Topo

Sonhar com gravidez pode ser 'aviso' do corpo ou alerta pra vida

Sonhar com a gravidez como algo positivo costuma representar crescimento - Getty Images/iStockphoto
Sonhar com a gravidez como algo positivo costuma representar crescimento Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para Universa

01/02/2023 04h00

Alguns sonhos despertam uma mistura de sentimentos e dúvidas, principalmente quando o assunto do sonho não faz parte do seu dia a dia. Por exemplo, sonhar que está grávida ou sonhar com gravidez pode ser motivo de desespero para algumas mulheres ou felicidade para outras.

As teorias sobre as mensagens do inconsciente durante os sonhos podem ter diversas interpretações e até mesmo influência da vida pessoal, memórias do consciente e o contexto vivido naquele momento.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

A astróloga e mestra em psicologia clínica e escolar Márcia Fervienza explica que a comunidade científica acredita que os sonhos servem para organizar memórias, atribuir significados aos eventos do dia e para manutenção do sistema neurológico, entre outras coisas.

Sonhar que está grávida não significa necessariamente que a pessoa esteja esperando um filho, mas pode refletir em outras possibilidades, que mudam conforme as características do sonho em questão.

Sonhar com uma gravidez de forma positiva

Fervienza explica que sonhar com a gravidez como algo positivo costuma representar crescimento, criatividade e até magia, incubando mudanças na vida daquele que está sonhando, assim como sua relação com algum projeto, desejo ou ideia nova que está sendo gerada, e por isso esse período pode ser chamado de gestação.

Digamos então que, neste caso, seu inconsciente está tentando te dar um empurrão para que essas transformações aconteçam, indicando este como um momento ideal para isso.

"Primeiramente, eu identificaria o significado coletivo para o símbolo demonstrado no sonho e, em seguida, eu buscaria entender aquele símbolo dentro do contexto da pessoa", indica.

E, em alguns casos, sonhamos que estamos grávidas como um "aviso" que nosso corpo nos dá de que estamos gerando vida. É o teste de gravidez interno que trazemos dentro de nós mesmas.

Sonhar com uma gravidez indesejada

A interpretação ao sonhar com uma gravidez indesejada e que vem carregada de medo mostra como a pessoa que está sonhando lida em relação a um fato ou situação de sua vida que precisa ser enfrentado, mas que está travado por conta de sentimentos como insegurança, angústia e até mesmo ansiedade.

"Mantenha sua mente aberta para decifrar os seus sonhos, o que é uma boa regra prática. Afinal, cada indivíduo pode encontrar um significado diferente", comenta a terapeuta holística e facilitadora de Barras de Access Juliana Andrade.

Dessa forma, Andrade e Fervienza incentivam-nos a questionar sobre alguns pontos vistos durante o sonho e perceber no nosso corpo qual é a consciência disso: o que esse sonho diz sobre mim? O que está certo sobre isso que não estou considerando ou percebendo? Quais as minhas impressões e sentimentos sobre o fato de ficar grávida? De quem é esta gravidez do sonho?

"Não precisamos buscar uma resposta racional ou lógica para interpretar um sonho, apenas nos abrir para que essa consciência sobre o sonho chegue, da forma como ela deseja se manifestar. Não existe certo ou errado sobre determinado sonho, mas sim um ponto de vista sobre aquilo que você acredita e faz sentido para você", indica Andrade.

Sonhar que está dando à luz

Pode sugerir que um projeto está pronto para "ser parido", ou seja, sair do campo das ideias e nascer.

Sonhar com nascimento prematuro

Indica uma ideia ainda não está pronta para existir, mas que precisa por pressões internas ou externas, ser apresentada;

Sonhar com aborto

Pode indicar algum trauma existente em seu subconsciente, ou até mesmo a invalidação ou interrupção de algum projeto criativo que tenha começado. Aqui, vale entender seus medos e o que pode impossibilitar seus projetos de "nascerem". É comum, no entanto, mulheres que sofrem abortos espontâneos frequentes sonharem que têm um bebê nos braços que cai todo o tempo - elas não conseguem "segurar" o bebê.

Outras sonham que estão grávidas porque desejam muito ser mães.

"Em outras palavras, a análise de um sonho pressupõe entender o significado coletivo do símbolo e o significado do símbolo para a pessoa que sonhou", aponta Fervienza.

Livros para desvendar os sonhos

A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud

Sonhos, de Vinicius Iracet

Rodapé content commerce -  -