica Anime, de São Paulo (SP).

Nosso inconsciente, algumas vezes, usa rostos familiares para expressar os sentimentos internos. Os sonhos são simplesmente reflexos do passado que podem nos ensinar a refletir sobre o presente para fazer tudo melhor. "Os sonhos sempre surgem repletos de simbolismos, pois são mensagens do inconsciente nos mostrando que não estamos entendendo algumas emoções internas. Não importa que o sonho surja uma ou várias vezes: ele só desaparecerá quando formos capazes de compreender a situação que está tentando nos mostrar. Assim, é válido ressaltar que, por serem representações simbólicas, os sonhos têm mais a ver com a sua situação atual do que com as pessoas que aparecem nele", informa Raquel.

Seguindo essa linha de raciocínio, sonhar com um ex pode nos apontar de maneira onírica que, inconscientemente, você pode estar atravessando um momento de carência afetiva. Sendo assim, sua atenção deve ser direcionada para a autoestima e o amor-próprio. De acordo com Raquel, beijar um ex em um sonho ou transar com ele não significa literalmente amor ou sentimentos afetivos por essa pessoa.

No entanto, a cena pode ser uma representação da necessidade de amar ou ser amada, já que essa pessoa é uma referência pelo que já significou em sua vida. Se estiver sozinha, o sonho com uma antiga relação também pode simbolizar insatisfação com a solteirice — mesmo que, no dia a dia, você faça questão de dizer que está bem do jeito que está.

Doses de melancolia também costumam permear sonhos com antigos amores. "É bem comum que pessoas que vêm atravessando momentos estressantes em suas vidas sonhem frequentemente com um período em que o dia a dia era melhor e mais feliz. Às vezes, esse período é representado por um antigo relacionamento", indica Patrícia Atanes, psicóloga clínica, de São Bernardo do Campo (SP). Ou seja, não é do ex que você sente falta, mas sim da pessoa que era quando estava com ele.

A "mágica" da comparação

Outra questão importante levantada por Patrícia é o fato de que sonhar com um ex pode ser a maneira de a mente, subconsciente, se lembrar de certas qualidades que ele tinha e que na relação amorosa atual você sente falta. "Talvez você tenha um ex que tratava a sua família super bem, enquanto seu namorado de agora é meio frio e fica devendo nesse quesito. Dessa forma, certas qualidades e características que estão faltando no relacionamento atual geralmente podem aparecer em um sonho, através de outra pessoa, para preencher esse vazio", conta a psicóloga.

É comum, portanto, que quando alguém vive um romance insatisfatório ou enfrenta uma crise na relação, seu subconsciente passe a revisitar um período mais feliz da sua vida em um sonho e os sentimentos e esperanças ligados àquela época. É importante entender todo o contexto do sonho antes de tentar conhecer o seu significado. O que quer que esteja acontecendo no sonho vai refletir não necessariamente a sua relação com o ex, mas pode representar o que está acontecendo diretamente com você — como a preocupação de, dessa vez, fazer o novo romance dar certo.

Se você está em um relacionamento saudável e gratificante, porém, e começa a sonhar com seu ex, evite alimentar a culpa ou o medo de ainda nutrir algo pelo amor do passado. Não tem nada a ver com traição, também. "Geralmente, esses sonhos são a maneira subconsciente de limpar algumas bagagens velhas ou problemas que você possa ter em seu relacionamento anterior. Pense nisso como uma maneira natural de curar sua mente de velhas feridas", diz Patrícia.

Sonhos revelam desejos inconscientes

Segundo a psicóloga clínica Silvia Malamud, especialista em abordagem direta a memórias do inconsciente, de São Paulo (SP), outro possível significado desse tipo de sonho é o fato de que ficaram algumas questões emocionais mal resolvidas, mas não obrigatoriamente com o ex e sim com tudo o que simbolizou tal relacionamento. "Na vida concreta, assim como no universo dos sonhos, vivemos muitas situações simbólicas que não conseguimos identificar. Uma relação e um término por exemplo, podem ativar sensações de desamparo que vêm da infância.

Podem também evocar sentimentos depreciativos e outros que estavam sendo 'cuidados' por intermédio da antiga relação, mas não sanados. Se os sonhos com o ex forem sonhos muito perturbadores, a busca por explicações numa terapia poder dar um salto positivo em relação às questões mais profundas", acredita.

Sonhos com ex são bastante comuns para pessoas que passaram por separações dolorosas e ainda têm sentimentos persistentes. "Pessoas que romperam uma relação sem terem a oportunidade de expressarem como se sentiam costumam sonhar que confrontam o ex e dizem a ele tudo o que ficou "entalado na garganta", mesmo que de modo simbólico. "Embora esses confrontos ocorram no mundo dos sonhos, eles são terapêuticos e ajudam a lidar com muita dor e mágoa", pontua Patrícia.

Ao contrário do que diz a clássica canção do filme "A Bela e a Fera", sentimentos não são fáceis de mudar. E, sim, os sonhos podem revelar que o ex, se dependesse da sua vontade - nem sempre expressa conscientemente - continuaria a ser o seu par. "Falar em não ter mais sentimento por alguém é relativo, porque às vezes entendemos de forma consciente que não sentimos nada pelo outro, mas num nível inconsciente é completamente diferente", alega a psicóloga Daniela Generoso, pós-graduada em Neuropsicologia, do Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com Daniela, sonhos também trazem lembranças reprimidas e podem simbolizar muita coisa, inclusive saudade da época que estavam juntos, principalmente se houve amor em algum momento do relacionamento. "O cérebro esquece a dor e fica com o máximo de lembranças boas. Entretanto, meu conselho é não se fixar exatamente no que o sonho significa e sim em qual o sentimento ou a sensação que provoca em você. Se você sonha com um ex constantemente, qual é o sentimento que fica? Mágoa, dor, ansiedade, esperança, amor? São essas emoções que precisam ser analisadas", diz a psicóloga.

Algumas pessoas se sentem conectadas aos seus sonhos e colocam ações em significado pessoal. Outras acreditam que os sonhos nada mais são do que essencialmente um "ciclo de enxágue" do dia ou uma atividade cerebral aleatória que ocorre durante o sono sem um significado mais profundo. "De qualquer forma, todo sonho tem um significado, um simbolismo ligado ao nosso inconsciente. Se seus sonhos estão perturbando seu sono ou afetando suas atividades diárias, é importante entrar em contato com um profissional", sugere Patrícia.

Relacionamentos