PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Sonhar com criança significa desejo de gravidez ou até turbulência; entenda

Sonhar com criança pode ter vários significados; entenda cada um deles - Getty Images
Sonhar com criança pode ter vários significados; entenda cada um deles Imagem: Getty Images

Camila Corsini

Colaboração para Universa

14/02/2021 04h00Atualizada em 01/07/2021 15h38

Quando se pensa em crianças, em geral, o sentimento cai para coisas boas ou até renovação. Nos sonhos, porém, os significados podem ser bem diferentes — a depender do contexto e até mesmo da aparência delas. Afinal, o que significa sonhar com crianças?

Em linhas gerais, pode simbolizar virtudes como pureza de espírito e um coração bondoso e inocente. Ainda que o sonho possa acontecer em épocas complicadas da vida, ele vem para lembrar que o ser humano é sensível. No entanto, para interpretar o sonho de forma exata é preciso entender como eles se formam e as diversas linhas de análise.

Os sonhos são vivências experimentadas pelos seres humanos quando não estão acordados. Eles estão relacionados a um universo perceptivo, com mobilização dos órgãos do sentido, sobretudo a visão, e à vasta biblioteca de memórias guardadas no cérebro de quem sonha.

Em média, uma pessoa que dorme entre seis e oito horas por noite passa duas horas desse tempo sonhando — mesmo não lembrando o enredo ou o conteúdo deles. Mas é impossível precisar quantos sonhos temos por noite.

Como os sonhos se formam?

"Para a compreensão da formação dos sonhos, precisamos entender um pouco da estruturação do nosso sono. Imagine que registramos nosso funcionamento cerebral em um traçado no papel. Quando estamos acordados, esse traçado seria representado por um rabisco irregular — cheio de altos e baixos. Estamos vendo, ouvindo e sentindo. Quando dormimos, esse traçado assume formas diferentes de acordo com a fase do sono", explica Rodrigo Ramos, psiquiatra e diretor do Nupem (Núcleo Paulista de Especialidades Médicas).

Segundo o especialista, no que é conhecido como sono de ondas lentas, esse traçado assume altos e baixos mais largos refletindo uma lentidão da atividade cerebral.

"Passamos 75% do nosso sono nessa fase. Durante 25% do tempo, nosso cérebro passa a ter um traçado ativo semelhante a quando estamos acordados. A musculatura do corpo está paralisada, com exceção da ocular. Durante essa fase, os olhos, embora fechados, movimentam-se intensamente de um lado a outro. A ela damos o nome de sono REM (do inglês, Rapid Eye Moviment). O sonho simbólico, relacionado a emoções e que estaria relacionado a conteúdos inconscientes, são formados neste momento", diz.

Os sonhos que são reflexos diretos do dia a dia podem acontecer durante o sono de ondas lentas. De acordo com Ramos, esses nem sempre trazem conteúdos simbólicos — são apenas representações do dia a dia. "Sonhos que teriam significados, segundo teorias analíticas, seriam aqueles que seguem um enredo errático, simbólico, com início e término imprecisos e que parecem ter algum tipo de emoção envolvida, seja medo ou prazer."

Ao pé da letra?

A interpretação dos sonhos, do ponto de vista dessas teorias, varia de acordo com a linha psicológica em que se trabalha. "A psicanálise usa uma técnica da livre associação de ideias a partir de um relato do sonho para se chegar a um significado que seja congruente com o enredo e as angústias do indivíduo. As leituras junguianas valem-se da ideia de arquétipos e inconsciente coletivo para que se entenda qual o significado do material", explica Ramos.

"Na análise psicodramática, entende-se o sonho como uma tentativa do psiquismo de curar as próprias angústias, tornando consciente materiais excluídos do nosso psiquismo e que, ainda que estejam numa espécie de caixa dois da mente, governam nossos movimentos e dirigem nosso sofrimento", completa.

De acordo com o psiquiatra, nessa última linha de estudo estimula-se que a pessoa continue sonhando sobre os mesmos temas até que o significado dele apareça sem simbolismos e, enfim, entenda-se o que se rejeita.

Ele ressalta que o objetivo central é fazer um entendimento do significado de cada símbolo para se entender qual seria a ideia que aquela vivência representa. Ou seja, a interpretação não acontece ao pé da letra.

"É fácil imaginar que o sonho de perseguição por um tigre provoca uma emoção diferente do sonho de estar nadando deliciosamente com belos peixes. Se o primeiro sonho parece estar ligado a uma fuga de algo perigoso, o segundo relaciona-se com a ideia de convívio harmônico com conteúdos emocionais positivos", conta.

O que significa sonhar com crianças?

Do lado do esoterismo, o sonho com crianças pode ter significados amplos.

"Sonhos são muito mais do que parecem ser e, muitas vezes, transmitem mensagens e significados que sequer imaginamos. De acordo com vários especialistas e estudiosos do mundo onírico, os sonhos possuem relação com nossas vidas passadas, com o presente e com previsões sobre nosso futuro", explica Brendan Orin, astrólogo do Astrocentro, que listou alguns possíveis significados de sonhar com crianças de acordo com diferentes circunstâncias.

Sonhar com crianças brincando

Pode indicar vontade de voltar à infância, e, voltando a ser criança, colocar em prática sonhos e desejos antes não realizados.

Sonhar com crianças bem bonitas

Sonhar com crianças que você fica admirando por horas e horas, sem se cansar, pode significar vontade de engravidar/ter filhos, e este desejo está latente em sua mente subconsciente.

Sonhar com crianças chorando

Pode ser prelúdio de fases difíceis e caminhadas turbulentas em alguma área da sua vida, portanto, esteja preparado e seja resiliente.

Sonhar com crianças saudáveis e bonitas

É sinal de paz, alegria, sucesso e felicidade na sua vida, seja no trabalho, nos estudos ou na relação com a família.

Sonhar com crianças feias ou doentes

Pode significar alguma decepção ou traição, que você passará por problemas recorrentes e frequentes em suas relações pessoais, ou que está com algum tipo de impureza ou sentimento ruim na alma.

Sonhar com crianças discutindo com você

Pode significar algum tipo de conflito ou dilema interno e que precisa recomeçar algum projeto do zero.

Sonhar com criança morta

Pode se referir a deveres e obrigações que você tem tido dificuldade em concluir e também sobre preocupações com a saúde e estabilidade financeira.

Sonhar com criança no colo

Pode significar que você tem se sentido muito sobrecarregado sobre situações do dia a dia.

Alto Astral