PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral


Você sonha com sexo? Saiba o que isso significa

Os significados dos sonhos eróticos - iStock
Os significados dos sonhos eróticos Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

14/01/2020 04h00

Você sonha com sexo? Se sim, saiba que, por trás disso podem estar várias chaves para compreender suas emoções e o que está acontecendo na sua vida. Durante os sonhos, um mecanismo bastante complexo entra em ação — e eles acontecem todas as noites, sabia? Nem todos são lembrados, mas quando isso acontece, talvez valha a pena prestar atenção no significado deles.

Para Elias Luiz Bispo IV, psicoterapeuta e terapeuta holístico, terapeuta floral, paranormal e pesquisador metafísico, ao analisar sonhos que envolvam momentos de intimidade, carícias ou mesmo com o ato sexual — com pessoas desconhecidas, parentes, seres sobrenaturais e até objetos —, é preciso ficar atento aos detalhes emocionais do que se revela. Pois tudo depende do que acontece no universo onírico de cada pessoa.

"É possível haver inúmeras formas de sonho, com sentimentos e emoções variáveis, indo do prazer ao nojo, do sentimento de posse e poder à frustração ou ao medo. O universo dos sonhos revela muito do nosso conteúdo interno e dos problemas e questões a serem resolvidos no estado desperto", resume.

Há, ainda, os sonhos premonitórios e os de comunicação telepática. De acordo com Elias, tais tipos não envolvem apenas o conteúdo emocional e perceptivo individual, mas a interação de campo psíquico, através da comunicação à distância (voluntária ou involuntária).

Quer dizer que um indivíduo dotado de energia psíquica de qualidade telepática pode, involuntariamente, através de seus desejos, influenciar a pessoa desejada com sonhos de caráter afetivo, amoroso, erótico, sensual ou extremamente sexual.

No entanto, a questão não é tão simples. Para que se possa ter a clareza necessária sobre o simbolismo e mensagem de um sonho, é preciso buscar dentro dele os sinais e marcas emocionais. "Nem sempre o simbolismo contido no universo onírico (dos sonhos) está ligado ao mundo externo, mas, sim, ao mundo interno do sonhador, ou seja, aos desejos e frustrações", esclarece o paranormal.

Um universo pessoal

Elias ressalta que cada indivíduo é único. "Embora faça parte do gênero humano, sua singularidade o torna um ser sem igual no universo", afirma. Esta pessoa é cheia de sonhos e desejos reprimidos que, por vezes, se manifestam durante a noite, através de diversos simbolismos aprendidos de forma consciente. "Visam disfarçar a real intenção dos sonhos", observa Elias.

As taras reprimidas e o desejo contido podem levar alguém com receios do casamento a sonhar com conventos ou igrejas, por exemplo. Já com uma pessoa mais resolvida em seus tabus e medos, o sonho será mais explícito: com um amante, por exemplo, seja ele conhecido ou não.

De acordo com Elias, para o indivíduo reprimido (seja solteiro ou casado, homem ou mulher), muitos sonhos podem conter os mesmos simbolismos. Isso acontece quando envolve sexo com familiares, com anjos ou demônios, com amigos ou com o namorado ou namorada de um irmão ou parente e mesmo um ménage com os próprios pais. "É como um pedido de socorro ou ajuda", diz o terapeuta holístico.

Além disso, quem é casado e tem esse tipo de sonho sente que o relacionamento não vai bem e que falta completude no convivência a dois e na vida sexual. "Já alguém solteiro pode ter medo de declarar sua sexualidade e curiosidade sexual — e isso não quer dizer que, sendo hétero, queira se assumir com outra orientação sexual. É comum que pessoas com muita energia sexual tenham medo ou vergonha de suas taras", aponta Elias Luiz Bispo IV.

