PUBLICIDADE

Topo

Sonhar com barata, rato e cobra: o que quer dizer sobre suas emoções?

Cena do filme "Joe e as baratas" - Reprodução/IMDB
Cena do filme "Joe e as baratas" Imagem: Reprodução/IMDB

Heloísa Noronha

Colaboração para Universa

04/03/2020 04h00

Segundo a abordagem do psiquiatra e psicoterapeuta suíço Carl Gustav Jung (1875-1961), que fundou a psicologia analítica, o sonho é um mensageiro do inconsciente. Ou seja, ele nos revela através de símbolos tudo aquilo que, na vida "desperta", temos dificuldade de conhecer, encarar, assumir.

Quando associamos esse aspecto - da necessidade de um profundo mergulho no mundo interno - ao valor que damos às coisas fora de nós, podemos chegar o mais perto possível do significado de um sonho.

E todo sonho tem, sim, uma interpretação. Até mesmo os mais bizarros, como os que envolvem bichos considerados asquerosos como ratos, baratas e ratos. Aliás, esse conteúdo está mais para pesadelo, não é mesmo?

Mesmo eles, entretanto, podem revelar pistas importantes sobre você e seu universo particular. A especialista em psicologia analítica junguiana e administradora do canal do YouTube "Que Sonho É Esse?" Vera Leon ensina o caminho das pedras.

Como descobrir significados dos sonhos

Entenda que o sonho é de quem sonha. Por mais que apareçam outros personagens e que as situações sejam as mais inusitadas, o conteúdo que vem à tona num sonho pertence unicamente ao sonhador. Daí ser fundamental saber qual a relação com os elementos que aparecem e o que cada um - pessoas, coisas, bichos, sentimentos - significa na vida acordada.

Aparecem bichos nos meus sonhos

Analise o contexto. Baratas e lesmas são, para a maioria de nós, extremamente desagradáveis, assustadores, ameaçadores e repulsivos. Mas em qual contexto eles apareces no seu sonho? Como você lida com eles? Qual sentimento ou emoção provocam em você? E qual sua sensação ao despertar? Nojo, alívio, inquietação? A partir daí e do momento de vida em que está passando você pode começar a elaborar hipóteses.

Sonhar com rato

O rato pode revelar medos ou desejos. Se no sonho o sentimento é de nojo ou se há um clima ameaçador, a pergunta a ser feita é: com o que, na sua natureza mais profunda, você tem dificuldade de lidar a ponto de ter de encarar algo tão repulsivo enquanto dorme? Uma possibilidade é, no dia a dia, a mania de se autoavaliar com depreciação e/ou não estar apresentando uma conduta tão correta como gostaria nos relacionamentos ou no trabalho.

Reflita: qual porção "rato" você tem que é tão sombreada que só consegue "enxergar" em sonho? Por outro lado, se o rato aparece como um personagem bom - pense no Mickey Mouse ou no Remy de "Ratatouille", por exemplo - é provável que o inconsciente esteja pedindo que se permita levar a rotina com mais leveza e que crie um espaço para "brincar" em meio a tanto estresse.

Já sonhar com um ratinho de laboratório pode indicar que você está deixando de lado algum aspecto positivo em sua personalidade que poderia lhe render mais felicidade e satisfação.

Sonhar com baratas, moscas e outros bichos

Animais asquerosos costumam evidenciar aquilo que não gosta em si mesma. Quando se fala de baratas, escorpiões, moscas, vermes e outros bichos desse tipo é importante destacar uma característica comum a todos: são seres que não têm uma convivência boa com o homem, como o cachorro, por exemplo, a quem se atribui a qualidade de melhor amigo.

Portanto, vale a pena debruçar-se sobre o que eles representam e qual a situação que se desenrola no sonho. Ninguém tem contato agradável com baratas, certo? Elas se escondem, vivem nos ralos e nos bueiros, são difíceis de pegar e demoram para morrer. Se são assim tão horrorosas, por que estão nos nossos sonhos?

Avalie: que aspectos tão feios e desagradáveis em você não está conseguindo admitir, confrontar e assumir? Algumas possibilidades: inveja, egoísmo, racismo, intolerância, prepotência... Em geral, posturas socialmente condenáveis e que devem ser trabalhadas.

Sonhar com sapos

Sapos têm dupla leitura. Nos contos de fadas, o príncipe primeiro surge como sapo. Só após se apaixonar, vira humano. É importante, nos sonhos com tais anfíbios, lembrar quem mais aparece: um namorado, um ex, um crush? Será que não se sente à altura de conquistar um príncipe (ou "o" príncipe?).

Outra questão fundamental: como anda sua autoimagem? Será que você não vem se cobrando demais em relação à aparência e a padrões estéticas que a sociedade insiste em achar que são válidos? Há uma expressão popular que fala de "engolir sapos", que na prática nada mais é do que aguentar calada o abuso de chefes, parentes, amigos, parceiros.

Caso os sapos apareçam aos montes em seus sonhos, talvez seja hora de colocar para fora os que estão presos em sua garganta.

Sonhar com cobra

Cobras avisam sobre traição e mudanças. Na Bíblia, foi a serpente que ofereceu a maçã à Eva no Paraíso e causou sua expulsão, junto a Adão (que, tentado, "pecou"). Por isso, o réptil é tão associado à traição - nos sonhos, se oferecer perigo é sinal de que você, provavelmente, tem medo de sofrer uma infidelidade. Por outro lado, a cobra também costuma ser associada ao pênis e à vida sexual por seu formato fálico.

Animal peçonhento, que dá o bote sorrateiramente na presa, simboliza ainda ameaças. Ela morde? Você vem passando por uma de crise confiança em alguma relação na sua vida? Suspeita de alguma doença e isso seria um alerta para procurar um médico, por exemplo?

Outra probabilidade é o inconsciente estar avisando que chegou a hora de rever posturas na sua vida e promover mudanças significativas - a cobra é um símbolo clássico de transformação, pois troca inteiramente a pele - por mais doloroso que esse processo seja.

Por último, lembre-se: o sonho sempre estará "falando" de um conflito atual, por mais remota que seja a sua origem do conflito. Considere, ao tentar entendê-lo, os valores, as crenças e o momento de sua vida atual.

Alto Astral