Topo

Alto Astral


Espera lua certa para cortar o cabelo? Não é só ela que mexe no resultado

Tem hora certa para cortar o cabelo? - iStock
Tem hora certa para cortar o cabelo? Imagem: iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

18/10/2019 04h00

Não é de hoje que ouvimos falar que a Lua influencia em como o cabelo vai ficar após o corte e no crescimento dos fios. Mas será que isso é verdade? Será que outros elementos da astrologia também favorecem procedimentos estéticos?

Lua interfere no resultado do corte de cabelo?

O mestre em Filosofia pela USP Alexey Dodsworth, pesquisador acadêmico sobre os paradigmas das relações entre humanidade e espaço cósmico, diz que há evidências sobre a influência da Lua em vários aspectos de nossa vida (inclusive o corte de cabelo) a serem observadas, apesar de não serem comprovadas cientificamente.

"Não existe pesquisa científica dedicada a investigar a influência dos ciclos lunares na vida humana, infelizmente. Porém, algumas observações são constantes. Por exemplo: alguns psiquiatras atestam que pessoas com questões mentais pioram na Lua cheia. Do mesmo modo, há um aumento no número de partos naturais nessa fase", conta.

Para ele, análises nesse sentido poderiam explicar muita coisa que vivemos cotidianamente, visto que a Lua exerce significativo efeito gravitacional, por exemplo, sobre as marés. "Por afetar tão poderosamente os oceanos, é de se imaginar que cause um efeito nos líquidos de nosso corpo e em nosso sistema nervoso. Trata-se de uma hipótese a ser estudada, e ela me parece bastante plausível."

O que levar em conta

Além do trânsito dos astros, Alexey conta que o próprio mapa astral pode indicar caminhos para que encontremos a hora exata de fazer procedimentos estéticos. Ele deve ser analisado individualmente, e também devem ser levadas em conta as posições da Lua e de Vênus. "Os astros podem indicar os melhores ciclos, de acordo com a posição em cada mapa. Observar só o signo solar ou o ascendente não resolve", diz.

Espelho de Afrodite

Por representar a beleza, o planeta Vênus é muito importante na hora de mudar a aparência, seja depilação, aparar a barba ou cortar o cabelo. Ele é que rege os assuntos referentes à estética em nossa vida. Além disso, a Lua também é crucial, visto que representa ciclos rápidos e diversas culturas se baseiam em suas fases para a tomada de decisões.

Sincronicidade acontece

Podemos observar acontecimentos sociais e crenças que demonstram a sincronicidade astrológica com o que decidimos para nosso visual.

"De acordo com o conhecimento astrológico, ocorre uma espécie de perturbação da estabilidade em momentos de Lua cheia ou de Lua nova, quando é mais provável que as pessoas tomem decisões impulsivas e reajam com menos racionalidade. Pessoas nascidas na Lua nova, segundo a astrologia, seriam casos quase caricaturais de seus próprios signos. Há incontáveis outras alegações sobre as fases lunares, dá pra encher um livro sobre isso", brinca.

O importante, segundo ele, é que não existe uma resposta geral para todas as pessoas. "Cada indivíduo tem seus próprios ciclos. A ciência oficial diz que acreditar na influência dos astros é superstição. Particularmente, mesmo concordando que a astrologia não é uma ciência no sentido atual, acho ingênuo recusar a ideia de que os ciclos lunares não nos afetam", defende Alexey.

Se você está prestes a passar a tesoura nos fios, entenda como as fases da Lua exercem influência em procedimentos estéticos — incluindo barba, cabelo e bigode.

Lua minguante

Quando a Lua está em sua fase minguante, é como se ela fosse se recolhendo, diminuindo de tamanho. Portanto, a época é propícia para tirar volume, tirar comprimento ou até mesmo romper com uma aparência que não te representa mais. Também é um bom período para depilação. O que for cortado neste momento crescerá mais lentamente.

Lua crescente

Precisa fazer crescer mais rápido aquele corte que não agradou? Ou está querendo deixar a barba crescer? Aposte na Lua crescente. Como o próprio nome diz, é o momento propício para fazer procedimentos em que se deseja que os fios cresçam mais saudáveis e fortes.

Lua cheia

Quem nunca ouviu falar que, para dar volume aos cabelos, o ideal é cortar na Lua cheia? Alexey, no entanto, desmistifica a fase e diz que é um momento de tomar bastante cuidado, já que ficamos mais impulsivos. A astrologia não recomenda grandes mudanças nesses períodos.

Lua nova

Quer renovar o visual? Aproveite a Lua nova! A fase, porém, pode trazer surpresas quanto aos resultados. ai de você encarar o desafio ou se abrir para novas possibilidades.

Alto Astral