Ele lembra que o sonho pode ser apenas um despertar da psique, mostrando aspectos que podem e devem ser trabalhados e compreendidos, através de uma maior compreensão dos seus potenciais. Ocorre, por exemplo, quando se sonha com certa frequência com determinada pessoa, sendo que não existe interesse real nela. Neste caso, o sonho pode demonstrar um despertar pelas qualidades sensuais deste alguém.

Como interpretar os sonhos

A seguir, Elias Luiz Bispo IV explica o que há por trás de alguns sonhos que envolvem sexo:

Com várias pessoas
Manter relação com muita gente, de diferentes orientações sexuais ao mesmo tempo -- a chamada "suruba" --, e sentir-se atuante e ativo é uma deixa sobre a necessidade de espaço e liberdade para criar e construir algo usando seu potencial. Em geral, o sonhador sente-se oprimido.

Bissexual
Se a pessoa é hétero e, no sonho erótico, tem uma atitude "flex" (flexível) ou de liberdade com o mesmo gênero em um ménage, isso demonstra uma mudança na forma de pensar e sentir em relação à sexualidade à sua volta. Pode, ainda, ser ótimo sinal de algo positivo no trabalho ou nos negócios.

Ménage
"Neste tipo de sonho, o indivíduo assume seu poder e equilíbrio pessoal com a integração dos aspectos opostos de seu inconsciente", pontua o pesquisador metafísico. Assim, se é uma mulher com dois homens no ménage, ela integra em si o seu aspecto Animus (masculino); se for um homem que sonha estar na cama com duas mulheres, há a integração do aspecto Anima (feminino).

Com o chefe
Em geral, indica a vontade de ser promovido, ter maior destaque e ganho financeiro.

Com colega de trabalho
O sonho de transar com algum amigo da empresa sugere vontade de criar parcerias vantajosas.

Gente desconhecida
Sonhar que está transando com um anônimo retrata uma grande aventura e revela a insatisfação com algo na vida atual.

Em local público
Depende das emoções e percepções dentro do sonho, ou seja, a pessoa pode sentir um enorme prazer pela aventura ou um medo terrível de ser descoberto. Se houver prazer, está associado a uma grande capacidade para enfrentar situações complexas e curiosidade pelo comportamento humano. Já, se os sentimentos forem de medo e vergonha, o aspecto financeiro deve ser melhor gerenciado para não haver perdas significativas - neste caso, há um medo real em ser motivo de vergonha social.

Homossexual
Se quem sonha que está transando com alguém do mesmo sexo é hétero, trata-se de uma demonstração da necessidade da pessoa em se perdoar por atitudes e conceitos sociais que não dizem respeito à sua vida. Tudo porque muita gente vive repetindo conceitos e crenças de gerações anteriores, sem ousar pensar e sentir por conta própria.

Com amigo
Se não for recorrente, demonstra admiração física e vontade de aprender algo novo. Caso o sonho transando com amigo se torne constante e você não tenha interesse real por ele, pode ser sinal de que seu inconsciente quer aprender algo que tal pessoa tem como característica natural - pode ser sua forma de se relacionar com os outros ou a maneira de se de expressar, por exemplo.

Usando objetos
Sonhar que se masturba com sex toys ou mesmo utensílios domésticos revela insatisfação com a forma de vida que vem levando e vontade de que tudo seja diferente.

Com anjos, deuses e demônios
Quando o sexo é com representantes do bem, significa necessidade de proteção e amparo familiar. Se envolve entidades más, resgata sentimentos de culpa por sua orientação ou tara sexual.

Com animais
Sonhos que envolvam zoofilia revelam depressão e sentimentos de inadequação social.

Com o professor
É necessidade de amparo e direção. Neste sonho, a figura paterna é trocada pela do professor.

Com os pais
Quando ocorre, é sinal de medos e receios de desagradar os pais. Quem sonha se sente distanciado, não visto e não entendido ou amado pelos genitores.

Com alguém famoso
Vontade gigante de mudar sua situação social e a direção da vida.

Alto Astral