Topo

Horóscopo

Astrologia


Cuidado! Por que você não deve falar sobre seu mapa astral para todo mundo

Os dados do seu mapa astral são sensíveis, então tenha cuidado - Victoria Kotlyarchuk /Getty Images/iStockphoto
Os dados do seu mapa astral são sensíveis, então tenha cuidado Imagem: Victoria Kotlyarchuk /Getty Images/iStockphoto

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

19/05/2023 04h00

Entre amigos, em grupos de discussão no Facebook e até em entrevistas de emprego: quem é ligado em astrologia com certeza já presenciou uma troca de dados completos de nascimento, com data e hora, e até mesmo de mapa astral por aí.

Mas, cuidado: expor toda nossa configuração astrológica para quem não conhecemos é arriscado. Pessoas mal-intencionadas podem descobrir coisas muito profundas pelo mapa natal.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

"Sabendo de pontos sensíveis, é possível usar frases bem escolhidas de maneira a manipular a pessoa, inclusive para seduzi-la. Também é possível descobrir neuroses e outros pensamentos que podem desestabilizar qualquer humor", conta a astróloga Maria Eunice Sousa.

Segundo ela, o mapa astral é uma fonte muito grande de informações íntimas.

Por isso, se não tomarmos cuidado com essas informações, poderemos ser manipulados por pessoas que podem querer tomar algum proveito de nós.

O conselho da astróloga é não sair passando ou expondo as referências do próprio mapa para quem não conhecemos. Afinal, não dá para garantir o que vão fazer com isso.

O que é possível saber através do mapa astral?

O astrólogo Carlos Falcão conta que não há nenhum tipo de informação humana que não esteja contemplada em um mapa astral, seja a essência da pessoa analisada, seja as experiências em cada área da vida dela:

Podemos identificar de forma nítida os desafios naturais, mostrando como enfrentá-los, e identificar os potenciais mais relevantes, estejam eles latentes ou não. Não há ferramenta de autoconhecimento mais eficiente que uma boa leitura de mapa astral."

O profissional relata que, no geral, as pessoas que procuram o trabalho ficam chocadas quando descobrem o alcance de informações que um mapa pode dar "com extrema precisão".

Por isso, é fundamental o astrólogo esclarecer essa capacidade antes de confirmar um serviço de leitura, até para o cliente dizer se está à vontade, ou não, com essa invasão — por assim dizer.

Existem outras análises interessantes que são possíveis de fazer através da leitura do mapa natal astrológico. Uma delas é sobre as vocações profissionais de cada pessoa.

A outra, a sinastria amorosa de um casal. Neste último caso, é preciso ter os dados completos de nascimento das duas pessoas envolvidas no relacionamento. Porém, não adianta fazer sem o consentimento do seu amor, ok?

Maria Eunice Sousa explica que a sinastria amorosa nada mais é do que a comparação do mapa astral do casal, para ver basicamente as potencialidades e desafios da relação.

"Eu, particularmente, faço isso apenas quando as duas pessoas estão presentes. Se apenas uma pessoa está, faço a leitura através da perspectiva do mapa dessa pessoa. Falar do mapa do outro seria extremamente invasivo e completamente antiético, mesmo que tenha sido autorizado", diz.

É preciso ter receio?

"Um mapa não é um território. Em metáfora, é preciso fazer sua própria excursão para saber se aquele lugar corresponde às fotos do catálogo da agência de viagem. Entende? Pessoas mal-intencionadas sempre vão procurar uma forma de conhecer a vulnerabilidade daquelas que querem dominar", acredita o astrólogo Nando Guimarães.

Falcão frisa que cada pequena situação astrológica pode envolver inúmeros caminhos de interpretação. Ou seja, sempre é necessário interagir com a pessoa dona do mapa para saber exatamente como tais aspectos se manifestam.

"O próprio cliente vai nos dar alguns direcionamentos para poder interpretar de maneira precisa. Mas, infelizmente, a astrologia tanto pode ser usada para fins sublimes, quanto para fins mal-intencionados. Depende do caráter e da ética da pessoa", diz.

Mapa astral é sagrado?

"Eu entendo que o mapa natal é sagrado na medida em que a nossa intimidade é sagrada. Por exemplo: a gente não sai mostrando a nossa intimidade por aí para qualquer um, certo? Então tem partes de nós que não devemos abrir para ninguém simplesmente porque é da nossa intimidade", reflete a astróloga Maria Eunice.

Para Carlos, o mapa astral em si não é sagrado. Ele é apenas um mostruário das nossas informações de vida e sobre como isso se relaciona com a nossa existência. "Sagrado? Sagrado é a vida e como cuidamos dela", finaliza.

Livros para meditar, se inspirar e se conhecer

Cartas astrológicas holísticas (bolso): Para Orientação, Meditação e Cura

Voa, cara! Voa! Magias, orações, encantamentos e conselhos

Jung e a astrologia: Autoconhecimento através dos arquétipos do zodíaco

Não começou com você: como o trauma familiar herdado nos define

Rodapé content commerce -  -