Topo

Horóscopo

Como usar o poder da Lua e as dicas do mapa astral para ter um cabelão

A Lua é realmente poderosa, vale usar isso a seu favor - zoff-photo/Getty Images/iStockphoto
A Lua é realmente poderosa, vale usar isso a seu favor Imagem: zoff-photo/Getty Images/iStockphoto

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

02/10/2022 04h00

Checar o calendário lunar antes de cortar o cabelo já é tradição nas famílias brasileiras. Mas será que isso é verdade? Aliás, poucas pessoas levam em consideração o mapa astral. Ele também pode ajudar a escolher a data certa para realizar procedimentos estéticos.

Fica ligada nas dicas.

A Lua é tão poderosa assim?

"Não existe pesquisa científica dedicada a investigar a influência dos ciclos lunares na vida humana, infelizmente. Porém, algumas observações são constantes. Por exemplo: alguns psiquiatras atestam que pessoas com questões mentais pioram na Lua cheia. Do mesmo modo, há um aumento no número de partos naturais nessa fase", conta Alexey Dodsworth, pesquisador das relações entre humanidade e espaço cósmico e mestre em filosofia pela USP (Universidade de São Paulo).

Há evidências sobre a influência da Lua em vários aspectos de nossa vida — inclusive no corte de cabelo. Então, se está para marcar o cabeleireiro, veja como cada fase lunar pode influenciar nas madeixas:

Lua minguante

Sabemos que é a sombra da Terra que limita a visão do satélite, no entanto, precisaremos de um pouco de imaginação por aqui. Quando a Lua está no período minguante, pode-se entender que ela está se recolhendo, diminuindo de tamanho. Portanto, a época é propícia para tirar volume, tirar comprimento ou até mesmo romper com uma aparência que não te representa mais. Também é um bom período para depilação. O que for cortado neste momento crescerá mais lentamente.

Lua crescente

Quer ter aquele cabelão dos sonhos? A dica é ficar de olho na fase da Lua crescente. O mesmo vale para o crescimento de barbas e bigodes. Como o próprio nome diz, é o momento propício para fazer procedimentos para os fios se alongarem e se desenvolverem de forma mais saudáveis e fortes.

Lua cheia

Quem nunca ouviu falar que, para dar volume aos cabelos, o ideal é cortar na Lua cheia? Dodsworth, no entanto, desmistifica a fase e diz que é um momento para tomar bastante cuidado. Isso porque é normal que as pessoas fiquem mais impulsivas nessa época. A astrologia não recomenda grandes mudanças nesses períodos — para não se arrepender depois.

Lua nova

Quer renovar o visual? Aproveite a Lua nova! A fase, porém, pode trazer surpresas quanto aos resultados. Tudo vai depender de você encarar o desafio ou na disposição de se abrir para novas possibilidades.

Mapa astral também conta

Dodsworth conta que o mapa astral natal — aquele que precisa da data e horário de nascimento — pode indicar o melhor dia para fazer procedimentos estéticos. O mapa precisa ser analisado individualmente, e também devem ser levadas em conta as posições da Lua e de Vênus.

"Os astros podem indicar os melhores ciclos, de acordo com a posição em cada mapa. Observar só o signo solar ou o ascendente não resolve", explica.

O planeta Vênus representa a beleza e é importante na hora de mudar a aparência, seja depilação, aparar a barba ou cortar o cabelo. Ele é que rege os assuntos referentes à estética em nossa vida. Além disso, a Lua também é crucial, visto que representa ciclos rápidos de mutação. Diversas culturas se baseiam nas fases lunares para a tomada de decisões.

Lua cheia e nova trazem agitação

Acontecimentos sociais e crenças demonstram a sincronicidade astrológica com o que decidimos para nosso visual. Dodsworth explica que no conhecimento astrológico ocorre um tipo de perturbação da estabilidade durante as Luas cheia ou nova. Nessas fases as pessoas podem tomar decisões impulsivas e reagir com menos racionalidade. "Há incontáveis outras alegações sobre as fases lunares, dá para encher um livro sobre isso", brinca o especialista.

O importante, segundo ele, é que não existe uma resposta geral para todas as pessoas. "Cada indivíduo tem seus próprios ciclos. A ciência oficial diz que acreditar na influência dos astros é superstição. Particularmente, mesmo concordando que a astrologia não é uma ciência no sentido atual, acho ingênuo recusar a ideia de que os ciclos lunares não nos afetam", defende Dodsworth.

Horóscopo